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O que é Retail Media? O guia completo

O que é Retail Media? O guia completo

O que é essa nova forma de publicidade, suas principais vantagens, comparação com as mídias tradicionais e cases de sucesso de empresas que já estão faturando com essa nova tendência do varejo.
12/10/2023 8 minutos de leituraPor Karine Figueiredo

O Retail Media é considerado a terceira onda da publicidade. Afinal, empresas estão conquistando bons resultados e aumentando seu faturamento através dessa estratégia que já chegou ao Brasil e tem ganhado cada vez mais espaço.

Neste guia, você saberá o que é essa nova forma de publicidade, suas principais vantagens, comparação com as mídias tradicionais e cases de sucesso de empresas que já estão faturando com essa nova tendência do varejo. 

O que é Retail Media?

Também conhecida como mídia no varejo, o Retail Media é uma forma de publicidade, online e offline, que acontece dentro de canais de venda ou espaços publicitários de empresas varejistas, através de seus sites, aplicativos, pontos de venda, entre outros canais.

Portanto, os varejistas podem vender espaços publicitários dentro da sua própria rede para outras empresas, para que estas possam aproveitar o tráfego de pessoas, dados gerados, reputação e jornada de compra.

Com esse tipo de mídia, é possível segmentar com maior profundidade, escolher onde anunciar e personalizar ainda mais através da riqueza dos dados. Se quiser entender mais a fundo sobre o tema, leia o artigo “O presente e o futuro do Retail Media”. 

Exemplos da mídia de varejo

O Retail Media está presente em diversos tipos de mídia e canais, sendo alguns casos já bastante utilizados e outros em desenvolvimento. Confira alguns exemplos: 

Produtos patrocinados

No caso do Retail Media, os anúncios são feitos para produtos, assim como o Google Shopping, contendo informações técnicas, marca, preço, avaliação de consumidores e demais especificações.

Exemplo de Retail Media em produtos patrocinados - anúncios de produtos no formato de esteira com descrição, preço e avaliações.

Display On-site (dentro do site do varejista)

A mídia de display acontece dentro dos sites dos varejistas, através de banners chamativos com informações de produtos. Muito semelhante a Rede de Display do Google, este tipo de mídia costuma utilizar produtos similares aos que estão aparecendo no site, gerando maior concorrência.

Exemplo de Retail Media em sites de varejistas (Display On-Site) - banners de produtos com descrição, benefícios e chamada de ação (CTA).

CRM

Para atuar de forma efetiva com o CRM – Customer Relationship Management (gestão de relacionamento com o cliente), a prática de estratégias direcionadas devem ser personalizadas em relação às mensagens, produtos, público e canais.
No exemplo, são utilizadas mensagens via WhatsApp com promoções personalizadas de produtos.

Exemplo de Retail Media para CRM - notificações push e automação através de mensagem no WhatsApp.

Display e Social Offsite (fora do ambiente proprietário do varejista) 

Os diversos tipos de anúncios, tanto em imagens quanto em vídeos, podem ser veiculados por plataformas mais convencionais e fora do site do varejista, como Google, Facebook/Instagram (Meta), LinkedIn, TikTok, entre outros.
Na imagem, os exemplos correspondem a anúncios no Facebook e Youtube.

Exemplo de Retail Media fora do site do varejista (Offsite) - anúncio em rede social e anúncio de vídeo no Youtube (Display), com imagens ilustrativas e descrições.

Digital Signage

No ambiente físico, como os pontos de venda, também é possível inserir anúncios de produtos, geralmente em telas ou espaços de banners disponíveis.

Exemplo de Retail Media em pontos de venda físicos (Digital Signage) - anúncios em telas com imagens ilustrativas e descrições.

Connect TV

Abordando toda a jornada do consumidor, o Retail Media também está presente em TVs conectadas, através de banners chamativos e personalizados. No Brasil, essa possibilidade já existem em players como Google Play, Amazon Prime, etc. 

Exemplo de Retail Media em TV conectada - anúncios de produtos no formato de banners com imagens ilustrativas, descrição e botão de ação.

Benefícios do Retail Media

A mídia no varejo possui uma série de vantagens para os diferentes envolvidos: 

Para varejistas

  • Veiculação de mídia em seu próprio site, ou seja, a venda de espaço publicitário gera receita direta para o varejista;
  • Aumento da percepção de valor do varejista diante do mercado, devido a riqueza de informações proveniente da coleta de dados durante a jornada de compra;
  • Expansão de canais, incluindo o offline, contribuindo para a experiência omnichannel. 
  • Alto potencial com first-party data, tornando as informações dos consumidores ainda mais valiosas ao compartilhar com as marcas, que podem segmentar e impactar consumidores por meio de campanhas específicas. 

Para indústrias anunciantes

  • Geração de receita e combate a concorrência, através desta nova forma de anúncio;
  • Segmentação do anúncio, gerando maior personalização para os consumidores;
  • Análise, gestão e utilização de dados mais ricos, promovendo conhecimento do comportamento de compra do usuário;
  • Escolha da página para veicular o anúncio, como a home do site, página de busca ou de detalhes do produto;
  • Utilização do tráfego e reputação do varejista;
  • Receptividade positiva dos usuários em relação aos anúncios. O estudo “Advertising by mindset” sugere que a recepção aos anúncios é melhor aceita durante o processo de compra, pois auxilia na melhor escolha dos produtos;
  • Mensuração da compra com maior precisão, por meio dos dados primários (esses dados são mais confiáveis ao comparar com outras formas de captação, como os cookies – além da garantia de coleta de dados, o que nem sempre é possível com cookies).

