Ferramentas para Varejo

QR Code: conheça a tecnologia que está tomando o mercado

Bancos, lojas virtuais, sistemas de pagamento, sistemas de rastreamento, validação em duas etapas, etc. Em todas essas opções, a figura do QR Code tem aparecido de uma forma cada vez mais frequente, operando como um sinônimo de agilidade e segurança.

Isso mesmo! O quadradinho cheio de “borrões” e símbolos estranhos é uma inovação que está, pouco a pouco, tomando o mercado. E a forma como ele é aproveitado justifica a sua utilização tão massiva. Afinal, quem não sabe posicionar a câmera sobre o código?

Seguindo essa ideia, este post irá tratar de falar um pouco mais sobre o QR Code e sobre como essa tecnologia está alterando muitas convenções do mundo do comércio. Então, se a sua intenção é manter seus conhecimentos devidamente atualizados, não deixe de conferir até o fim… vamos começar?

O que é QR Code?

O QR Code, ou Código QR, é um código de barras bidimensional que pode ser escaneado por qualquer smartphone que possua uma câmera. Assim que é lido, o código é convertido em diversos tipos de informação, podendo encaminhar as pessoas para uma url, apresentar um número de telefone, receber pagamentos, etc.

Apesar de estar tendo o seu “pico de popularidade” atualmente, o QR Code já vem sendo aplicado há muitos anos, em segmentos mais específicos. Segundo as informações, a primeira versão do código é datada de 1997, ou seja, ele já existe há mais de 20 anos.

Obviamente, a ascensão da tecnologia guarda relação direta com a ascensão dos smartphones. Assim que esses aparelhos passaram a ser equipados com câmeras, o acesso às informações contidas nos Códigos QR foi democratizado.

Daí, não demorou muito até que as empresas passassem a gerar uma infinidade de códigos para potencializar autenticações e ações de marketing. Aliás, não é exagero algum dizer que os QR Codes acabaram sendo o embrião das famosas carteiras digitais (que também estão crescendo atualmente).

Resumindo, um QR Code é um código de barras evoluído. Devido à sua complexidade, a segurança é notável. E, claro, por força do fato de que a leitura de um Código desses é facilitada pelos smartphones, a ideia acaba se tornando muito atrativa, para os mais diversos fins. Vamos conhecer algumas das aplicações dos códigos QR?

Os muitos usos de um Código QR…

Como pôde perceber, o QR Code pode ser lido de uma forma muito fácil, se o usuário tiver acesso a qualquer câmera de celular para fazer o escaneamento. E como as pessoas hoje em dia não largam seus celulares, o acesso aos QR Codes é quase imediato.

Devido a isso, o código tem se tornado uma presença cada vez mais frequente no mundo atual. Nas autenticações bancárias, por exemplo, o código é frequentemente usado como token de segurança. A cada transação, a pessoa deve escanear o código QR a fim de gerar um número para validar a operação.

Outro exemplo muito popular do uso do QR Code é na sincronização de aplicativos. Nesse caso, a ação que melhor ilustra isso é usar o famoso WhatsApp Web. Isto é, para usar a versão do WhatsApp para navegadores é necessário escanear um QR Code com o app do celular, sincronizando assim todas as informações.

Sistemas de pagamento, códigos de desconto, ações de marketing. Realmente, há muitas operações em que o QR Code surge de uma forma muito útil. E o melhor é que tudo acontece com total agilidade e segurança. Diante de um mundo cada vez mais dinâmico, esse ganho de tempo é muito valioso.

E como usar o QR Code a favor do seu negócio?

Conforme pôde perceber, o QR Code pode ser utilizado em diversas situações. Por isso, não é nada difícil imaginar que ele pode ser utilizado para melhorar alguns aspectos do seu negócio.

Nesse sentido, a primeira grande ideia é oferecer pagamentos via QR Code. Hoje em dia, muitas pessoas já possuem suas contas digitais ou carteiras digitais. Logo, ter a opção de pagamentos por essa via pode ser bem interessante para melhorar a experiência de compra.

Aliás, já existem máquinas de cartão que garantem os pagamentos via Código QR nas lojas físicas. Essa pode ser uma opção bem eficiente, já que, como foi destacado, as pessoas não andam mais sem seus smartphones.

Outra aplicação interessante é nas ações de marketing. Nesse caso, já que o Código QR pode carregar todo tipo de informação, é possível veicular promoções, links com páginas promocionais, dados de contato e muito mais.

Em suma, basta ter um pouco de criatividade para poder fazer uso do código QR de diversas formas em seu negócio. Como a tecnologia já é bem conhecida, qualquer pessoa sabe que basta ler o código pela câmera do celular, ou seja, tudo já é autoexplicativo.

QR Code: use-o com sabedoria…

A tecnologia do QR Code, como pôde verificar, é simples, mas capaz de garantir a celeridade e a segurança de muitos processos. Não à toa, até mesmo instituições bancárias, que lidam com dados que exigem total sigilo, têm feito uso desses códigos para validar informações.

No caso das empresas, o QR Code pode ser aplicado em diversos tipos de ação. Logicamente, o destaque vai para os pagamentos via Código QR, pois essa opção é um diferencial capaz de agilizar os processos ao máximo, melhorando a experiência de compra dos clientes. Portanto, avalie as suas opções e use esses códigos com sabedoria. Desse modo, será possível alcançar resultados bem interessantes em diversas frentes.

Posts Relacionados

Sem comentários

    Deixe um comentário