A pesquisa Retail Media Insights, criada pela Newtail, apresenta um panorama de como o mercado de mídia no varejo está se comportando segundo a visão dos principais anunciantes, varejistas e agências de marketing do país.
A edição de 2024 traz análises ainda mais aprofundadas do que 2023 e conta com Enext e Comscore como parceiros.
A Newtail tem como objetivo fomentar o ecossistema de Retail Media no Brasil e ajudar anunciantes, varejistas e agências a utilizarem a estratégia da melhor forma para criarem uma experiência de compra incrível para os consumidores – seja no ambiente online ou offline.
Pensando nisso, neste artigo vamos apresentar os principais insights do estudo. Confira!
A metodologia da pesquisa
A pesquisa Retail Media Insights foi realizada de forma online com pessoas que atuam no mercado, sendo:
O estudo é focado em varejistas, anunciantes e agências. Nesta edição, 52% dos respondentes fazem parte de grandes redes de varejistas, seguidos por 26% de anunciantes ou indústrias e 22% de agências de Marketing.
Além disso, 50% dos participantes da pesquisa possuem o cargo de C-Level/Diretor ou Gerente de grandes varejistas, anunciantes e agências.
Quando abordamos os segmentos de atuação das empresas respondentes, 27% delas são de Alimentos e Bebidas, seguida por 22% de Agências e 12% de Perfumaria, Cosméticos e Saúde.
Confira abaixo alguns exemplos de empresas que participaram da pesquisa na edição de 2024:
Retail Media na visão dos anunciantes
Segundo a Retail Media Insights 2024, 64% das grandes marcas brasileiras já trabalham com Retail Media. Isso mostra a evolução do canal que se expandiu muito rapidamente pelo Brasil. Por outro lado, 36% dos anunciantes ainda não investem na estratégia, o que aponta que ainda há um grande potencial de crescimento para o setor.
Quem ainda não trabalha com Retail Media, afirma que a falta de informações sobre o canal é o principal motivo para o não investimento. Porém, 25% dos anunciantes pretendem investir em Retail Media no próximo ano.
Um dos objetivos da edição da pesquisa de 2024 foi compreender como é o investimento em Retail Media por parte dos anunciantes.
Nesse sentido, 62% das grandes marcas afirmaram que investiram até R$10 milhões em Retail Media nos últimos 12 meses. Além disso, R$25 milhões foi o valor investido por 10% dos anunciantes no último ano.
Também buscamos compreender qual foi o percentual de investimento no canal nos últimos 12 meses. 67% dos anunciantes afirmaram que aumentaram ou dobraram o investimento em Retail Media nos últimos 12 meses.
Também trouxemos uma análise sobre a previsão de investimento em Retail Media nos próximos 12 meses e 81% das grandes marcas afirmaram que pretendem aumentar ou dobrar o valor investido no canal. Isso mostra um aumento de 123% em relação a 2023.
Os anunciantes também apontaram quais são os principais players de Retail Media que eles trabalham ou já trabalharam. 81% das grandes marcas já fizeram ações com Amazon, seguido por Mercado Livre (62%) e Magalu (29%).
Vale apontar os varejistas que não tinham aparecido na primeira edição do estudo e se destacaram nessa, como Panvel (29%), RD Saúde (29%), Pague Menos (24%) e Pão de Açúcar (24%).
Retail Media na visão dos varejistas
Agora, vamos apresentar os principais insights do estudo sob a visão de grandes varejistas brasileiros. A pesquisa Retail Media Insights 2024 apontou que 55% dos grandes varejistas já trabalham com Retail Media no país. Mas ainda há muitas oportunidades para 45% deles que ainda não atuam no canal
Assim como os anunciantes, os varejistas que ainda não trabalham com Retail Media relataram que ainda não começaram, porque não estão preparados.
Banners, Redes Sociais e Produtos Patrocinados são os tipos de anúncios mais utilizados pelos varejistas brasileiros. Mídia Programática também é um canal muito utilizado pelos publishers.
Produtos Patrocinados é o formato de mídia que os varejistas mais trabalham atualmente, seguido por banner, sponsored brands (banner + produto patrocinado) e telas digitais.
Em relação aos desafios para atuar com Retail Media, os varejistas apontaram que a mensuração de resultados e a dificuldade para relacionar campanhas omnichannel são os pontos mais complexos. Além disso, operar por uma plataforma própria que demanda muito esforço do time também foi outro desafio apontado por 34% dos varejistas.
Retail Media na visão das agências de marketing
Com o crescimento de Retail Media no mercado, a pesquisa apontou que 52% das agências de marketing já estão trabalhando com o canal. Mas ainda há um grande mercado a ser explorado por 43% delas que ainda não atuam com a estratégia.
Aquelas agências que ainda não trabalham com Retail Media relataram que – assim como anunciantes e varejistas – não se sentem preparadas para começar, pois falta conhecimento sobre o assunto.
Em relação a esse ponto, inclusive, a Newtail tem trabalhado fortemente para disseminar o Retail Media no Brasil. Por isso, criamos uma Certificação de Retail Media totalmente gratuita! Acesse agora mesmo e se torne um especialista no tema!
Assim como os grandes anunciantes, as agências que geralmente têm essas empresas como clientes, relataram que 38% delas investiram entre R$5 milhões e mais de R$25 milhões em Retail Media nos últimos 12 meses.
Pensando na perspectiva de futuro, o cenário é animador, pois 87% das maiores agências do país pretendem aumentar ou dobrar o investimento em Retail Media nos próximos 12 meses.
Em relação aos varejistas que as agências mais trabalham com Retail Media, 75% delas apontou a Amazon, seguida por Mercado Livre (62%) e Pão de Açúcar (50%).
Como foi possível perceber, o mercado de Retail Media está em um grande crescimento e consolidação no Brasil, já sendo trabalhado por grandes anunciantes, varejistas e agências de marketing. Ainda há muito o que evoluir, mas os dados mostram que estamos no caminho certo.
Nesse artigo, trouxemos alguns dados da nossa pesquisa Retail Media Insights 2024, mas ainda há muito mais no conteúdo completo! Acesse agora mesmo!