O maior blog de Retail Media do Brasil: tudo que você precisa saber sobre mídia no varejo!
Retail Media: a terceira onda da publicidade digital

Retail Media: a terceira onda da publicidade digital

Descubra como o Retail Media se tornou a terceira onda da publicidade digital e confira como essa estratégia de marketing está gerando resultados na indústria e no varejo.
20/03/2024 6 minutos de leituraPor Karine Figueiredo

Se você é do varejo ou da indústria e ainda não ouviu falar em Retail Media, é hora de se atualizar. Essa estratégia, que está transformando a maneira como as empresas vendem e anunciam seus produtos, já é considerada a terceira onda da publicidade digital

Segundo a primeira pesquisa de Retail Media do Brasil, publicada pela Newtail, 79% das empresas já adotam essa estratégia e a expectativa é que em 2023 os investimentos em Retail Media alcancem R$2,6 bilhões. 

Através desse novo canal de mídia, os varejistas podem vender espaços publicitários dentro da sua própria rede para anunciantes, que podem aproveitar o tráfego, dados gerados, reputação e jornada de compra. Em resumo, com o Retail Media, é possível criar anúncios altamente segmentados de acordo com o momento de compra do consumidor.

Para te deixar por dentro desse mercado, neste artigo, vamos explorar o conceito de Retail Media, como ele funciona no varejo e na indústria, e as vantagens de investir nessa inovação da publicidade digital. 

Neste conteúdo, você vai descobrir: 

  • O que é Retail Media? 
  • Retail Media no Varejo
  • Retail Media na Indústria 
  • Como o Retail Media funciona na prática?
  • Formatos de Retail Media

O que é Retail Media?

O Retail Media é uma forma de publicidade que acontece dentro de canais de venda ou espaços publicitários dos varejistas , através de seus sites, aplicativos, pontos de venda físicos, entre outros canais.

O Retail Media tornou-se popular devido ao crescente poder dos varejistas, que através do first party-data, acumulam grandes quantidades de dados sobre o comportamento do consumidor. Dessa forma, a comunicação é mais assertiva e a compra mais direta. Para isso, são usados dados de comportamento dos clientes coletados pelos varejistas e compartilhados com as marcas. 

Essa estratégia é benéfica tanto para os varejistas quanto para as marcas que anunciam. Os varejistas podem obter uma nova fonte de receita ao vender espaço publicitário em suas plataformas, enquanto as marcas têm a oportunidade de alcançar um público altamente segmentado e aumentar suas vendas.

Como o Retail Media funciona no varejo?

O Retail Media permite que os varejos aproveitem melhor seus canais de publicidade e gerem rentabilidade a partir da venda de ativos de publicidade diretamente para a indústria. 

Um dos diferenciais do Retail Media é a segmentação de campanhas. Com a análise de dados, é possível definir perfis de clientes e direcionar anúncios específicos para cada um deles. Assim, as campanhas se tornam mais assertivas e a comunicação mais efetiva. 

Em resumo, o Retail Media é uma estratégia que beneficia tanto os varejistas quanto os anunciantes, fornecendo um meio altamente segmentado e eficaz de alcançar o público-alvo durante o processo de compra. Isso torna a publicidade mais relevante e eficaz para os consumidores e proporciona aos varejistas uma nova fonte de receita.

Como o Retail Media funciona na indústria? 

No Retail Media, a indústria paga pelo espaço de publicidade nos canais de varejo, como e-commerce e lojas físicas, a fim de alcançar os consumidores que visitam esses locais. Essa estratégia permite que as marcas promovam seus produtos de forma mais eficaz, aproveitando o tráfego e a visibilidade proporcionados pelos varejistas.

As indústrias ainda podem aproveitar as oportunidades de segmentação de campanhas e mensuração de resultados oferecidas pelo Retail Media. Com o poder do first party data que os varejistas possuem, é possível definir perfis de clientes e direcionar anúncios específicos para cada um deles, além de avaliar a performance dos produtos e das campanhas e identificar oportunidades de melhoria. 

O grande diferencial desse novo formato de publicidade está na criação de campanhas personalizadas, utilizando os dados de comportamento de compra do consumidor, além de uma mensuração mais eficiente e com uma possibilidade maior de conversão. 

Como o Retail Media funciona na prática?

Na prática, o Retail Media trabalha em dois formatos: o onsite, no qual a criação de anúncios é feita dentro das plataformas do varejista, como sites e aplicativos, e o offsite, no qual os anúncios são feitos fora das plataformas do varejo, como redes sociais ou qualquer site que permita anunciar. 

Confira os exemplos de formatos de Retail Media que já estão sendo utilizados no mercado: 

Produtos patrocinados

Um dos formatos mais comuns de Retail Media são os produtos patrocinados. Veja o exemplo abaixo do site do Extra. Dentro da página de um smartphone que está fora de estoque, há diversos produtos patrocinados que podem auxiliar o consumidor na hora da decisão de compra.


Nesse formato, as marcas ou anunciantes pagam para que seus produtos sejam destacados em áreas estratégicas das páginas de produtos ou em outras seções relevantes do site.

Display On-site (dentro do site do varejista)

O formato de display onsite refere-se à exibição de banners em áreas estratégicas do site do varejista.

Veja o exemplo abaixo do site da Panvel, que ao buscar por “skincare”, aparece um banner promocional da marca Dermativ.



Os anúncios são segmentados e direcionados para atrair a atenção dos consumidores enquanto eles navegam pelo site, aumentando a visibilidade dos produtos anunciados e impulsionando as vendas.

CRM

O formato de CRM em Retail Media é uma estratégia que visa fortalecer o relacionamento com os clientes existentes, oferecendo experiências personalizadas e relevantes. Esse formato envolve a coleta de dados sobre os clientes, segmentação, comunicação direcionada e análise de desempenho para aumentar a fidelidade e a satisfação do cliente.

Veja o exemplo abaixo do supermercado Dia, no qual, por meio do comportamento de compra do shopper analisado no CRM do varejo, é possível criar ofertas personalizadas para ele no Whatsapp. 

Redes Sociais e Display offsite (fora do ambiente proprietário do varejista)

O formato de Redes Sociais e Display se referem à estratégia de publicidade digital onde os anúncios são exibidos fora do ambiente proprietário do varejista, ou seja, em outros sites, redes sociais, aplicativos de terceiros, etc. Nesse formato, os varejistas e marcas compram espaços publicitários de terceiros e redes sociais para promover seus produtos ou serviços.

Veja o exemplo abaixo da Ambev que fez anúncios no Facebook e no Youtube.



Agora que você entendeu um pouco mais sobre Retail Media, te convidamos a conhecer a primeira pesquisa de Retail Media no Brasil. Não perca a chance de conhecer insights valiosos sobre essa nova onda do varejo e descobrir como aproveitar ao máximo as oportunidades do Retail Media em sua estratégia de marketing. 

Karine Figueiredo

Head de Marketing na Newtail com experiência em Inbound, Branding, ABM e Retail Media. Forte atuação em diferentes frentes de empresas de tecnologia focadas no varejo e indústria.

Publicações relacionadas

06/06/2024 6 minutos de leitura