O Retail Media está sendo chamado de terceira onda da publicidade digital, depois de Search e Social. A McKinsey prevê que 1,3 trilhões de dólares em valor empresarial serão possíveis até 2026, com a maior parte dessa receita indo para os varejistas. Walmart e Amazon saíram na frente, mas o crescimento futuro depende diretamente de mais varejistas online adotarem o Retail Media
5 passos para começar no Retail Media
Como muitos varejistas estão começando a atuar no mercado de Retail Media e isso deve se intensificar nos próximos 12 meses, separamos 5 passos para quem quer começar a trabalhar com esse canal. Confira!
1. Comece aos poucos
Se Retail Media é um território desconhecido para você ou para a sua empresa, começar a atuar aos poucos pode te ajudar a compreender se o canal é realmente para você.
Você pode começar, por exemplo, atuando com Produtos Patrocinados, que são o formato de anúncio mais comum atualmente. Depois pode ir para Banner/Display e ir avaliando o que gera mais rentabilidade para o seu negócio. O ideal é disponibilizar espaços publicitários que façam sentido para a sua realidade e atendam as expectativas dos anunciantes.
Aqui na Newtail temos uma plataforma de Retail Media flexível, que se adequa à realidade dos nossos clientes, e temos a expertise para auxiliar os varejistas a criarem a sua própria unidade de Retail Media.
2. Defina o objetivo principal
Varejistas que optam por trabalhar com Retail Media precisarão de uma declaração clara de seus objetivos de negócios e perfis de clientes para ajudar a orientar suas decisões.
Trouxemos aqui alguns exemplos para auxiliar.
Objetivos de negócios:
- Gerar novo fluxo de receita
- Alcançar novos clientes
- Melhorar o engajamento do cliente
- Aumentar o ticket médio por cliente
Cada empresa deve decidir seus próprios objetivos únicos de negócios. A partir daí, podem moldar uma estratégia de Retail Media em torno de seus objetivos.
Características da audiência:
Definir quais são os dados conectados ao comportamento do cliente, preferências e hábitos de compra ajudará a personalizar uma propriedade de Retail Media, melhorar a experiência de compra e abrir novas oportunidades para parceiros de publicidade.
3. Trace um plano de ação
Antes de adotar o Retail Media para o seu dia a dia, é importante definir como os anúncios serão disponibilizados para os anunciantes: onde, quando, qual será a forma de rentabilidade e outros. Será necessário algum experimento – aqui estão algumas variáveis a serem consideradas:
- Posicionamento: determine os posicionamentos de anúncios ideais que chamem a atenção dos usuários sem serem intrusivos. Os anúncios aparecerão em resultados de busca, páginas de produtos ou ao lado de um conteúdo relevante? Teste diferentes posicionamentos para descobrir o que gera maior engajamento e conversões.
- Formatos: Formatos comuns de anúncios são produtos patrocinados, anúncios de display, anúncios em vídeos. Varejistas online devem escolher formatos que se integrem perfeitamente ao layout e fluxo da plataforma.
- Segmentação: Aqueles que entram no mercado de Retail Media precisarão aproveitar os dados do cliente para adaptar o conteúdo e os posicionamentos dos anúncios. Os dados comportamentais fornecerão orientação sobre quando e onde os anúncios têm mais chances de serem eficazes.
- Privacidade: Proteger a privacidade do cliente deve ser a prioridade de toda estratégia de dados dos varejistas. Nunca compartilhe dados sem um plano de privacidade seguro. Siga a LGPD.
4. Venda a ideia
Cada varejista traz algo único para a mesa, que pode ser central na proposta de venda. Para que os anunciantes se interessem em investir em sua plataforma de mídia, é importante destacar seus diferenciais, como alcance, base de usuários engajada, segmentações possíveis, respeito à LGPD e outros pontos estratégicos.
Algumas maneiras de se fazer isso:
- Crie um mídia kit: é importante ter um mídia kit atraente e profissional, que vai apresentar as oportunidades de publicidade, assim como os formatos de anúncios disponíveis, modelo de precificação, opções de posicionamento e alcance da audiência. Você também pode incluir cases de sucesso e depoimentos de clientes engajados com a plataforma.
- Traga insights da audiência: Insights dos clientes obtidos a partir da análise de dados fornecerão aos anunciantes potenciais uma compreensão profunda da audiência, preferências, comportamentos de compra e padrões de navegação.
- Cultive Relacionamentos: Apesar de todos os algoritmos e aprendizado de máquina, o negócio de publicidade ainda é sobre pessoas. Para varejistas que estão começando, identificar os tomadores de decisão dentro das grandes organizações de anunciantes e entrar em contato é fundamental. Eles também devem participar de eventos do setor para se conectar com parceiros potenciais, estabelecer um relacionamento genuíno e demonstrar um verdadeiro entusiasmo por colaborar em campanhas mutuamente benéficas.
4. Atenda às expectativas
Ser um bom parceiro de mídia significa antecipar as necessidades do cliente. Estar à frente das expectativas é fundamental para fazer negócios com eles. Nesse sentido, é importante pensar em algumas iniciativas, como:
- Estabeleça diretrizes claras: varejistas devem ser muito claros sobre os tipos de anúncios que aceitam, as especificações técnicas e os padrões de conteúdo a que devem aderir. Isso garante que os anúncios estejam alinhados com os valores da plataforma e contribuam para uma experiência consistente do usuário.
- Organize os dados: quanto melhor os dados, melhores os relatórios, os resultados e os lucros. Dados de clientes armazenados em várias planilhas não fornecerão os relatórios ou insights necessários para administrar um negócio de Retail Media. É importante ter um CRM e pelo menos uma pessoa que saiba como mantê-lo.
- Automatize relatórios: plataformas de Retail Media eficientes farão do relatório uma competência central. Eles monitorarão regularmente o desempenho dos anúncios usando KPIs como taxas de cliques, taxas de conversão e métricas de engajamento para fechar o ciclo de atribuição. Os dados serão usados para refinar estratégias e otimizar posicionamentos e frequência para alcançar os melhores resultados. Isso demonstrará a eficácia da plataforma e construirá confiança com novos clientes anunciantes.
- Comunicação contínua: Manter linhas de comunicação abertas com os anunciantes é fundamental para o sucesso dos parceiros de mídia de comércio. Isso inclui atualizações regulares de campanhas, insights e recomendações para otimização. Um compromisso com o sucesso colaborativo fortalecerá o relacionamento e incentivará parcerias de longo prazo.
Começando o Retail Media
Finalmente, é importante que os varejistas lembrem-se de que esta não é uma proposta de “construa e esqueça”. Manter-se à frente das tendências do setor e dos avanços tecnológicos ajudará a manter um fluxo constante de oportunidades de publicidade frescas e eficazes.
Parceiros de mídia bem-sucedidos abraçarão formatos de anúncios emergentes, tecnologias e tendências para manter suas plataformas relevantes e envolventes para usuários e anunciantes.
Agora que você compreendeu quais são os pontos-chave para começar no Retail Media, que tal contar com uma plataforma especializada nas particularidades do varejo brasileiro? Entre em contato com os nossos especialistas agora! *Este texto é uma tradução com adaptação do artigo “From Retailer to Media Partner: Launching a Commerce Media Strategy”, publicado originalmente no site da Fluent. Para conferir a publicação original e na íntegra, clique aqui.