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Por que investir em Retail Media?
Será que realmente vale a pena investir em Retail Media, um canal de mídia tão novo? Sim! Descubra o porquê!
13/10/2023 6 minutos de leituraPor Karine Figueiredo
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De fato, não é nenhum exagero dizer que investir em Retail Media é investir na fidelização de seus clientes. Traduzida como “mídia de varejo” para o português livre, essa forma de publicidade garante às marcas anúncios de produtos e serviços altamente segmentados e otimizáveis por atingir os consumidores no momento certo da jornada. 

De acordo com o Retail Media Insights, a primeira pesquisa de mídia no varejo do Brasil realizada pela Newtail, a grande preferida para essas ações de investimento em Retail Media atualmente é a Amazon (83%).

E os números não mentem: de acordo com a eMarketer, empresa de pesquisa de mercado, essa forma de transformar o mercado do marketing digital pode aumentar em até 90% as margens de lucro para os varejistas. 

Entretanto, os benefícios dessa estratégia vão muito mais além dos números lucrativos. A fim de entender tudo sobre essa forma de fidelizar clientes que vem conquistando o mercado, confira os principais insights da estratégia que promete ser um verdadeiro divisor de águas para o seu negócio.

Quais são os benefícios do Retail Media para indústria e varejo? 

De modo geral, a contínua atualização dos dados transacionais dos clientes na mídia de varejo garante alguns benefícios exclusivos para quem aproveita as informações provindas do Retail. 

Assim, os principais benefícios do Retail Media para as indústrias e o varejo são:

  • Aumento do Retorno Sobre o Investimento (ROI) em até 6x segundo o eMarketer, já que um dos resultados do aumento da visibilidade das marca é também o crescimento das vendas;
  • Maior exposição ao público-alvo, já que é possível aproveitar os canais dos grandes varejistas para encontrar aqueles clientes que têm maiores probabilidades de se interessar pelos produtos oferecidos;
  • Transformação da credibilidade da marca, na medida em que os consumidores associarão a sua empresa aos nomes dos grandes varejistas através dos quais você está anunciando;

Realmente, agora que os motivos para investir em Retail Media estão mais claros do que nunca, entenda mais acerca das relações desse tipo de publicidade com outros tipos de mídia.

Quais são as diferenças entre o Retail Media e as mídias pagas tradicionais?

Abordagens diferentes, resultados diferentes – e inúmeras possibilidades. O Retail Media e as mídias pagas tradicionais naturalmente serão distintos em alguns pontos. Isso não significa, entretanto, que também não encontrem convergências.

Antes de mais nada, tem-se o ambiente de veiculação, que no Retail Media trata-se de conteúdo promocional realizado diretamente através dos canais de venda – como sites de varejistas e lojas físicas. 

Enquanto isso, nas mídias pagas tradicionais é possível pensar em exemplos como o Google e o Facebook, que não possuem a segmentação comparável ao do Retail Media.

A segmentação também difere-se nos dois casos: no primeiro as marcas conseguem valer-se de dados de comportamento de compra. Já no segundo, as opções são mais escassas. 

É possível afirmar que nas mídias tradicionais a segmentação é inclusive realizada através de dados mais amplos que englobam fatores como localização, gênero e idade.

Ainda pode-se mencionar a questão de toda a jornada de compra. Isso pois no Retail Media os elementos estão integrados, enquanto que nos métodos mais tradicionais existe um forte gap entre o processo de decisão de compra e o aparecimento do marketing em si.

Por fim, é essencial lembrar dos resultados, que conforme já abordado geralmente são mais detalhados e segmentados quando o assunto é Retail Media. Uma equipe consegue analisar se determinada campanha realmente funcionou da maneira prevista muito mais simplificada com a ajuda desse tipo de estratégia.

Essa característica gera outros resultados ainda mais benéficos para o negócio, como a melhoria da experiência do cliente, por exemplo. Aqui, dados são a chave!

Como fidelizar clientes com o auxílio do Retail Media?

O fim dos cookies está cada vez mais perto, e com ele as marcas precisarão de dados de consumo no varejo. O motivo? Uma segmentação eficiente da audiência de consumidores em larga escala. Com esse cenário despontando, também é importante apostar na fidelização dos clientes.

Mas como fidelizar clientes com o auxílio do Retail Media? Os programas de recompensas podem ser uma ótima forma de começar. Ofereça benefícios únicos para os clientes que voltem a comprar em seu negócio, como um “Clube de Recompensas” com descontos progressivos, acessos antecipados e frete grátis. Ainda é possível criar programas de pontos.

Além disso, o aproveitamento de dados proprietários, conhecidos como first-party data, oferece uma oportunidade singular para que o setor varejista empregue esse recurso de forma estratégica. 

Esses dados são valiosos tanto para medir resultados quanto para construir uma audiência qualificada, conferindo uma vantagem competitiva significativa aos que souberem tirar proveito dessa abordagem.

Outra forma interessante de utilizar-se do Retail Media a seu favor para a fidelização de clientes é por meio do senso de urgência dos eventos sazonais. 

Funciona assim: promova ofertas exclusivas durante datas comemorativas ao longo do ano através da mídia de varejo, de modo a incentivar esse senso em seus consumidores. A tendência é que eles queiram aproveitar essas promoções cada vez mais.

Por fim, oferecer um bom atendimento pré e pós-compra para o seu cliente consiste em uma dupla de soluções que com certeza fará a diferença na fidelização dos consumidores. 

Levar em conta a opinião de quem realmente faz seu negócio crescer é essencial para um relacionamento duradouro e fiel. Para isso, garanta que essa troca seja realizada de forma acessível.

Zona Sul e Newtail: um case de sucesso

Assim, vimos como a publicidade realizada nos canais de venda do varejo consegue aumentar as porcentagens de marcas a números nunca vistos antes. 

Para se ter uma ideia, em case de sucesso com a Newtail, o Zona Sul, uma rede de supermercados do Rio de Janeiro, teve um crescimento de 20% nas vendas de bebidas energéticas com  Retail Media!

Além disso, também podemos observar um aumento de 23% no ticket médio da categoria e, como já se era esperado, um aumento na fidelização de clientes da marca. 
E as oportunidades não param: prevê-se que os lucros do estabelecimento também cresçam em R$400 mil no quesito oportunidades de faturamento! Analise mais insights com números fora da curva no case Zona Sul e Newtail.

Karine Figueiredo

Head de Marketing na Newtail com experiência em Inbound, Branding, ABM e Retail Media. Forte atuação em diferentes frentes de empresas de tecnologia focadas no varejo e indústria.

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