Dia a dia do varejo

Varejo: as melhores dicas para melhorar o dia a dia nesse segmento!

O varejo, digital ou físico, é, com toda a certeza, um dos segmentos mais movimentados do comércio. Para os gestores, o dia a dia pode ser desafiador. Afinal, são tantas variáveis que marcam o cotidiano das empresas, que é muito comum a gestão ficar um “tanto quanto perdida”.

Para enfrentar o dia a dia “puxado” do varejo, o ideal é organizar as ideias. Sim, um gestor de qualidade deve parar, respirar e tentar olhar para o próprio negócio de uma forma lógica. Daí, usando seus conhecimentos, ele conseguirá garantir que o dia a dia da empresa seja muito eficiente.

Sabendo disso, o Blog da Newtail possui uma categoria chamada “Dia a Dia do Varejo”. Obviamente, nessa categoria nós incluímos as melhores dicas para favorecer as práticas diárias dentro de uma empresa desse segmento. Não deixe de conferir…

Além disso, para lhe ajudar a se posicionar aqui no Blog, resolvemos criar este post para sintetizar tudo que você poderá aprender por aqui. Sendo assim, se a sua intenção é tornar o dia a dia da sua empresa muito mais eficiente, não deixe de conferir até o fim, ok? Vamos começar?

Quais situações marcam o Dia a Dia do Varejo?

Sinceramente, enumerar todas as situações que marcam o dia a dia do varejo seria um tarefa que exigiria a criação de um livro (ou série de livros). E não, não é exagero. As situações que marcam o dia a dia do varejo são muitas… muitas mesmo!

Em um só dia, um gestor pode ser forçado a lidar com a organização da loja, a organização das operações, a realização de previsões, a feitura de análises, desafios de gestão financeira e gestão do frete… realmente, é muita coisa!

Por isso, a intenção deste post é apresentar apenas as maiores dicas. Isto é, lhe daremos uma espécie de conteúdo inicial para que você já possa aliviar a sua carga logo “de cara”. Depois, bastará você se aprofundar no conteúdo do Blog e ficar por dentro das novidades que iremos trazer.

Aliás, aproveitando o ensejo, a primeira dica que podemos lhe dar é uma lista com 9 livros que um dono de comércio deve ler. Esse conteúdo merece a sua atenção, já que ele irá ajustar a sua mentalidade para organizar as ideias e observar o seu negócio com vistas a prepará-lo para crescer e superar desafios.

E para ajudar com o seu “pontapé inicial”, não deixe de conferir também: 6 dicas para quem começou a vender online agora. Conforme irá notar, todo o conteúdo do Blog é dotado de enorme valor para quem deseja superar os desafios do dia a dia do varejo.

Proatividade é essencial para superar os desafios do dia a dia do varejo…

Todo gestor de qualidade sabe que tempo é dinheiro. Logo, para poder alcançar a eficiência máxima no dia a dia do varejo, muitas vezes será necessário antecipar situações. Para tanto, estar sempre a par das novidades e das previsões relacionadas ao seu negócio é muito importante. Nesse sentido,  faça o possível para conhecer:

Logicamente, há outros pontos nos quais você pode focar para atender à ideia de proatividade. Porém, com a lista apresentada, você já poderá começar de uma forma interessante.

E sim, essa lista é uma prova do quanto o dia a dia do varejo pode ser desafiador, já que, para cada item da lista, há uma grande série de subtópicos. Pois é! A vida de um gestor não é fácil. Por isso, é muito importante manter-se em constante atualização.

Fique de olho nas inovações tecnológicas…

Tudo que você puder fazer para otimizar o seu trabalho deve ser feito. Nesse sentido, não há ideia melhor do que delegar tarefas para a máquina. Isto é, você deve ficar de olho nas inovações tecnológicas constantemente. Assim, se surgir algo que pode otimizar o seu fluxo de trabalho, você poderá considerar o investimento o quanto antes.

