Nos últimos dez anos, o varejo passou por transformações significativas em todo o mundo, impulsionadas pelo crescimento do e-commerce. O número de consumidores online cresceu de 1,66 bilhão em 2016 para 2,14 bilhões em 2021, e a América Latina acompanhou essa tendência de perto.
Com o aumento do uso de plataformas digitais para conectar-se aos clientes e aumentar a receita, o mercado de Retail Media na América Latina demonstra um enorme potencial. Para se ter ideia, segundo projeções da eMarketer, esse canal é o formato de publicidade com o crescimento mais rápido na região.
Pensando nisso, hoje vamos trazer alguns dados e insights que mostram qual é o panorama de Retail Media na América Latina. Confira!
Cenário do Retail Media na América Latina
O Retail Media refere-se ao uso de plataformas do varejo para criar publicidade, utilizando dados de comportamento de compra dos consumidores para criar segmentações restritas e personalizadas. Atualmente, são utilizados diversos canais, como e-commerces, redes sociais, aplicativos e lojas físicas.
Os formatos também são bem diversificados de acordo com a disponibilidade e estratégia do varejo, como Produtos Patrocinadores, Display/Banner, Sponsored Brands, Digital Signage e muito mais. A possibilidades são inúmeras e essa revolução digital abriu novas oportunidades para varejistas e anunciantes na América Latina.
Embora a adoção de estratégias de Retail Media na América Latina tenha ocorrido mais recentemente em comparação com outros mercados globais, o cenário atual é encorajador.
Apesar de desafios como instabilidade econômica e digitalização mais lenta, o investimento em Retail Media na região deve ser de US$2 milhões em 2024, US$5 milhões em 2028 e US$10 milhões até 2032. Isso representa um crescimento de 5 vezes em 8 anos, segundo a eMarketer.
Análise do mercado latino-americano
Com mais de 600 milhões de habitantes, a América Latina é um mercado diversificado e dinâmico, com uma classe média em crescimento, expansão digital e uma cultura forte de consumo. Em 2023, o mercado de e-commerce na região atingiu um valor de mais de US$ 85 bilhões e deve crescer 17% ao ano, à medida que mais consumidores adotam as compras online.
Varejistas latino-americanos, como Mercado Livre, Amazon e Falabella, têm aproveitado o crescimento da base de consumidores digitais, utilizando o Retail Media para conectar marcas a milhões de consumidores.
Oportunidades no cenário de Retail Media na América Latina
O cenário de Retail Media na América Latina está repleto de oportunidades para marcas que buscam explorar esse mercado em rápida evolução. Gigantes do e-commerce como Mercado Livre, Walmart e Amazon lideram a transformação digital, oferecendo aos anunciantes alcance em vários países e oportunidades diversificadas de publicidade e engajamento com o cliente.
Há também uma tendência crescente de social commerce, com plataformas como Facebook e Instagram aumentando 30% ao ano como canais de compras online. Marcas podem interagir de forma personalizada com os clientes, promovendo maior fidelidade.
Supermercados e lojas de departamento também desempenham um papel significativo, criando oportunidades para que marcas anunciem tanto em lojas físicas quanto online. Com o uso de dados proprietários, essas plataformas se tornam um ativo valioso para publicidade direta ao consumidor.
Potencial do Retail Media na América Latina
O mercado de Retail Media na América Latina possui um potencial significativo. Com o crescimento da economia digital e a migração crescente para o comércio online, as oportunidades para marcas se conectarem diretamente com os consumidores só aumentarão.
O mercado ainda está em fase inicial, mas apresenta sinais robustos de crescimento, impulsionado pela adoção do e-commerce, aumento da penetração de smartphones e uso crescente de redes sociais.
A análise de dados e a inteligência artificial estão ajudando marcas e varejistas a aprimorarem suas estratégias de publicidade, permitindo antecipar necessidades e personalizar experiências de compra. No entanto, desafios como regulamentações variadas e a necessidade de uma infraestrutura digital mais robusta ainda precisam ser superados.
O futuro do Retail Media na América Latina
O futuro do Retail Media na América Latina é promissor, com previsão de aumento nos investimentos e crescimento significativo na próxima década. Segundo a eMarketer, Brasil e México atrairão mais de 80% dos investimentos na região, com isso, os dois países vão ditar as tendências de mídia no varejo.
Sendo assim, marcas que desejam capitalizar essa oportunidade devem adaptar suas estratégias de marketing às peculiaridades culturais de cada país. Varejistas, por sua vez, devem continuar a investir em inovação digital para melhorar a experiência do cliente e colaborar com as marcas para criar publicidade relevante e envolvente.
À medida que a América Latina continua a adotar a revolução digital, o Retail Media se posiciona como uma ferramenta poderosa para conectar anunciantes diretamente aos consumidores, oferecendo experiências de compra mais personalizadas e envolventes. Para os varejistas, representa uma oportunidade de novas fontes de receita e fortalecimento das relações com consumidores e marcas.
Se você se interessou pelo panorama do Retail Media na América Latina, é hora de aprofundar no tema! Compreenda o que são anunciantes endêmicos e não endêmicos no Retail Media!