Dia a dia do varejo

As datas mais importantes do varejo e como se preparar

Quando analisamos as datas mais importantes do varejo, temos uma ideia clara de que elas são capazes de ditar ciclos de venda. Isto é, essas datas acabam agindo como marcos para a definição de estratégias.

Como todo varejista sabe, existem datas que conseguem gerar números surreais, em termos de vendas. E, claro, tendo consciência dessas datas, todo um planejamento pode ser feito com vistas a alcançar a eficiência máxima das ações.

Por esse motivo, este post irá lhe apresentar as datas mais importantes do varejo. Desse modo, você poderá ajustar os seus cronogramas para aproveitar as oportunidades desses dias tão especiais.

Então, se a sua intenção é se preparar para as datas mais importantes do varejo, não deixe de acompanhar este post até o fim. Sem dúvidas, as dicas que você encontrará aqui serão de enorme valia… vamos começar?

Quais são as datas mais importantes do varejo?

Imagine que você está preparando o seu planejamento anual. Contemplar um ano inteiro em um plano eficiente pode ser bastante desafiador, não é mesmo? Por isso, não ficaria mais fácil se você dividisse o calendário em ações baseadas em grandes eventos?

Esses grandes eventos são, claro, as datas mais importantes do varejo. Ao estabelecer esses marcos em seu planejamento, o escopo das suas ações vai diminuir e, consequentemente, você terá uma oportunidade para planejar ações mais focadas.

Nesse sentido, é interessante pontuar que as datas mais importantes do varejo são as seguintes:

  • Páscoa (entre os meses de março e abril);
  • Dia das Mães (acontece no segundo domingo do mês de maio);
  • Dia dos Namorados (acontece no dia 12 de junho);
  • Dia dos Pais (acontece no segundo domingo de agosto);
  • Dia das Crianças (acontece no dia 12 de outubro);
  • Black Friday (acontece na última sexta-feira de novembro);
  • Natal (acontece no dia 25 de dezembro).

Obviamente, certos tipos de negócios podem deixar algumas dessas datas em segundo plano. Afinal, é inegável que a Páscoa, por exemplo, possa não ser tão interessante para certos segmentos.

De todo modo, essa lista com as datas mais importantes do varejo servirá para nortear muitas ações. Agindo ou não em todos esses eventos, é crucial saber que eles são importantes e merecem atenção.

Contudo, apenas conhecer as datas não ajuda muito. O ideal é saber como preparar o seu negócio para aproveitá-las. E é isso que vamos aprender a partir deste ponto.

A preparação para as datas mais importantes do varejo…

Com a lista das datas mais importantes do varejo em mãos, é chegada a hora de planejar as ações. Nesse caso, o ideal é dar início ao planejamento com antecedência.

Ainda assim, o primeiro passo é avaliar quais datas são realmente relevantes para o seu negócio. Por exemplo, se você vende produtos para solteiros, não há motivos para perder tempo com o Dia dos Namorados, não é mesmo? Essa avaliação é primordial para evitar esforços desnecessários.

E lembre-se: nos últimos tempos, alguns eventos, como a Cyber Monday ou o Boxing Day, têm ganhado força. Se for relevante para o seu negócio, inclua essas datas em seu cronograma.

Com uma lista com as datas mais importantes do varejo moldada aos interesses do seu negócio, você poderá iniciar a sua preparação. Para tanto, acompanhe as ações que foram definidas abaixo…

Antecipação de ações…

Quando você antecipa determinadas ações, você cria uma boa dose de expectativa por parte dos seus clientes. Como você já conhece determinada data, nada impede que o seu negócio exponha partes daquilo que está por vir no dia marcado.

Mexa com a mente dos seus clientes, crie uma grande expectativa. Use as ferramentas do marketing para fazer com que o seus clientes saibam que, no dia marcado, eles deverão procurar pelo seu negócio.

Prepare o estoque…

Acompanhe o exemplo: se você vende ovos de chocolate e sabe que é na Páscoa que eles são consumidos de forma massiva, o ideal é preparar os estoques para esse incremento de consumo.

Faça uso de todos os seus controles de estoque para definir uma margem segura a fim de garantir que os produtos atendam à alta demanda do dia especial. Prepare-se com antecedência.

Crie promoções diferenciadas…

As lista com as datas mais importantes do varejo não é uma informação privilegiada que apenas o seu negócio tem. Logo, todos os concorrentes estarão preparando ofertas para aproveitar os incrementos na demanda.

Diante disso, o ideal é estudar a possibilidade de criar promoções exclusivas para o seu negócio. Trabalhe a mente dos consumidores com antecedência e faça-os se sentirem compelidos a procurarem o seu negócio, pois a sua promoção será a mais atrativa.

Envolva o seu negócio com a data especial…

Nesse ponto, é importante entrar no clima do dia. O Natal surge como o exemplo perfeito aqui. Uma loja com o clima natalino encanta seus clientes. Isso faz parte da cultura e os consumidores querem isso, além dos produtos ou serviços que você oferece.

Caso você opere com uma estrutura com diversos canais, faça todos os canais entrarem no clima também. Ainda no exemplo do natal, nada impede o seu negócio de ter uma loja virtual com um design diferenciado, redes sociais bem enfeitadas e muito mais. Isso é importante, não se esqueça.

Aproveite as datas mais importante do varejo…

Neste post, você tomou posse de uma lista com as data mais importantes do varejo. Além disso, ficou conhecendo algumas ações que podem favorecer a sua preparação. Portanto, planeje muito bem as suas ações e entenda que esses eventos têm um potencial enorme… e que devem ser muito bem aproveitados.

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