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A ascensão do Retail Media: a grande oportunidade para as CPGs

A ascensão do Retail Media: a grande oportunidade para as CPGs

As empresas CPGs, ou de bens de consumo, têm se beneficiado muito do Retail Media pelo seu alto poder de impactar consumidores prontos para a compra.
17/10/2023 6 minutos de leituraPor Natane Parizzi

Considerada a terceira onda da publicidade digital, a mídia de varejo, ou Retail Media, é uma estratégia que utiliza dados de comportamento de compra do consumidor como base para a criação de campanhas personalizadas, efetivas e que, de fato, vão impactar o público que tem interesse nos produtos em questão. 

A tendência tem se mostrado uma grande oportunidade para as indústrias CPGs (bens de consumo não duráveis). Isso porque o segmento de bens de consumo conta com uma regularidade e frequência de compras, particularidades essas vantajosas para as indústrias que investem em estratégias publicitárias e desejam aumentar suas vendas.

Para se ter uma ideia, segundo dados de uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG), ao utilizar o Retail Media, as CPGs podem ter um ROI (Retorno sobre Investimento) de ads de 3 a 6 vezes maior. E não para por aí. 

Tendências que impulsionam o Retail Media para CPGs

Quatro grandes tendências estão permitindo o crescimento da mídia de varejo nas empresas CPGs. São elas:

1. Transformação no e-commerce

Frente às mudanças de hábitos de consumo ocasionadas pela pandemia, o e-commerce cresceu 10 anos em apenas 6 meses. Durante esse período, informações valiosas sobre o comportamento e as intenções de compra dos clientes foram geradas, garantindo assim, dados e conhecimentos privilegiados aos varejistas. 

2. Ascensão dos dados first-party e insights 

Mais de 50% dos varejistas esperam trabalhar ou já estão trabalhando com Retail Media. Isso possibilita que as informações proprietárias sobre os consumidores tornem-se mais acessíveis e acionáveis ​​para CPGs, permitindo às marcas segmentar e impactar consumidores específicos.

3. Reconhecimento do valor dos dados gerados pelo Retail Media

20% das marcas classificam as percepções sobre o comportamento do comprador como a principal oportunidade oferecida pela mídia de varejo. À medida que as CPGs procurarem insights orientados por dados, mais o mercado de Retail Media crescerá.

4. Alto retorno sobre o investimento em anúncios (ROAS) 

Frente a um potencial de 3x a 5x de ROAS, é imprescindível que as CPGs desenvolvam estratégias para investir parte do budget de Marketing em Retail Media. 

Benefícios do Retail Media para as CPGs

Principal tendência de mercado dos últimos tempos, o Retail Media tem apresentado inúmeras oportunidades e benefícios para as indústrias CPGs, como: 

Crescimento e eficiência

Por meio de dados proprietários sobre os consumidores, o Retail Media gera um melhor ROI, fechando assim o ciclo completo de ativação e mensuração dos resultados em nível de SKU, o que, consequentemente, impulsiona o crescimento e melhora o ROAS das CPGs.

Descoberta de público e insights

Por meio de uma rica base de dados primários complementada com informações closed-loop para impulsionar a segmentação e a personalização, a mídia de varejo permite a descoberta de novos públicos e dados que serão úteis para reformular a abordagem de marketing orientada por dados.

Estratégia de produto e sortimento

Fornece informações acionáveis ​​sobre quem compra seu produto e o que eles compraram. Com dados detalhados sobre seu público, as CPGs podem tomar decisões mais precisas e certeiras.

Atribuição e medição

Permite uma melhor atribuição para conectar cada impressão a uma transação real no nível do SKU, oferecendo medições precisas e diretamente ligadas aos resultados de negócios.

Retail Media na prática: aplicações onsite e offsite

No Retail Media, dados de compras de canais como e-commerce, apps e loja física, por exemplo, podem – e devem – ser utilizados para construir campanhas segmentadas e personalizadas para impactar o consumidor certo e aumentar as chances de conversão. Abaixo, listamos três aplicações on- e off-site que podem ser utilizadas na estratégia de Retail Media. Confira:

Produtos patrocinados 

Utilizando estratégias de SEO, as marcas podem dar lances nas palavras-chaves a fim de aparecerem mais alto nos resultados de pesquisa no site. Um bom exemplo é o produto patrocinado. 

Display de ads on-site

Gera oportunidades de publicidade dentro do site do varejista, que sejam relevantes e valiosas para os consumidores com o objetivo de aumentar a conscientização e a frequência de suas compras.

Display e Social offsite

Utiliza formatos de mídia para marcas em toda a web, como nas plataformas do Google Ads Facebook Ads, Whatsapp, por exemplo.

CRM 

Permite utilizar informações do CRM do varejista para criar campanhas personalizadas de acordo com o momento de compra do consumidor. 

Ações para maximizar o impacto do marketing no Retail Media

1. Alinhar a estratégia e os objetivos de parceria entre varejo e CPGs

Por meio dessa ação é possível desenvolver um planejamento integrado de negócios conjuntos para clientes omnichannel, sempre alinhando, é claro, as oportunidades de compartilhamento de dados e audiência.

2. Investir de acordo com as aspirações de crescimento

Avalie os gastos de forma holística em marcas, comércio, marketing de compradores e mídia. Também utilize ferramentas de benchmarking para identificar e comparar seus gastos com marketing frente aos dos concorrentes.

3. Otimizar a performance de desempenho

Evite a “abordagem de configurar e esquecer”. Procure sempre olhar e redefinir as expectativas, a fim de otimizar as estratégias durante o voo.

4. Definir relatórios e expectativas de medição

O ideal é sempre solicitar relatórios específicos, abordando quais são as necessidades referentes aos dados, incluindo frequência e granularidade. Incorpore metas de teste e aprendizado para gerar conhecimentos escaláveis.

Não dá para negar que o Retail Media é uma estratégia muito promissora para as CPGs. Como você pode conferir, muitos são os benefícios que a mídia de varejo traz para as indústrias. Aproveite para conhecer o case da Yorgus, uma marca de iogurtes proteicos, que aumentou em 2 vezes o seu market share com ativações de Retail Media.

* Este texto é uma tradução com adaptação do infográfico “The rise of commerce media:  The opportunity for CPGs”, produzido pela McKinsey’s Marketing & Sales Practice. Para conferir o conteúdo original, publicado em 08 de fevereiro de 2022, clique aqui.

Natane Parizzi

Formada em jornalismo pela PUC-Campinas e pós-graduada em Direitos Humanos pela PUC-RS. Há mais de 10 anos produz conteúdos para mídias on-line e off-line.

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