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O impressionante crescimento do Retail Media nos Estados Unidos

O impressionante crescimento do Retail Media nos Estados Unidos

O Retail Media surgiu nos Estados Unidos e desde então o crescimento desse mídia é impressionante! Veja como esse canal evoluiu no país e as boas práticas!
19/10/2023 4 minutos de leituraPor Natane Parizzi

Nos últimos dois anos, o mercado de mídia digital apresentou um crescimento extremamente significativo. Impulsionado pelos efeitos da pandemia da Covid-19 e o já pré-datado fim dos cookies, o Retail Media, ou mídia de varejo, tornou-se uma estratégia e tanto para os varejistas e as marcas. 

A mídia de varejo não é um conceito novo. Em suma, a estratégia se resume à publicidade em sites, aplicativos ou lojas físicas de varejistas. O grande diferencial está no fato da publicidade do retail media utilizar dados de comportamento de compra do consumidor para criar campanhas mais direcionadas e personalizadas. Isso não só aumenta as taxas de conversão, como também resulta em ações mais eficientes e certeiras. 

Apesar de ainda ser pouco difundido no Brasil, o Retail Media está crescendo rapidamente em todo o mundo. Para se ter uma ideia, a estratégia já é considerada a terceira onda da publicidade digital, depois de Search e Social Media. Neste artigo, apresentamos alguns dos números que explicam o motivo do boom da mídia de varejo. Confira:

Impacto do Retail Media na publicidade

Segundo dados do eMarketer, em 2021, só nos Estados Unidos, o mercado de publicidade de Retail Media atingiu US$31,5 bilhões. A mesma pesquisa prevê que em 2024, o investimento em Retail Media nos EUA chegue a US$ 55 bilhões.

Prova disso são os dados publicados pela pesquisa. Como podemos ver na imagem abaixo, ano após ano, as marcas têm investido mais do orçamento publicitário em mídia de varejo. 

Pudera, afinal, de acordo com a consultoria inglesa Warc, em entrevista para o PropMark, “a mídia de varejo é agora o quarto maior meio de publicidade e verá um aumento de 10,1%, elevando seus gastos com anúncios para US$ 121,9 bilhões globalmente em 2023”.

O Retail Media realmente promete! Um outro estudo, este realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) e o Google, estima que até 2026, o mercado de Retail Media cresça 25% ao ano e chegue a representar um quarto dos investimentos totais das empresas com publicidade. 

Monetização dos ativos de audiência e publicidade

Ao passo que as marcas investem cada vez mais em anúncios no mercado de Retail Media, os varejistas vêem essa nova fonte de receita crescer rapidamente. 

A já citada pesquisa do BCG revelou que a venda de espaço publicitário em canais próprios como sites e aplicativos, pode trazer de 70% a 90% de lucro para os varejistas. No Retail Media, entretanto, a monetização não se limita ao on-site. A taxa de investimento em espaços publicitários off-site também tem crescido. Atualmente, ela pode chegar a 35% ao ano e trazer até 40% de margem de lucro.

Retorno sobre o Investimento em Anúncios – ROAS

Ganham os varejistas e ganham também as marcas, afinal, com dados valiosos sobre o comportamento de compra dos consumidores, as marcas conseguem realizar ofertas personalizadas e precisas o que, consequentemente, têm maiores chances de aumentar a conversão e resultar em uma alta lucratividade para elas. O potencial de Retorno sobre o Investimento em Anúncios (ROAS) é alto, pode ser até 3-6x maior do que em mídias tradicionais. 

O fim de uma era e o início de outra: saem os cookies e entram em cena os dados first-party

Os dias contados da Era dos Cookies e a necessidade de ter acesso às informações proprietárias sobre os consumidores foram as principais motivações para 62% das marcas passarem a investir na mídia de varejo, segundo dados da Loyal Guru. Para se ter ideia, entre os meses de maio de 2021 a janeiro de 2022, nos Estados Unidos, mais de 23.500 empresas compraram anúncios de mídia de varejo, de acordo com a mesma fonte.

Diante de tantos números relevantes, é inegável o potencial existente no Retail Media. Para varejistas e marcas, o caminho é claro: a mídia de varejo veio para ficar e, quem não correr para pegar carona nesse foguete, vai ficar de fora de umas das mais extraordinárias estratégias de publicidade. 

Se você quer saber mais sobre as oportunidades oferecidas pelo Retail Media, compreenda como grandes marcas estão trabalhando a estratégia na prática! Acesse o conteúdo “Ambev: o impacto do Retail Media na relação entre indústria e varejo” e saiba mais!

Natane Parizzi

Formada em jornalismo pela PUC-Campinas e pós-graduada em Direitos Humanos pela PUC-RS. Há mais de 10 anos produz conteúdos para mídias on-line e off-line, com foco em varejo, indústria, e-commerce e consumo.

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