Softwares do Varejo

Varejo Digital: as melhores soluções tecnológicas!

Quando observamos as grandes soluções tecnológicas atuais, percebemos que estamos na era do Varejo Digital. E essa classificação não se refere à diferenciação entre lojas físicas ou virtuais, mas sim, à forma como todas as coisas têm ficado informatizadas dentro desse segmento.

Seja para o “front-end” ou para o “back-end” dos negócios, as soluções tecnológicas existentes são capazes de melhorar a eficiência dos processos de uma forma substancial. E, claro, aqui no Blog da Newtail, todas as novidades nesse sentido são registradas. Basta observar a nossa categoria “Softwares do Varejo” para confirmar isso.

Bem, por mais que tenhamos essa categoria, resolvemos criar este post para lhe apresentar as melhores soluções tecnológicas que fazem o velho varejo se transformar em um varejo digital. Portanto, se sua intenção é investir em tecnologia, a sugestão é que não deixe de conferir as informações presentes neste post… vamos começar?

Varejo Digital: por que investir em tecnologia?

Gerenciar uma empresa do varejo não é, de forma alguma, uma tarefa fácil. Durante o dia a dia do varejo, muitos desafios surgem e muitas variáveis devem ser consideradas, para que tudo possa correr bem com as operações. Logo, todas as ferramentas capazes de nos ajudar a gerenciar tudo são muito bem-vindas.

Nesse caso, por motivos óbvios, as soluções mais inovadoras do mundo da tecnologia acabam chamando a atenção. Afinal, elas são moldadas para se adaptar ás particularidades do segmento e favorecer a vida dos gestores em muitas frentes.

Como exemplo, temos os sistemas de gestão financeira… quem gerencia uma empresa sabe muito bem que controlar o fluxo de caixa, fazer a conciliação bancária, montar provisões, controlar o contas a pagar e afins, são tarefas que exigem informações sólidas. E sim, apenas um bom sistema de gestão financeira pode garantir isso.

Resumindo, investir em ferramentas tecnológicas, ou seja, nos softwares do varejo digital é algo que você, com toda a certeza, deve fazer. Obviamente, antes de tomar qualquer decisão em relação a esse investimento, você deverá realizar uma análise do seu negócio.

Desse modo, você poderá levantar as necessidades da sua empresa e adquirir softwares que possam realmente favorecer as operações e atuar na otimização dos processos que mais estão falhando no seu negócio…

Entrando no varejo digital…

Novamente, cabe destacar que a utilização do termo varejo digital é apenas para mostrar que o mundo do varejo está em uma era digital, na qual as tecnologias são uma necessidade. Isto é, não é uma referência à diferença entre lojas físicas e digitais, ok?

Enfim, como foi dito, antes de realizar investimentos em tecnologia, o ideal é fazer uma análise da sua empresa. Nessa análise, você deverá levantar as fraquezas, as necessidades e os objetivos da sua empresa. Após esse levantamento, a escolha das soluções vai ficar muito mais fácil.

Por exemplo, se você busca por uma solução que lhe ajude a gerenciar melhor os seus clientes a fim de garantir melhores experiências, um sistema de gestão de clientes será a melhor opção. Porém, há opções que permitem uma escolha mais abrangente.

Isso quer dizer que, muitas vezes, podemos encontrar softwares repletos de módulos capazes de atender à sua empresa em diversas áreas. Por consequência, antes de entrar no “mundo do varejo digital”, você também deverá pesquisar sobre as soluções tecnológicas disponíveis.

Felizmente, o Blog da Newtail está sempre trazendo as novidades acerca das inovações no varejo. Sendo assim, continue nos acompanhando para ficar a par de tudo.

E quais são as melhores soluções tecnológicas atualmente?

Se fôssemos dividir todos os softwares do varejo em função do setor em que atuam, certamente, teríamos opções para cada grupo. Contudo, hoje em dia, já existem opções que conseguem abarcar uma série de setores em um único programa.

Como exemplo desse tipo de solução, temos os famosos sistemas ERP (Enterprise Resources Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais). Esses sistemas são compostos por uma série de módulos e favorecem bastante a gestão do negócio, como um todo.

