Dia a dia do varejo

Como reduzir o preço do frete: dicas para o seu negócio!

Quando buscamos por dicas que ensinam como reduzir o preço do frete, nossa intenção é otimizar tudo, já sabendo que o frete pode ser um grande diferencial competitivo.

Em um mercado com a competição cada vez mais acirrada, com preços cada vez mais parelhos, é ajustando certos custos que podemos tomar a dianteira. E, claro, o custo do frete é um dos que mais podem ser otimizados.

Obviamente, aprender como reduzir o preço do frete e aplicar as estratégias são coisas diferentes. Tudo exige muito estudo, muita organização, boas parcerias e processos muito bem estruturados.

No entanto, com as dicas apresentadas aqui, você saberá como reduzir o preço do frete e como se organizar para implementar todas as medidas. Então, não deixe de acompanhar até o fim… vamos começar?

Como reduzir o preço do frete: dicas especiais…

Conforme foi destacado, aprender como reduzir o preço do frete e aplicar as medidas são coisas diferentes. Por isso, todas as informações apresentadas abaixo funcionarão como um pequeno guia prático. Isto é, você conhecerá a teoria e terá as indicações de como aplicá-la…

Análise dos custos…

Não há como reduzir o preço do frete sem ter uma noção clara de todos os custos inerentes a ele. Logo, o primeiro passo para otimizar os valores é conhecer a sua estrutura de custos.

Nesse caso, tente estabelecer parâmetros como o percentual que o custo do frete alcança, quando comparado com o seu faturamento. Depois, você também pode dividir esse valor em regiões, para definir quais regiões têm apresentado custos mais elevados.

Enfim, para fazer uma boa análise dos custos, será necessário “passar o pente fino” nas suas contas. Revire a sua operação logística de “cabo a rabo” e monte uma estrutura completa dos seus custos.

Com essa estrutura muito bem definida, você terá uma espécie de conjunto de metas a seguir. Daí, bastará buscar soluções para otimizar cada grupo de custos…

Acordos e parcerias…

Diversificar a sua carteira de fornecedores de serviços de frete pode ser uma boa ideia. Prender-se apenas aos Correios pode ser muito prejudicial para o seu negócio.

Faça o possível para firmar parcerias com transportadoras. Nessas negociações é possível alcançar valores interessantes. Desse modo, seus custos poderão ser reduzidos e o preço do frete também.

Outra ideia interessante, no caso das viagens de curta distância, é firmar parcerias com motoboys. Pois é! Se a entrega for dentro da cidade em que você atua, essa pode ser uma excelente ideia para ter uma economia extra.

Organização da operação logística…

Quem deseja aprender como reduzir o preço do frete deve “arrumar a casa”, ou seja, organizar toda a operação logística. Assim como você fez com os custos, será necessário realizar uma análise profunda dos processos a fim de identificar pontos passíveis de otimização.

Lembre-se que não adianta oferecer um frete de valor baixo se a entrega demora anos para ser feita. Os consumidores desejam o pacote completo: entrega rápida e frete barato.

Assim, mesmo que você negocie com transportadoras, seu processo de logística é uma peça crucial em todas as etapas da entrega. Organize esse aspecto e tudo será mais proveitoso para o seu negócio.

Além do mais, com processos bem organizados e uma boa estrutura de custos, os controles se tornam bem melhores e a economia, no fim das contas, também.

E sim, nesse caso, apostar em soluções automatizadas é um requisito. Apenas com sistemas próprios para a gestão do frete que o seu processo, como um todo, poderá ser otimizado ao máximo.

Conheça a sua demanda…

Nesse ponto, já entramos em algo um pouco mais avançado. Por exemplo, ao conhecer sua demanda, você poderá criar estratégias proativas e, quem sabe, firmar contratos de exclusividade com transportadoras parceiras.

Para tanto, você deverá conhecer muito bem o seu negócio, o seu histórico de fretes, seu volume de vendas, etc. Com base nos dados do seu negócio, você poderá projetar certas situações e montar planos para apresentar aos prováveis parceiros.

Ademais, conhecendo a sua demanda, você poderá verificar quais modalidades de frete são mais utilizadas pelos seus clientes. Dessa forma, você poderá baratear um modalidade e compensar com a outra.

Aposte no agendamento de entregas…

Em muitas entregas, o custo final do frete acaba ficando um pouco mais elevado do que o esperado. Isso acontece em rotas com poucas entregas ou em tentativas frustradas de entrega.

Para sanar esse problema, o agendamento de entregas surge como uma ótima opção. Negociar datas específicas para as entregas permite que você planeje rotas e diminua o número de viagens, garantindo assim uma economia muito interessante.

Detalhe: o cliente fica sabendo o dia exato em que o produto será entregue, ou seja, ele estará no local para receber o produto. Isso favorece tanto o consumidor quanto a empresa.

Como reduzir o preço do frete: basta aplicar as dicas…

O preço do frete costuma se posicionar como um grande desafio para muitos negócios. Otimizá-lo demanda uma série de estudos e ações que, muitas vezes, dão trabalho para ser implementadas.

Ainda assim, todos os esforços voltados ao atendimento desse fim valem a pena. Em um mercado cada vez mais competitivo, fretes baratos e de qualidade podem ser um atrativo para os clientes.

Portanto, agora que você sabe como reduzir o preço do frete, a sugestão é que siga as dicas apresentadas, apostando em organização e muitas análises. Desse modo, as suas estratégias poderão ser as mais eficientes possíveis, o que, por consequência, irá reduzir o preço do frete consideravelmente.

Posts Relacionados

Sem comentários

    Deixe um comentário