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Whitelabel: o que é e como funciona!

Se você nunca ouviu falar do termo Whitelabel no mundo do ecommerce saiba que se trata de um tendência que tem ganhado muita força no Brasil, nos últimos anos. E sim, a ideia vem sendo aplicada no ecommerce como um modelo de negócios bastante lucrativo.

Pois é! Esse modelo de negócios, que já é consolidado nos Estados Unidos e na Europa, pode ser aproveitado pela sua empresa de diversas formas, seja para a “revenda” ou para otimizar seus processos internos.

Como se trata de um conceito que ainda está dando “passos curtos” aqui no Brasil, nada melhor do que falarmos um pouco mais sobre esse assunto, não é mesmo?

Sendo assim, a sugestão é que você continua acompanhando este post. Afinal, ao fim da leitura você ficará sabendo o que é Whitelabel, como ele funciona e como ele poderá ser benéfico para os seus negócios… vamos começar?

O que é Whitelabel?

Whitelabel é o nome dado a um modelo de negócios no qual uma empresa desenvolve um produto ou serviço e “cede” seus direitos de uso para outras empresas. As adquirentes desses direitos, por sua vez, usam suas próprias marcas nos produtos, como se fossem as criadoras dos itens.

Em outras palavras, podemos dizer que o Whitelabel funciona como os famosos Ghostwriters, ou seja, escritores profissionais que geram belas histórias para que outras pessoas assinem a obra, como se elas tivessem escrito tudo.

No caso dos produtos Whitelabel, o setor mais comum para eles é a área de tecnologia. Isso acontece, pois criar e patentear um produto do gênero tem custos bem elevados. Logo, recorrer a um produto Whitelabel pode ser uma solução mais viável.

Enfim, para ilustrar definitivamente o conceito, a história da origem do termo Whitelabel é perfeita. O termo surgiu na época das boates e discotecas, quando os DJs famosos recebiam músicas das gravadoras para que eles fizessem suas mixagens livremente e, de certo modo, ajudassem na divulgação das canções.

Vantagens no ecommerce…

Agora que você já entendeu o conceito básico de um produto Whitelabel, podemos falar um pouco sobre as vantagens inerentes aos itens desse gênero. Nesse caso, como a prática mais comum é no setor de tecnologia, manteremos o foco nessa área, já que é aquela que mais interessa aos negócios…

Além disso, é bom lembrar que, no caso do ecommerce, geralmente temos uma plataforma que permite que outras empresas explorem (de forma comercial) a tecnologia criada.

Isto é, seu negócio pode oferecer os serviços de loja virtual com sua marca ou se aproveitar da solução tecnológica para melhorar a tecnologia e os processos internos. Nesse sentido, as vantagens mais palpáveis são:

  • Personalização: já que as etapas de desenvolvimento do produto já foram superadas, a empresa pode investir recursos em design, personalizando ao máximo a solução adquirida;
  • O custo é menor: não há como comparar o custo da compra de um produto com o custo da produção dele. Portanto, a solução Whitelabel pode ser a mais viável para o seu negócio;
  • Menor risco de implementação: como se trata de um produto pronto, que já passou por todos os testes, antes de ser disponibilizado para terceiros, os riscos de implementação são minimizados ao máximo;
  • Versatilidade: como o seu negócio irá ter controle sobre a forma de utilizar o produto, você poderá explorá-lo de diversas formas. A criatividade será essencial para gerar novas estratégias.

Como investir em um produto Whitelabel?

Agora que você já sabe o que é Whitelabel e quais são as suas principais vantagens, podemos falar um pouco sobre as oportunidades que esse tipo de produto pode gerar.

Em um primeiro momento, é sempre bom lembrar que não adianta encontrar um bom produto do gênero sem ter uma boa estratégia, com metas muito bem definidas.

Por exemplo, não adianta adquirir um aplicativo Whitelabel se a sua estratégia de vendas não considera a utilização desse meio de venda. Logo, o ideal é planejar muito antes de proceder a um investimento desse tipo.

De todo modo, com a estratégia pronta, bastará buscar por empresas de TI que ofereçam a solução que melhor se encaixa com os seus objetivos. Se você deseja um aplicativo para vendas, um sistema de gestão, um sistema de loja virtual… enfim, são os seus objetivos que irão nortear a sua busca.

Com o produto em mãos, será necessário personalizá-lo. É nesse ponto que parte da economia deverá ser investida em soluções de design e branding. Sim, você deve oferecer o produto como se ele pertencesse à sua empresa.

Por isso, todo investimento feito nesse sentido valerá a pena. Afinal, é a sua marca que estará interagindo com o público. É desse modo que o Whitelabel mostra seu valor. Se o produto for realmente bom, é o seu negócio que colherá “as glórias” junto ao público.

Whitelabel: um excelente investimento

Neste post, você ficou sabendo mais sobre os produtos Whitelabel e pôde verificar como essas soluções podem favorecer o seu negócio. De modo geral, basta fazer um bom planejamento e definir algumas metas estratégicas, para depois buscar por uma solução que se encaixe com aquilo que você deseja.

Não se esqueça de que os produtos Whitelabel podem e devem ser personalizados ao máximo. Apenas com esse trabalho de design e branding que o seu negócio poderá se aproveitar do poder da solução e ganhar muitos pontos junto ao público. Resumindo, essa é uma solução que pode favorecer uma empresa de muitas formas e, portanto, vale a pena olhá-la com maior atenção.

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