Ferramentas para Varejo

Comércio Varejista: conheça as melhores ferramentas e ideias

Quem atua no segmento do comércio varejista sabe muito bem que ter ferramentas úteis, para melhorar os processos, é algo extremamente valioso. Nesse segmento, um gestor é obrigado a lidar com muitas variáveis e, se ele não tiver uma ajuda para superar os desafios e automatizar algumas ações, não vai ser humanamente possível “dar contar” de tudo.

Felizmente, a quantidade de ferramentas e boas ideias é enorme para o comércio varejista. Nesse sentido, temos ferramentas tecnológicas, conceitos estratégicos, metodologias que focam no alcance de resultados e muito mais… basta verificar a categoria “Ferramentas do Varejo”, aqui do Blog da Newtail, para verificar que a variedade é enorme.

Aliás, este post foi criado exatamente para lhe dar um vislumbre acerca das melhores ferramentas e ideias destinadas ao comércio varejista. Assim, se a sua intenção é melhorar o seu negócio em diversas frentes, a sugestão é que não deixe de conferir este post até o fim… vamos começar?

Como melhorar a gestão de um Comércio Varejista…

Conforme já foi destacado, a gestão de uma empresa que atua no segmento do comércio varejista pode ficar bastante complicada, por conta do grande número de variáveis que um gestor é obrigado a confrontar todos os dias.

Devido a isso, a busca por soluções que possam agilizar processos, tornando-os mais eficientes, deve ser uma constante na vida dos gestores. Estar a par das inovações tecnológicas e estratégias mais recentes é sempre caminhar em prol do sucesso de um negócio.

De qualquer forma, é bom destacar que, apesar de as opções, em termos de ferramentas e ideias, serem muitas, devemos ter em mente a ideia de que só devemos fazer uso daquilo que for realmente melhorar os resultados da nossa empresa.

Por exemplo, de nada adianta você criar um código QR para facilitar os recebimentos por essa via, se os seus clientes não fazem pagamentos através desses códigos. Seria uma perda de tempo e de dinheiro.

Logo, antes de começar a se aprofundar na grande lista de ferramentas e ideias para o comércio varejista, é importante analisar o seu negócio e definir todas as carências dele.

Além do mais, uma boa ideia é ter os seus objetivos sempre em mente, quando for executar as suas ações. E, nesse caso, uma dica interessante para traçar objetivos é o nosso guia sobre a metodologia OKR, que foi utilizada pelo Google (desde o início da empresa) e colocou a empresa no ponto em que ela está hoje.

São muitas ferramentas e ideias… é preciso organizá-las

Após finalizar a análise das carências da sua empresa e definir os objetivos que você deseja alcançar, o ideal é organizar tudo em grandes grupos. Por exemplo, há ferramentas que agem de forma pontual e sequer exigem muitos estudos para serem utilizadas. Porém, há conceitos, ideias e outras ferramentas que exigem análises prévias e um “tempo de maturação”.

Diante disso, o ideal é organizar todas as alternativas em função do tipo. Nesse caso, você poderia ter ferramentas operacionais, ferramentas conceituais, metodologias, ideias, estratégias, etc. Essa organização vai lhe ajudar na hora de buscar pela solução adequada para problemas mais específicos.

Seguindo esse raciocínio, vamos falar sobre as melhores ferramentas e ideias para o comércio varejista de uma forma muito mais interessante… acompanhe…

Ferramentas de Gestão…

Gerir um negócio, como já foi destacado, é um grande desafio. Para ajudar os gestores, o ideal é apostar em ferramentas e metodologias capazes de otimizar os mais variados processos.

Por exemplo, a metodologia OKR é ótima para traçar objetivos e resultados-chave. Por consequência, a metodologia acaba favorecendo o processo decisório, já que é mais fácil decidir algo, quando sabemos exatamente aquilo que desejamos alcançar.

Ainda seguindo o exemplo, toda a implementação da metodologia OKR pode ser feita através da utilização de uma ferramenta chamada Trello. O Trello é um organizador e gerenciador de projetos. Aliás, a ferramenta também é ótima para estruturar todas as operações da sua empresa. Vale a pena conferir os guias que criamos sobre esse aplicativo maravilhoso.

