Dia a dia do varejo

Destaques da Black Friday: conheça as categorias mais vendidas em 2019

Agora que o dia mais importante do varejo já passou, podemos fazer um balanço interessante sobre os grandes destaques da Black Friday. Para os lojistas, o dia foi excelente, com um faturamento superior a R$ 3 bilhões.

Como sempre costuma acontecer, algumas categorias de produtos acabaram fazendo maior sucesso do que outras. Curiosamente, embora a Cyber Monday seja destinada a produtos “tecnológicos”, os números indicam que foram essas categorias que também alcançaram os melhores resultados na Black Friday.

Enfim, neste post serão apresentados os destaques da Black Friday, ou seja, as categorias que mais venderam em 2019. Com base nessas informações, você poderá avaliar se, na próxima Black Friday, será interessante ou não, para o seu negócio, fazer a oferta de determinados tipos de produtos. Vamos começar?

Os destaques da Black Friday

Apenas para lhe posicionar em relação aos dados que serão apresentados, é bom destacar que a lista apresenta as categorias de produtos mais vendidas. Isto é, o surpreendente papel higiênico, que foi um dos produtos mais vendidos da Black Friday 2019 não vai estar na lista. Já que ele faz parte de uma categoria que não foi tão destacada.

De qualquer forma, é bom destacar o fato de que grandes lojas, como a Magalu, por exemplo, registraram recordes de vendas em relação ao papel higiênico. Além disso, outros produtos, como pilhas e cerveja, também despontaram com altos números de vendas.

Resumindo, apesar de termos categorias que, de um modo geral, acabam se destacando com maior intensidade, alguns produtos “inusitados” alcançaram resultados bem expressivos. De todo modo, vamos aos destaques da Black Friday 2019…

Eletrônicos

A categoria dos eletrônicos é tradicionalmente uma das mais buscadas, TVs, aparelhos de som, gadgets diversos e afins. Antes de a Black Friday 2019 começar, muitos estudos indicaram que essa categoria estava no topo das intenções de compra. E foi exatamente isso que aconteceu.

Motivadas por promoções e descontos muito interessantes, as pessoas confirmaram a grande intenção de compra apresentada nas pesquisas. Alguns estudos chegaram a pontuar que o percentual de intenção de compra foi o maior.

Telefonia

Desde que os smartphones passaram a atuar “como extensões dos corpos das pessoas”, ninguém vive mais sem um aparelho desses. E, claro, com os descontos da Black Friday, as pessoas não puderam deixar passar a oportunidade de comprar novos aparelhos.

O interessante em relação a essa categoria foi o grande número de vendas de aparelhos de entrada e intermediários. Como os estudos de intenção de compra haviam indicado previamente, 45% das pessoas iriam gastar até R$ 1 mil em seus smartphones e 34%, entre R$ 1 mil e R$ 2 mil. E foi isso o que aconteceu.

Informática

Como foi destacado no início deste post, mesmo tendo a Cyber Monday como a data específica para produtos “tecnológicos”,  as três categorias que ficaram no topo dos destaques da Black Friday 2019, pertencem ao referido grupo.

Os produtos de informática fizeram sucesso nessa última Black Friday. Seguindo aquilo que as pesquisas de intenção de compra haviam previsto, os produtos dessa categoria foram muito buscados, especialmente os notebooks e itens de informática relacionados ao universo gamer.

Moda e Acessórios

Surgindo como a primeira categoria desta lista de destaques da Black Friday a não fazer parte do “grupo tecnológico”, a categoria de Moda e Acessórios, que sempre tem destaque, não fez feio na última Black Friday.

Curiosamente, as pesquisas indicam que peças mais básicas, como roupas íntimas, por exemplo, alcançaram recordes em termos de quantidades vendidas. Se considerarmos que esse grupo também compreende os calçados, os resultados surpreendem até mesmo as pesquisas de intenção de compra.

Eletrodomésticos

A categoria dos eletrodomésticos é mais uma que sempre está figurando entre os destaques da Black Friday. Geralmente, as pessoas que adquirem esse tipo de produto costumam se preparar de forma antecipada, para poder analisar os descontos do evento e fazer a melhor compra.

Os itens dessa categoria possuem um ticket médio mais elevado. Não à toa, em termos de faturamento, a categoria superou outros destaques da Black Friday. Em lojas físicas, os eletrodomésticos também fizeram grande sucesso.

Beleza e perfumaria

Para fechar esta lista com os grandes destaques da Black Friday, podemos citar a categoria “Beleza e Perfumaria”. Segundo alguns estudos, os produtos dessa categoria são alguns dos que as pessoas mais costumam comprar por impulso na Black Friday.

Isso quer dizer que os produtos de beleza e perfumaria acabam contrariando as pesquisas de intenção de compra. As pessoas costumam adquirir esses produtos em função dos descontos que surgem durante a Black Friday. Por isso, podemos dizer que a edição deste ano fez um ótimo trabalho com suas promoções.

Destaques da Black Friday: é bom já começar a preparação para 2020

Conforme foi destacado, o papel higiênico foi o produto mais vendido na Black Friday 2019. Contudo, o produto não foi capaz de elevar o nível da categoria à qual ele pertence. Por conta disso, a lista de destaques da Black Friday não teve nenhuma grande surpresa.

O que chamou a atenção foi a supremacia dos “produtos tecnológicos”. As categorias que se encaixam nesse grande grupo dominaram a Black Friday, ajudando a consolidar um padrão que já vem sendo estudado há um bom tempo: as pessoas aguardam pela chegada da Black Friday, com planos para comprar produtos da área de tecnologia.

Em síntese, os destaques da Black Friday seguiram aquilo que as pesquisas de intenção de compra pontuaram antes do evento. De todo modo, a lista serve para lhe ajudar a preparar o seu negócio para explorar essas categorias que, comprovadamente, são muito rentáveis.

Posts Relacionados

Sem comentários

    Deixe um comentário