Além de serem ótimas opções, o que chama a atenção nesses sistemas é a capacidade de personalização, ou seja, os sistemas podem ser adequados à particularidades de cada empresa. Com isso, os gestores acabam ficando com uma poderosa ferramenta para gerenciar o negócio e controlar cada setor de um modo eficiente.

Outro ponto importante dos sistemas ERP é o fato de eles promoverem integrações com outros tipos de sistemas. Por exemplo, digamos que você deseje fazer uso de um sistema de gestão de clientes. Bastará buscar uma solução compatível com o seu sistema ERP e a integração acontecerá sem problemas.

E não podemos esquecer dos sistemas de Unified Commerce…

Como estamos falando de grandes novidades, não poderíamos deixar de citar os sistemas de Unified Commerce. Esse conceito (Comércio Unificado) está se tornando cada vez mais presente no mundo do varejo. Na verdade, ele é um dos ícones da “era do varejo digital”.

De forma resumida, essa ideia diz que todos os setores de uma empresa devem ser gerenciados por um único sistema. E, nesse caso, não se trata apenas das questões internas. Quando o conceito diz “todos os setores”, a ideia é incluir até mesmo os setores operacionais.

Isso quer dizer que um sistema de Comércio Unificado permite que todas as pessoas, além dos gestores, possam ter uma visão geral do funcionamento da empresa. Desse modo, as ações tendem a ser mais eficientes, já que todos têm acesso àquilo que se quer alcançar.

Os sistemas de Comércio Unificado também são a solução perfeita para adequar uma empresa aos perfis dos consumidores atuais. Os “novos consumidores” buscam experiências de compra memoráveis e querem ter a liberdade para aproveitar a jornada em qualquer canal.

Com um sistema de Comércio Unificado, esses clientes podem transitar entre os canais e os colaboradores da empresa não têm problemas com isso. Toda a jornada é conhecida pelas pessoas e os processos podem ser devidamente controlados por meio do sistema único.

Soluções mais pontuais para o “varejo digital”…

Conforme pôde notar, apenas com um Sistema ERP ou um Sistema de Comércio Unificado a sua empresa já poderá alcançar resultados muito interessantes. Apesar disso, ainda podemos citar algumas soluções tecnológicas pontuais, que são muito indicadas para ações mais específicas.

Por exemplo, tecnologias como pagamentos por QR Code são simples, mas podem ser excelentes para os consumidores mais “antenados”. Outro exemplo é a tecnologia RFID, que pode agilizar o processo de organização dos estoques de uma forma impressionante.

E não podemos deixar de citar também as soluções tecnológicas externas. Nesse caso, os bancos digitais ilustram perfeitamente essa ideia. Esses bancos têm ganhado força nos últimos anos e já estão começando a se adequar ao dia a dia das empresas.

Em suma, há inovações tecnológicas para diversos setores. Com o software certo, a sua empresa pode entrar na “era do varejo digital” sem quaisquer problemas. Basta analisar a sua empresa e verificar os pontos em que um software seria útil. Daí, bastará buscar pela solução mais adequada a esses pontos.

Entre na “Era do Varejo Digital”…

Quando falamos em Varejo Digital, estamos nos referindo ao fato de que todas as ações de gestão de um comércio (físico ou digital) pode, e devem, fazer uso de tecnologias para otimizar os processos. Soluções tecnológicas são as responsáveis por adequar as empresas a um mundo cada vez mais digitalizado.

E o melhor é que existem soluções para resolver a maior parte dos problemas de gestão. Se dividíssemos a grande lista de opções em função dos setores de uma empresa, teríamos belas alternativas para cada grupo.

Ainda assim, os destaques, sem dúvidas, são os sistemas que conseguem, por meio de uma estrutura baseada em módulos, se ajustar às particularidades da empresa e dar aos gestores um controle sobre cada setor. Esses sistemas mais abrangentes são um verdadeiro painel de controle para um gestor que deseja ter uma visão ampla de todo o negócio.

Concluindo, os softwares existentes no varejo hoje, contribuem para impulsionar a transição das empresas, do “velho varejo” para o varejo digital. Com as inovações tecnológicas, tudo tende a ficar cada vez mais informatizado e, consequentemente, muitas ações poderão ser otimizadas. Diante desse contexto, o ideal é ficar sempre de olho nas novidades e no Blog da Newtail. Até mais!

Posts Relacionados

Sem comentários

    Deixe um comentário