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Retail Media: uma mina de ouro para o varejo

Retail Media: uma mina de ouro para o varejo

Ainda no início no cenário brasileiro, o Retail Media – ou a mídia de varejo – já é destaque ao redor do mundo quando o assunto é a publicidade digital e estratégias em canais de venda!
08/02/2024 3 minutos de leituraPor Natane Parizzi

Apesar de ser um assunto em estágio inicial no Brasil, o Retail Media, ou mídia de varejo, já é um destaque mundial no quesito publicidade – sendo considerado, inclusive, como a terceira onda da publicidade digital. 

A estratégia consiste na publicidade realizada nos canais de venda ou espaços publicitários do varejo. O grande diferencial está na utilização de dados de comportamento de compra do consumidor para criar campanhas personalizadas.

Grande oportunidade para as indústrias CPGs (bens de consumo não duráveis), o Retail Media também traz benefícios vantajosos para os varejistas. Um deles, por exemplo, se refere ao alto potencial de lucratividade. Neste texto você confere esta e outras vantagens dessa estratégia para o varejo.

Novo fluxo de receita

Ao monetizar os ativos de audiência e os espaços publicitários em suas plataformas digitais e físicas, o varejista pode gerar uma nova fonte de receita. De acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company, mais de 80% dos investimentos destinados ao retail media são incrementais.

Potencial de alta lucratividade

Uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) em parceria com o Google revelou que a venda dos espaços em canais próprios, pode trazer de 70% a 90% de lucro para os varejistas. 

Com as marcas investindo cada vez mais dinheiro em Retail Media, mais os varejistas irão lucrar. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do eMarketer, em 2021, o mercado de publicidade de Retail Media atingiu US$31,5 bilhões, somente nos Estados Unidos. A previsão, de acordo com a mesma pesquisa, é de que em 2024, o investimento em mídia de varejo nos EUA chegue a US$ 55 bilhões.

Maior controle sobre a experiência do consumidor

Baseado em dados de comportamento e no histórico de compras dos consumidores, a publicidade de Retail Media é personalizada e mais direcionada, o que faz com que as campanhas sejam mais relevantes, eficientes, coerentes e alinhadas com as necessidades e afinidades do público-alvo. Isso por sua vez, pode aumentar a taxa de conversão e o engajamento dos consumidores.

Geração de valor

A partir dos dados e insights que os varejistas têm sobre os consumidores e seus hábitos de compras, as marcas podem direcionar melhor suas ações de marketing e promoções.

Isso ajuda não só na fidelização do público, como também na construção de experiências incríveis e personalizadas. E aqui, vale ressaltar o quanto a personalização é um fator importante para os consumidores. De acordo com um artigo publicado pela McKinsey & Company, 71% das pessoas esperam que as empresas ofereçam interações personalizadas! 

Em resumo, o Retail Media é uma maneira extremamente eficaz para o varejista gerar receita extra, aumentar o engajamento do seu público e criar uma experiência de compra mais personalizada e certeira. 

Natane Parizzi

Formada em jornalismo pela PUC-Campinas e pós-graduada em Direitos Humanos pela PUC-RS. Há mais de 10 anos produz conteúdos para mídias on-line e off-line, com foco em varejo, indústria, e-commerce e consumo.

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