O Retail Media ganhou destaque devido à necessidade de personalizar ofertas e mensagens de forma direcionada e não invasiva, atendendo às reais necessidades dos consumidores.
Nos Estados Unidos, enquanto a crise financeira de 2008-2009 marcou o início da migração dos gastos com anúncios tradicionais para o online, hoje, os anúncios digitais já representam mais de 50% do total investido em publicidade. A mudança atual envolve a realocação dos recursos de marketing para canais que ofereçam maior mensuração.
Por isso, hoje vamos falar como maximizar o ROAS (Return on Ad Spend) de Retail Media, um dos principais KPIs que anunciantes e varejistas precisam acompanhar para investir no canal.
1. Reavalie seus objetivos e defina resultados desejados
É crucial que os profissionais de Retail Media reavaliem os KPIs que são mais importantes para seus objetivos de negócios e identifiquem quais canais são mais eficazes para atingir essas metas.
Em momentos de desafios econômicos, por exemplo, campanhas de conscientização que humanizam a marca podem ser ferramentas valiosas de construção de reputação.
Já para ações mais diretas e voltadas para a conversão, o uso de tecnologias e parcerias estratégicas são essenciais para minimizar os riscos dos gastos com publicidade e garantir o melhor retorno sobre o investimento.
2. Foque em ações de conversão no funil de Marketing
Embora seja comum acompanhar métricas como CPC e CPM para avaliar a performance das campanhas, é igualmente importante monitorar as métricas de conversão no final do funil de marketing para determinar a verdadeira rentabilidade.
A ênfase deve estar em ações que promovam a fidelidade do cliente, indo além de metas de curto prazo e criando parcerias duradouras.
Transparência entre anunciantes, varejistas e plataformas de Retail Media são fundamentais para o crescimento de ações que gerem resultados mensuráveis. Varejistas devem compartilhar dados de desempenho para otimizar campanhas e gerar valor para o cliente.
3. Implemente mecanismos confiáveis de medição e rastreamento
Com as marcas direcionando mais recursos para publicidade digital, a mensuração torna-se fundamental para comprovar o valor dos investimentos.
No Retail Media, a capacidade de segmentação permite acompanhar com precisão o impacto das campanhas e conectar-se com os consumidores em várias fases da jornada de compra — da descoberta à conversão e ao engajamento contínuo.
4. Desenvolva programas para promover a fidelidade e o valor a longo prazo
Uma das grandes vantagens do Retail Media é a possibilidade de monetizar os esforços de marketing ao se relacionar diretamente com os consumidores. Isso é viabilizado pelos dados proprietários do varejo, os chamados “first party data”, que permitem entender o comportamento do consumidor sem recorrer a informações confidenciais.
O uso desses dados proporciona insights valiosos sobre as decisões de compra e ações no funil, essenciais para identificar e responder às necessidades dos consumidores em qualquer fase da jornada de compra.
Programas de fidelidade são uma maneira eficaz de capturar esses dados e, ao mesmo tempo, oferecem produtos alinhados às preferências dos consumidores. Com o aumento do uso de dispositivos móveis, mensagens de SMS e notificações push também se tornam ferramentas importantes para reengajar os clientes.
Para marcas que desejam manter sua relevância e maximizar o ROAS de Retail Media, colocar o consumidor no centro de suas estratégias é fundamental. Compreender a jornada de compra permite que marcas e varejistas ofereçam uma experiência de compra mais fluida e personalizada, encontrando o cliente certo, com a mensagem certa, no momento certo.
Para aprofundar ainda mais, recomendamos que você compreenda qual é a efetividade de Retail Media em cases reais de mercado. Por isso, confira 4 histórias de sucesso de Retail Media que deram um grande resultado.