E não vá achando que as inovações no segmento são poucas. Pelo contrário, sempre temos algo novo surgindo. Seja um sistema de gestão, uma ferramenta de marketing ou um novo tipo de certificado digital, o importante é entender que a gestão pode ganhar muito ao fazer uso das melhores tecnologias.

Detalhe: se você ainda não ouviu falar dos produtos do tipo Whitelabel, a sugestão é que não deixe de conferir o guia que criamos sobre esse assunto. Após a leitura, você irá entender que essas soluções podem ser perfeitas para melhorar o nível tecnológico do seu negócio, sem custos muito elevados.

Conheça o ambiente do varejo…

O ambiente do varejo é formado por muitos canais diferentes. Você pode ter uma loja física, uma loja digital, redes sociais, aplicativos, marketplaces, etc. Todos esses “pequenos” locais fazem parte do grande universo do varejo e, claro, cada “localidade” tem as suas particularidades.

Nos marketplaces, por exemplo, temos uma série de regras, áreas de destaque (como a buy box), sistemas de comissionamento e muito mais. Nos “outros locais”, outras características surgem de forma marcante. E isso nos permite concluir que um gestor deve conhecer muito bem os ambientes nos quais ele planeja inserir sua empresa.

Entender como funcionam esses ambientes, de forma proativa, é dar aos seus investimentos uma base muito mais sólida. Com isso, as suas estratégias terão uma conjunto de diretrizes muito poderosas.

Fique de olho em detalhes que podem melhorar os resultados…

No dia a dia do varejo, você constantemente irá encontrar oportunidades para melhorar os seus resultados. Nesses casos, geralmente, as melhorias acontecem com pequenos ajustes ou com a implantação de um processo simples, mas bem estruturado.

Por exemplo, se você cria um plano para reduzir o preço do frete, você estará organizando melhor a sua operação logística e oferecendo aos clientes um belo diferencial. Desse modo, o número de vendas pode aumentar consideravelmente.

Percebe como apenas um ajuste no seu sistema de frete já é capaz de melhorar os resultados? E isso acontece em diversas ocasiões. Você pode melhorar estratégias de cross-selling e up-selling, pode criar uma operação de pós-venda, usar novas técnicas de marketing para atrair clientes, etc.

Para melhorar os resultados com pequenos ajustes, você terá que ter uma ideia geral do seu negócio, além de uma boa bagagem de conhecimentos. Você fará pequenos ajustes, que terão efeitos substanciais no seu negócio.

 

E não se esqueça de avaliar tudo!

No fim do dia, quando todos os desafios do dia a dia do varejo tiverem sido superados, você ainda terá que avaliar tudo. E sim, isso é obrigatório. Pelo menos, se você realmente tiver a intenção de alcançar o sucesso.

Antes de fazer as análises, faça o possível para conhecer as métricas e quais delas são realmente relevantes para o seu negócio. Depois disso, você poderá dar início ao processo de análise dos dados de uma forma mais eficiente.

E sim, há diversos métodos para quantificar e qualificar as suas ações. Por esse motivo, caberá a você conhecer as opções e aplicar aquelas que melhor se ajustarem aos contextos do seu negócio.

Vamos enfrentar o Dia a Dia do Varejo?

Estamos chegando ao fim de mais um post e, como pôde notar, o dia a dia do varejo não é “moleza”. São tantas variáveis a serem consideradas que é muito fácil ficarmos perdidos.

Ainda assim, tudo pode ser superado com uma boa organização de ideias e, claro, com uma mentalidade voltada a alcançar a eficiência. Tenha isso em mente e conseguirá superar qualquer desafio.

Felizmente, este post e todo o conteúdo da categoria Dia a Dia do Varejo estão à sua disposição para favorecer as suas ações. Use tudo que aprendeu (e irá aprender) com sabedoria. Assim, mais cedo ou mais tarde, o sucesso vai estar ao seu alcance. Até mais…

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