Dia a dia do varejo

Vendas Online: 7 regras para o sucesso!

Ganhar muito dinheiro com vendas online é um sonho que já se tornou possível há um bom tempo. E não faltam cases de sucesso para provar isso. As vendas pela internet já mudaram a vida de muita gente e essas pessoas apenas aplicaram, com esforço e dedicação, uma boa série de regrinhas.

Sim, não há muitos segredos no mundo das vendas online. As regras estão à disposição de todos. Assim, o que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso é a dedicação. Apenas os mais esforçados, aqueles que acreditam nos próprios sonhos, permanecem no caminho.

Com base nisso, este post tratará de lhe apresentar qual é o “caminho das pedras”. Isto é, você encontrará aqui 7 regras para quem deseja ter sucesso com suas vendas online. Depois, bastará você colocar o plano em prática e manter-se firme diante dos desafios. Então, vamos começar?

Planejamento e Pesquisa…

Se você deseja alcançar o sucesso com vendas online, saiba que a sua vida poderá ficar muito complicada se as suas decisões não forem tomadas com base em muitas pesquisas e em um bom planejamento.

Nesse caso, a sugestão é que você comece com calma. Tente encontrar um nicho promissor, avalie a concorrência, conheça o seu público-alvo. Esses são aspectos que exigem muita atenção. Sem ter esses pontos muito bem definidos, você terá dificuldades.

Além disso, considere em suas pesquisas a necessidade de aprender mais sobre o mundo do ecommerce. Entenda terminologias, técnicas de venda, técnicas de gestão e análise. Enfim, nos primeiros passos da sua caminhada, dedique-se ao aprendizado.

Conheça a legislação…

Bem, há casos de pessoas que começaram suas vendas online sem se preocupar em abrir uma empresa… e isso é normal. Entretanto, é ideal conhecer as regras das vendas online.

Mesmo que você não vá legalizar a sua loja (em um primeiro momento), toda e qualquer venda é regida por um conjunto de normas. Nesse caso, a sugestão é que você entenda muito bem sobre a famosa “Lei do ecommerce”, disposta no Decreto nº 7962.

Seja neurótico com a logística…

As operações logísticas são uma parte extremamente importante em qualquer tipo de negócio. No caso das vendas online, o cliente deseja receber os produtos em sua residência, sem ter que esperar um eternidade para isso.

Por esse motivo, o ideal é sempre buscar por alternativas capazes de otimizar os custos e a eficiência dos seus processos de logística. Perceba que a utilização do termo “neurótico” (no subtítulo) foi para enfatizar a necessidade de estar sempre avaliando e reavaliando os resultados desse setor.

Tenha um infraestrutura perfeita…

Em relação à infraestrutura do negócio, todos os cuidados e detalhes são importantes. Sim, você deve ter uma loja virtual que seja atrativa, interativa, responsiva, ágil, eficiente. A experiência de uma compra também é importante. Logo, o que puder ser feito para melhorar nesse quesito, deve ser feito.

E perceba também que a infraestrutura não diz respeito apenas à sua loja virtual. Sistemas de gestão e controle, serviços de atendimento, email marketing, mídias sociais, tudo isso deve estar bem integrado e funcionando a todo vapor.

Marketing é um investimento…

Henry Ford dizia que se ele tivesse apenas um dólar, investiria em marketing. Então, não é preciso dizer muito mais, não acha? O marketing, quando bem feito, quando gera resultados, é o custo que todo vendedor adora ter. Se você investe R$ 50,00 e gera R$ 100,00, qual é o problema de gastar com marketing?

Sim, o marketing deve ser otimizado sempre, mas o ponto aqui é entender que ele é essencial para o sucesso das suas vendas online. Faça o possível para conhecer as técnicas e ferramentas disponíveis na internet. Dessa forma, o seu marketing ficará imbatível.

Faça análises constantemente…

O sucesso dos negócios da internet está intimamente ligado à feitura de testes. Testar e analisar deve ser um hábito. Como tudo é mensurável na internet, os processos de análise ficam bem mais fáceis. Assim, você só terá que definir alguns indicadores e monitorá-los.

Com uma boa análise, você obtém dados capazes de favorecer, e muito, o seu processo de tomada de decisões. Não negligenciar os números é uma das regras mais importantes para quem quer obter sucesso com suas vendas online.

Foco no Consumidor…

Por fim, jamais se esqueça dos seus consumidores. As pessoas que compram pela internet possuem uma mentalidade diferenciada, valorizando a experiência de compra e não apenas o produto ou o serviço.

Portanto, faça o possível para oferecer o melhor atendimento, um suporte sempre presente e um pós-venda memorável. Com isso, é muito provável que o sucesso das suas vendas online seja impulsionado pelos clientes que se tornaram fãs da sua marca.

Vendas Online: fique firme e aguarde pelo sucesso…

Conforme foi destacado no início deste post, para se alcançar o sucesso online não é necessário conhecer nenhum segredo. Pelo contrário, basta seguir algumas premissas bem comuns.

Isso nos permite concluir que aquilo que define os vencedores é a força de vontade. Aplicar as técnicas, seguir as regras, analisar, melhorar, reestruturar. Tudo isso pode ser muito cansativo, ainda mais quando os resultados demoram a surgir.

Todavia, o importante é entender que, com planejamento, pesquisa, análises, um bom marketing e uma boa infraestrutura, suas chances de chegar ao sucesso se tornam as maiores possíveis. Então, se for para apostar no seu sonho de vencer no mundo das vendas online, aposte com firmeza. Dessa maneira, tudo ficará ao alcance das suas mãos, mais cedo ou mais tarde.

Posts Relacionados

Sem comentários

    Deixe um comentário