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Como unificar canais online e offline com Retail Media
Descubra como alinhar estratégias de canais online e offline para obter melhores resultados com Retail Media.
22/08/2024 6 minutos de leituraPor Karine Figueiredo
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O Retail Media é um componente essencial da publicidade moderna e tem se tornado cada vez mais importante para criar uma experiência de compra contínua e coesa para os consumidores, tanto online quanto offline. 

A interação entre estratégias de mídia onsite e offsite é fundamental para criar o ciclo que impulsiona o sucesso desse canal. 

Ao aproveitar dados e tecnologia, o Retail Media auxilia anunciantes e varejistas a atrair tráfego qualificado para seus sites e categorias, desenvolvendo o potencial da marca e o próprio ecossistema do varejista. 

Por isso, é fundamental traçar estratégias de unificação entre canais online e offline, algo essencial dentro da pluralidade das jornadas de consumo atuais. 

Mas, afinal, como integrar canais online e offline para que os resultados de Retail Media sejam mais eficientes? Confira! 

Desafios na integração online e offline no Retail Media 

A capacidade de compreender a jornada de compra do consumidor de forma completa é um dos grandes benefícios do Retail Media. Isso quer dizer que, por meio desse canal, é possível acompanhar se as vendas foram realizadas no e-commerce, aplicativo ou loja física e qual foi a performance delas. 

Portanto, as marcas e varejos conseguem criar experiências omnichannel – no ambiente físico e online – e compreendem qual canal gera mais rentabilidade e faz mais sentido para o negócio, além de conseguir criar experiências de compra que complementam e fidelizam o consumidor. 

Porém, sabemos que ainda existem muitos desafios nessa integração. Muitas vezes, o planejamento de Retail Media é feito de acordo com o canal de mídia escolhido. 

O ideal é que anunciantes e varejistas compreendam que é preciso alinhar inicialmente qual é o objetivo das campanhas de Retail Media e focar menos em quais canais serão utilizados. Depois que o objetivo for estabelecido, aí sim é o momento de compreender qual tipo de mídia faz mais sentido. 

Cada um dos canais de Retail Media, como banner, produtos patrocinados, Connect TV, pode ser usado para atingir um foco diferente. Por isso, é importante dar um passo atrás e entender qual é o objetivo daquela ação, como conversão, consideração, conscientização, de acordo com o contexto de um ou mais varejistas. 

Pontos importantes para unificar canais online e offline com Retail Media 

Como vimos acima, ainda existem muitos desafios na hora de unificar canais online e offline para oferecer uma experiência omnichannel para o consumidor. 

Então, para auxiliar nessa missão, é importante considerar alguns fatores: 

1. Conhecer o público-alvo 

O primeiro passo é compreender profundamente quem são os clientes e como preferem interagir com a sua marca. Isso envolve a realização de pesquisas, coleta de dados sobre o comportamento do shopper e análises para identificar os canais mais relevantes para o público. Esse conhecimento orientará de forma eficaz a estratégia de Retail Media.

Aí está o poder do first party-data, ou dados proprietários do varejo, que permitem compreender o comportamento de consumo do shopper. 

Por meio deles, é possível ter acesso a dados transacionais, como ticket médio e produtos mais comprados, e comportamentais, como gênero que mais compra determinada categoria, frequência de compra, dias e horários que costuma adquirir produtos e muito mais. 

2. Integrar canais de Marketing e Vendas 

É crucial garantir que todos os canais de vendas e marketing estejam conectados. Isso significa manter informações consistentes sobre produtos, preços e promoções em todos os canais. Os clientes devem ser capazes de alternar entre os canais sem problemas, sem sentir que estão lidando com empresas diferentes.

3. Personalizar a experiência de compra 

A personalização é a chave para o sucesso de uma jornada omnichannel. Utilize dados dos clientes para oferecer recomendações personalizadas, promoções direcionadas e mensagens relevantes em tempo real. Isso cria uma experiência mais envolvente e aumenta as chances de conversão, aproveitando ao máximo o Retail Media.

Ao criar anúncios segmentados nos canais publicitários do varejo, os anunciantes conseguem atingir consumidores que estão mais propensos a converter, pois oferecem mensagens e ofertas que fazem sentido ao que eles estão buscando. 

4. Otimizar ações com base em dados 

Tire proveito dos dados gerados em cada ponto de contato na jornada do cliente para aprimorar sua estratégia. A análise contínua das campanhas de Retail Media permitirá identificar pontos de atrito, oportunidades de melhoria e tendências emergentes, garantindo a eficácia contínua da jornada omnichannel.

Tudo isso em tempo real! Você consegue analisar como cada campanha está performando para conseguir fazer ajustes imediatos e que fazem sentido às metas e resultados previamente estabelecidos. Já existem plataformas de Retail Media no mercado que podem auxiliar nisso!

5. Estar presente em momentos importantes 

Identifique os momentos-chave na jornada do cliente e esteja presente em todos eles. Isso inclui a pesquisa de produtos, a tomada de decisão de compra e o suporte pós-compra. O Retail Media pode ser uma ferramenta valiosa para direcionar anúncios e mensagens em cada fase, orientando os clientes ao longo do caminho.

6. Medir o sucesso das campanhas 

Estabeleça métricas claras para avaliar o sucesso da jornada omnichannel com Retail Media, como taxas de conversão, retorno sobre o investimento (ROI/ROAS) e satisfação do cliente. Utilize essas métricas para aprimorar constantemente sua estratégia e resultados.

A experiência de compra do consumidor precisa ser fluida e sem ruídos – independentemente de onde ele vá realizar a compra – seja no ambiente online ou offline. 

Hoje já vemos que o consumidor tem o hábito de fazer pesquisas online quando está na loja física e inclusive comprar no aplicativo e retirar em loja (muitas vezes, já estando nessa loja em virtude de melhores oportunidades de compra). 

Ao adotar essas práticas e utilizar o Retail Media de forma estratégica, anunciantes e varejistas estabelecem uma presença marcante no mercado, enquanto proporcionam aos consumidores uma experiência de compra verdadeiramente omnichannel.
Mas como as grandes marcas fazem isso na prática? Para você compreender melhor os resultados de Retail Media, confira 4 cases de Retail Media que impulsionaram as vendas!

Karine Figueiredo

Head de Marketing na Newtail com experiência em Inbound, Branding, ABM e Retail Media. Forte atuação em diferentes frentes de empresas de tecnologia focadas no varejo e indústria.

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