Ferramentas para Varejo

Como usar o QR Code: dicas para melhorar a experiência do cliente

Saber como usar o QR Code em prol da sua empresa é entender que seu negócio tem à disposição uma tecnologia de fácil aplicação (que tem caído no gosto das pessoas ultimamente).

Devido à facilidade de ler um desses códigos, a utilização dessas opções têm ficado cada vez mais frequente e nas mais diversas situações. Validações bancárias, pagamentos, sincronização de apps, validação de senhas em duas etapas, etc.

Logicamente, quando levamos o QR Code para o mundo do comércio, sua aplicação também é notável, já que a experiência do cliente pode ser favorecida de diversas formas.

Sabendo disso, este post tratará de lhe mostrar como usar o QR Code para garantir que os seus clientes tenham uma experiência de compra memorável. Sendo assim, não deixe de acompanhar até o fim. Vamos começar?

QR Code: um resumo…

Antes de começarmos a falar sobre como usar o QR Code para melhorar a experiência do cliente, temos que conhecer um pouco melhor essa solução tecnológica tão incrível.

Nesse caso, é bom entender que um Código QR nada mais é do que um código bidimensional cujas informações podem ser lidas, de forma fácil, por qualquer aparelho telefônico que possua uma câmera.

Como atualmente as pessoas “não vivem sem seus smartphones”, a utilização desses códigos se torna ainda mais indicada. Aliás, já existem pessoas que não andam mais com carteiras. Elas carregam seus smartphones e realizam suas transações via QR Code.

E sim, exemplos como esse justificam a grande popularidade que os QR Codes têm atingido ultimamente. A tecnologia é simples, autoexplicativa e, melhor ainda, extremamente útil e ágil.

Não à toa, grandes empresas, de diversos segmentos, têm usado os códigos QR para validar uma boa série de ações. Como exemplo, temos as instituições bancárias, que têm usado esses códigos para substituir os antigos tokens de validação.

O detalhe interessante nesse exemplo é a questão da segurança. Os códigos QR tem um alto nível de segurança. E isso é um belo atrativo para facilitar as transações.

Resumindo, o QR Code é uma inovação que veio para ficar e já está revolucionando a forma como certas ações são executadas. No mundo do comércio, essa tecnologia pode ser aplicada para melhorar a experiência do cliente e é isso que veremos a partir deste ponto…

Como usar o QR Code no seu negócio…

Uma das regras atuais do varejo é proporcionar aos clientes uma experiência de compra memorável. Essa regra se tornou importante, pois os clientes passaram a valorizar as experiências de compra do mesmo modo que valorizam bons preços e um bom atendimento.

Logo, todas as ações que puderem ser tomadas para melhorar essa experiência são altamente indicadas. Por conta disso, aprender como usar o QR Code para esse fim é essencial. Vejamos algumas ideias…

Pagamentos via QR Code…

Para entender a melhora na experiência do cliente nesse caso, imagine a seguinte situação: você vai até uma loja, coloca produtos em seu carrinho de compras e procede ao checkout. Você faz o login na sua conta, confere os dados, preenche os dados relacionados ao cartão de crédito e fecha a compra.

Ok… o processo é até bem rápido. Contudo, não seria interessante apenas aproximar a câmera do smartphone de um QR Code e fechar a compra? Esse é o ganho aqui.

Com o aumento da popularidade das carteiras e bancos digitais, os pagamentos via QR Code estão se tornando cada vez mais frequentes. E, claro, a agilidade e a segurança do processo têm impactos diretos na experiência do cliente.

Portanto, se quiser começar a aprender como usar o QR Code em prol do seu negócio, dê atenção especial aos pagamento feitos por essa via.

QR Code no Marketing…

No que diz respeito ao Marketing, o QR Code pode ser aplicado em muitas ações diferenciadas. A criatividade, nesse caso, será a principal arma das suas estratégias. E não faltam cases de sucesso inspiradores, de empresas que alcançaram ótimos resultados dessa forma.

De todo modo, como a intenção é melhorar a experiência do cliente. Nada impede que você envie códigos promocionais através do QR Code ou informações que visem direcionar melhor o seu público.

Para ilustrar, imagine o impacto de um pequeno cartão chegando juntamente com a compra. Nesse cartão, você apresenta seu canais de suporte, dá algumas dicas para a utilização do produto e oferece um cupom via QR Code para tentar fechar outra venda.

Essa simples ação já iria favorecer o seu pós-venda, o up-sell, as estratégias de fidelização e tornaria a experiência muito melhor. E o interessante é que tudo pode ser feito de uma forma muito fácil.

Como usar o QR Code: explore as muitas possibilidades…

Como pôde perceber, há como usar o QR Code em prol do seu negócio de diversas formas. Seja para facilitar os pagamentos ou potencializar as estratégias de marketing, o fato é que essa inovação tecnológica tem um poder enorme.

O que chama a atenção, em relação ao QR Code, é realmente a facilidade no manuseio. A forma como a solução se apresenta consegue melhorar muitos processos e garantir experiências muito mais favoráveis para os clientes.

Assim sendo, aprender como usar o QR Code acaba se tornando uma obrigação para todo negócio que deseja ficar devidamente atualizado, em relação às novas regras do mercado. E o melhor é que a aplicação dos códigos QR no seu negócio não exigem muitos esforços ou investimentos. Estude a aplicação e coloque os planos em ação para poder colher os benefícios.

Posts Relacionados

Sem comentários

    Deixe um comentário