Para consumidores

  • Diversificação de escolha diante da visibilidade de produtos disponíveis durante a compra, gerando economias;
  • Experiência positiva em relação aos anúncios devido a facilidade de escolher produtos em um único ambiente de compra;
  • Possibilidade de congelamento dos preços dos produtos, dado que as empresas possuiriam uma fonte de renda maior e assim conseguiriam manter o preço por mais tempo;
  • Experiência de compra melhorada para canais digitais e offline.

Retail Media: Prepare-se para a nova onda do varejo

Descubra como Retail Media pode fazer a diferença na sua estratégia online e offline!

Qual a diferença entre Retail Media x Mídias tradicionais de anúncio?

Muito similar aos anúncios convencionais, o Retail Media possui o seu valor na entrega avançada de segmentação, abrangendo toda a jornada de compra.

Para exemplificar, podemos comparar com a rede de Display do Google Ads: a publicidade em varejistas pode acontecer em sites escolhidos pelos anunciantes (desde que o varejista conceda o espaço publicitário) e também em páginas importantes, como a de detalhes do produto ou de busca, por exemplo – essas escolhas permitem que a estratégia esteja mais alinhada a persona do negócio e a etapa da jornada de compra. No Google Ads, hoje só é possível veicular o anúncio na rede de parceiros do Google, sem escolher especificamente em quais parceiros veicular e sem a opção de seleção das páginas.

A segmentação também está relacionada com a riqueza dos dados, pois a mídia no varejo considera apenas o momento de compra do usuário (fundo de funil), enquanto o Google utiliza informações de outros momentos da jornada. Assim, os dados são mais assertivos, gerando melhores aprendizados e segmentações.

Cases de Sucesso

Apesar de ser considerado novo no Brasil, o Retail Media já acontece há algum tempo pelo mundo. Segundo pesquisas, a China já investe em torno de 40% nesta estratégia, enquanto o Brasil investe 12%. 

Esse movimento ficou mais conhecido com grandes marketplaces criando as próprias plataformas de anúncios para os seus sites e aplicativos, como é o caso da Amazon Ads e da Americanas Advertising. Além disso, existem ferramentas no mercado que realizam essa conexão entre varejistas e empresas que desejam anunciar.

Ambev

Números de case de sucesso da Ambev ao utilizar Retail Media: aumento de 5pp de ganho de Market Share na categoria, 25% de crescimento na categoria no mês de lançamento frente aos últimos 03 meses e ganho de 2,8% dos consumidores incrementais via inovação.

A Ambev, indústria de bebidas, investiu em Retail Media para o lançamento do produto Beefeater, um gin tônica em lata, em parceria com a Pernod, com o objetivo de conquistar novos consumidores através do seu lançamento na rede de supermercados Zona Sul. 

Para esse projeto, o time envolvido mapeou, através da plataforma Newtail, os pontos de venda e perfil do consumidor da categoria Ready-to-drink, considerando sensibilidade ao preço, cesta de produtos e demais informações para compor um perfil 360. 

Com resultados positivos, a Ambev conquistou aumento de 25% nas vendas na categoria, 2,8% de novos consumidores e participação de mercado com aumento de 5 pontos percentuais no Market Share.

Better Drinks

Números de case de sucesso da Better Drinks ao utilizar Retail Media: 80% de aumento dde faturamento no período promocional, 65% de incremento de tikets e 80% de aumento de vendas.

A Better Drinks, grupo brasileiro que agrega marcas inovadoras de bebidas, investiu na mídia de varejo com o objetivo de aumentar as vendas da cerveja Praya, através de uma estratégia de introduzir o produto em novos momentos de consumo. 

O trabalho envolveu o mapeamento da concorrência, entendimento da sensibilidade da persona ao preço e do perfil das lojas, por meio dos dados gerados pela plataforma. 

Com isso em mãos, a promoção consistia em posicionar estrategicamente a cerveja próxima aos queijos nos pontos de venda e ainda com ação promocional de desconto no produto caso este fosse comprado junto a um queijo de marca parceira.

A ação foi um sucesso de vendas, alcançando o aumento de 80% nas vendas e também no faturamento e de 65% no incremento do ticket dos produtos.

Conclusão

O Retail Media é uma forma de anunciar que possui diversas vantagens para todos os envolvidos, devido a melhor segmentação e utilização de dados, com potencial de bons retornos financeiros, como já vem acontecendo com algumas empresas. 

Agora que você já compreendeu o que é Retail Media, é hora de se aprofundar no tema! Descubra quais são as diferenças entre Retail Media e Google Ads!

Karine Figueiredo

Head de Marketing na Newtail com mais de 7 anos de experiência em Inbound, Branding, SEO e outras áreas do Marketing. Apaixonada por viagens, experimentar pratos diferentes e aprender coisas novas.

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