O maior blog de Retail Media do Brasil: tudo que você precisa saber sobre mídia no varejo!
Retail media: 79% das empresas já fazem uso da estratégia

Retail media: 79% das empresas já fazem uso da estratégia

Estudo realizado pela startup Newtail aponta a Amazon como a plataforma mais utilizada para a realização de campanhas e ações.
07/10/2023 3 minutos de leituraPor Karine Figueiredo

Reportagem original: Meio e Mensagem

Apesar de o mercado de retail media ainda estar em processo de construção e de aprimoramento no mercado brasileiro, a maior parte das agências de publicidade já estão atuando com estratégias para esse formato de mídia.

A conclusão é da pesquisa Retail Media Insights, realizada pela startup Newtail em parceria com a Bornlogic e DP6. De acordo com o estudo, 79% das agências de marketing já estão atuando com retail media.

Entre as empresas que ainda não trabalham com esse tipo de mídia no varejo, 75% afirmaram que ainda carecem de mais conhecimento para poder dar início a esse tipo de trabalho. Já 63% apontaram que a razão para ainda não atuar no segmento é não possuir uma equipe apta para atuar com retail media.

Retail media e o percentual dos investimentos em marketing

A pesquisa, que ouviu 103 profissionais de diferentes setores da economia (agências, anunciantes e varejo), nos meses de abril e maio de 2023, questionou a respeito da fatia da verba de marketing destinadas aos trabalhos de retail media.

Metade dos entrevistados (50% das empresas participantes) declarou que destina de 1% 10% da verba total de marketing para o retail media. Já 20% dos profissionais de empresas que responderam à pesquisa responderam que destinam de 11% a 35% da verba total de marketing para a mídia de varejo.

Apenas 7% dos entrevistados afirmaram que não investem em retail media e 23% não souberam mensurar o quanto do budget é direcionado a esse segmento de mídia.

De forma geral, considerando todos os segmentos de economia analisados na pesquisa, 87% das indústrias pretendem manter ou aumentar os investimentos em retail media neste ano.

Objetivo das campanhas em retail media

Outro ponto abordado pelo estudo da Newtail procurou analisar o principal objetivo dos anunciantes ao fazerem campanhas e ações de retail media.

A maioria dos respondentes (57%) declarou que o principal objetivo, com uma campanha de retail media, é melhorar a performance de vendas de produtos estratégicos dentro dos e-commerces. Já 20% dos entrevistados citaram, como principais objetivos, aumentar a visibilidade da marca, dando maior destaque aos seus produtos dentro do e-commerce.

Esse mesmo percentual (20%) respondeu que a maior razão de realizar campanhas de retail media é mensurar com mais precisão o impacto das ações de marketing nas vendas, enquanto 3% citaram o objetivo de conhecer os hábitos de consumo das pessoas de forma mais refinada.

Os varejistas mais utilizados para campanhas em retail media

O estudo, ainda, questionou os respondentes a respeito das plataformas de e-commerce mais utilizadas em campanhas de retail media.

A Amazon lidera a preferência, entre os entrevistados, tendo sido citada por 83% dos profissionais entrevistados.

Em segundo lugar, com 67% das citações, ficou o GPA, seguido de Magalu (60%) e Mercado Livre (60%).

Na sequência, também foram citados o Carrefour (57%), Americanas (53%) Raia Drogasil (20%). Outras plataformas de varejo receberam 13% das menções.

Reportagem original: Meio e Mensagem

Karine Figueiredo

Head de Marketing na Newtail com mais de 7 anos de experiência em Inbound, Branding, SEO e outras áreas do Marketing. Apaixonada por viagens, experimentar pratos diferentes e aprender coisas novas.

Publicações relacionadas