Falando em metodologias, uma boa ideia para nortear todas as ações de um gestor é fazer uso do famoso Princípio de Pareto. Usando esses conceitos, você adquire uma visão mais voltada a dar importância para aquilo que realmente irá impactar o seu negócio. Definir prioridades é essencial para uma boa gestão. Não se esqueça disso!

Ferramentas de Marketing…

Muitas vezes, um negócio no segmento varejista (especialmente no meio digital) é operado por uma única pessoa ou por um time bem pequeno. Por conta dessa limitação de pessoal, é comum encontrarmos pessoas executando diversas funções ao mesmo tempo. E o marketing é uma dessas “funções sobrepostas”.

Por sorte, o mundo digital está cheio de ferramentas automatizadas que podem favorecer, e muito, o seu marketing. E melhor, ao dominar essas ferramentas, você pode usá-las com eficiência, sem perder muito tempo. Como exemplos de boas ferramentas de marketing, podemos citar:

Sim, são muitas opções, mas… atenção! Antes de começar a investir muito dinheiro nessas plataformas, é imperativo que você entenda como elas funcionam. Os guias que temos aqui no Blog da Newtail mostram todos os cuidados que você deve ter em relação a essas plataformas, não deixe de conferir!

Ferramentas de Segurança e a Reputação do seu Comércio Varejista…

Dentro da longa lista de ferramentas e ideias para um comércio varejista, também encontramos opções para garantir a segurança do seu negócio e a uma boa reputação.

Para começar, os sistemas contábeis. Nesse caso, mesmo quem opera no mundo digital deve dar atenção especial à contabilidade. A segurança jurídica do seu negócio depende disso.

Em relação a aspectos mais técnicos, em termos de segurança, temos os certificados SSL e os sistemas antifraude. Essas opções ajudam a garantir a segurança máxima das operações. Não negligencie esse ponto, pois um pequeno problema de segurança pode se tornar uma grande dor de cabeça para você.

No que diz respeito à questão da reputação, podemos falar sobre os sistemas que medem a qualidade da sua loja. Nesse caso, o eBit é o maior nome e ter uma boa reputação nesse sistema pode dar enorme autoridade à sua loja.

Ferramentas para lidar com os clientes…

Por último, mas não menos importante, podemos citar as ferramentas e metodologias voltadas a lidar melhor com os clientes. Na verdade, dentro desse grupo temos opções que agilizam muitos processos de atendimento. Desse modo, equipes pequenas podem oferecer um SAC de grande qualidade.

Como grande exemplo, temos os chatbots e outras inovações na área de inteligência artificial. Atualmente, as soluções que se encaixam nesse grupo tecnológico têm apresentado um nível excelente, garantindo atendimentos cada vez mais humanizados.

Vale a pena conferir os nossos guias que falam sobre essas opções. Certamente, essas opções irão lhe fazer ganhar muito tempo nos seus atendimentos. E tudo isso, sem deixar a qualidade do atendimento cair.

Comércio Varejista: tenha o seu “arsenal” sempre à mão…

Ao longo deste post, você ficou conhecendo algumas das melhores ferramentas e ideias que podem ser usadas no segmento do comércio varejista. Porém, como foi destacado, o primeiro passo, antes mesmo de dar início à utilização das soluções apresentadas, é analisar o seu negócio.

Após fazer uma análise das carências do seu negócio e traçar objetivos palpáveis, os seus investimentos em ferramentas e treinamentos serão mais bem direcionados.

Com todos os conceitos “no lugar”, bastará você se aprofundar um pouco mais no estudo das soluções. Aqui, no Blog da Newtail, você encontrará informações valiosas. Então, este pode ser o seu ponto de partida.

De qualquer forma, tenha sempre em mente o fato de que a utilização de ferramentas e metodologias dependerá das necessidades do seu negócio. Faça uso apenas das opções que irão realmente melhorar os seus resultados.

Resumindo, com esta lista de ferramentas e ideias para o comércio varejista, você terá muitas opções para favorecer a sua gestão. Estude bastante sobre as opções apresentadas e fique de olho nas novidades que traremos o futuro. Dessa forma, “a sua caixa de ferramentas” estará sempre atualizada e pronta para gerar os melhores resultados. Até mais…

Posts Relacionados

Sem comentários

    Deixe um comentário