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Por que Retail Media se tornou tão popular?
Descubra porque Retail Media se tornou tão falado no Brasil e no mundo nos últimos meses.
28/11/2024 4 minutos de leituraPor Karine Figueiredo
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O Retail Media foi um dos temas mais falados em grandes eventos em 2024, como NRF e vários outros. Além disso, já percebemos que no Brasil os maiores varejistas e anunciantes já estão trabalhando com o canal. 

Segundo a pesquisa Retail Media Insights 2024, 64% das grandes marcas brasileiras já atuam com Retail Media e o mesmo acontece com 55% dos varejistas do país. 

Mas o que aconteceu para que Retail Media se tornasse tão popular no Brasil e no mundo nos últimos meses? 

Para os varejistas, é uma nova e valiosa fonte de receita; para as marcas, é uma forma de se conectar com os consumidores de maneira mais direta e relevante, especialmente em um momento em que outras formas de publicidade digital estão se tornando mais desafiadoras.

Esse texto é baseado no artigo “Retail Media – The untapped potential”, escrito por Philip Adcock, da Adcock Solutions.  

O que é Retail Media? 

O Retail Media refere-se aos espaços publicitários que os varejistas oferecem às marcas dentro de seus próprios ambientes de compra, seja em lojas físicas ou online. 

Pense nos anúncios que você vê em supermercados ou nos e-commerces. Isso pode incluir telas digitais exibindo promoções, produtos destacados em gôndolas (os displays nas extremidades dos corredores), banners, produtos patrocinados ou até ofertas personalizadas enviadas por aplicativos móveis.

Por que Retail Media se tornou tão valioso? 

1. Mudança no comportamento de compra

Nos últimos anos, houve uma grande mudança na forma como as pessoas compram, com mais consumidores fazendo compras online ou usando aplicativos para aprimorar suas experiências na loja. 

Os varejistas perceberam que possuem uma audiência cativa — pessoas que já estão em um estado mental de compra. O Retail Media permite que as marcas alcancem esses consumidores diretamente, no momento em que estão decidindo o que comprar.

2. Acesso aos consumidores

Os varejistas possuem um valioso banco de dados sobre seus clientes, incluindo informações sobre o que compram, com que frequência e quais são seus interesses potenciais – são os chamados first party data. Usando esses dados, as marcas conseguem direcionar seus anúncios com mais precisão, tornando o Retail Media uma opção muito atraente para anunciantes que desejam alcançar o público certo.

Um momento de reflexão…

O Retail Media é uma ferramenta incrível! No entanto, muitos exemplos que analisamos não estão alinhados com a psicologia ou o comportamento dos consumidores. Por exemplo, a atenção do consumidor é extremamente curta (geralmente menos de 1 segundo). Mesmo em uma fila, pesquisas indicam que o tempo médio de atenção do consumidor é inferior a 6 segundos.

O que isso significa? Consumidores NÃO vão ficar parados em um corredor movimentado assistindo atentamente a um vídeo de 20 ou 30 segundos, especialmente se ele estiver acima do campo natural de visão deles.

Outro exemplo: O que os consumidores captam em sua atenção passageira é o que eles retêm. Algumas campanhas “criativas” de teasers podem acabar sendo pouco mais do que uma tela predominantemente em branco.

O diferencial do Retail Media

A mídia dentro da loja é diferente: não é como a publicidade tradicional de TV. Porém, psicologicamente, pode ser uma poderosa ferramenta de reconhecimento de marca e promoção. O que falta para aproveitar todo esse potencial é incorporar a psicologia do consumidor.

Conclusão

O Retail Media rapidamente se popularizou, porque permite que as marcas direcionem seus anúncios aos consumidores de maneira altamente eficaz e imediata, exatamente onde estão realizando suas compras.

Para os varejistas, é uma fonte valiosa de receita, indo além das compras tradicionais em lojas online e físicas. 

Agora, tudo o que precisamos fazer é alinhar o Retail Media às mentes dos consumidores — e isso, em grande parte, ainda é uma oportunidade inexplorada. 

Agora que você compreendeu o poder do Retail Media, que tal se aprofundar um pouco mais no tema? Descubra como começar no canal e se tornar um parceiro estratégico de mídia para grandes anunciantes

Karine Figueiredo

Head de Marketing na Newtail com experiência em Inbound, Branding, ABM e Retail Media. Forte atuação em diferentes frentes de empresas de tecnologia focadas no varejo e indústria.

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