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O que é Unified Commerce? Entenda a nova tendência do varejo…

A dúvida sobre o que é Unified Commerce tem sido uma das mais frequentes no varejo atualmente. E não é sem motivos. Afinal, esse novo conceito já está movimentando o mundo do comércio, mas suas particularidades, como toda grande novidade, geram muitas confusões.

De modo geral, o Unified Commerce é uma evolução do conceito de Omnichannel (que também levanta dúvidas) e essa velocidade com a qual as evoluções têm acontecido é uma das principais responsáveis pelas muitas dúvidas dos usuários.

Diante desse contexto, este post irá explicar o que é Unified Commerce de uma forma clara e objetiva. Desse modo, você poderá entender como essa tendência irá impactar o seu negócio e moldar o futuro do varejo… vamos aprender?

O que é Unified Commerce?

O conceito de Unified Commerce, ou Comércio Unificado, gira em torno de uma única plataforma agindo como um serviço integrador de todos os canais e informações administrativas do negócio.

Isto é, enquanto o omnichannel trabalha com todos os canais de venda de forma integrada, o  Unified Commerce inclui nesse “pacote”, os setores gerenciais da empresa.

Em outras palavras, podemos dizer que o Unified Commerce é baseado em um sistema que integra todas as áreas de uma empresa, garantindo o acesso de todos a todas as informações operacionais e gerenciais.

Ao adotar essa sistemática, a empresa favorece a integração das equipes de trabalho, já que todo o processo é acompanhado por todos. Em relação ao trato com os clientes, esse sistema garante a interação em diversos pontos, promovendo uma experiência omnichannel ainda melhor.

Obviamente, a ideia toma como base a nova mentalidade dos consumidores, que têm valorizado cada vez mais as grandes experiências de compra. Ao operar de forma integrada, a empresa garante a praticidade do processo e, consequentemente, a satisfação do cliente.

Portanto, o Unified Commerce é um modelo que visa atender aos clientes modernos da melhor forma possível. Não à toa, o conceito têm sido cada vez mais explorado, já que, de certo modo, ele já encaminha as empresas para o futuro do varejo.

O que é Unified Commerce? Estruturalmente falando…

Agora que você já sabe o que é Unified Commerce podemos nos aprofundar no assunto sob um ponto de vista um pouco mais “técnico”, digamos assim. Nesse caso, como tudo funciona com base em um sistema único, é necessário cumprir algumas exigências para poder construir esse modelo. Vamos conferir?

Colocar o cliente no centro das atenções…

Já que a nova mentalidade dos consumidores foi a principal motivadora do conceito de Comércio Unificado, nada mais justo do que colocar o cliente no centro das atenções, para poder explorar o conceito.

Perceba que essa atenção especial visa criar toda a estrutura e um ciclo comercial que gire em torno das necessidades do seu público-alvo. Ao assumir o papel dos clientes, colocando-se sob as perspectivas deles, você estará direcionando melhor todos os seus esforços.

Tecnologia é essencial…

A tecnologia pode ser considerada como o pilar central do modelo de Unified Commerce. E não é difícil saber o porquê disso. Como você sabe o que é Unified Commerce, já tem total noção de que o modelo opera com base em um sistema que garante a integração total de todos os setores do negócio.

Logo, as melhores tecnologias deverão ser aplicadas para garantir que essa integração aconteça da forma mais eficiente possível. Com um sistema avançado, é possível garantir que as equipes trabalhem em total sinergia, visando sempre proporcionar a melhor experiência para os clientes.

A equipe precisa ser treinada…

No último dos principais pilares da ideia de Unified Commerce, temos a necessidade de treinamento. Como se trata de um novo modelo de negócio, as pessoas precisam ser preparadas para poder operar com qualidade.

A sintonia entre as equipes é um fator crucial para que a ideia de Comércio Unificado possa ser explorada com eficiência. A harmonia entre cada setor irá dizer se o seu  negócio será bem-sucedido ou não, dentro desse modelo.

E quais são os benefícios do Unified Commerce…

Em um primeiro momento, o benefício mais óbvio do Comércio Unificado é a forma como ele proporciona novas experiências para os clientes. Hoje em dia, uma jornada de compra prazerosa é tão valorizada quanto preços ou fretes rápidos.

Para quem vende, os benefícios da oferta de prateleiras infinitas, vendas e produtos personalizados, custos reduzidos e o incentivo às estratégias de fidelização são os mais palpáveis.

Ademais, é inegável que, quando tudo está operando de forma perfeita, o gerenciamento de todo o negócio fica mais fácil. Assim, certas operações complexas podem ser realizadas com maior celeridade e com uma redução substancial nos custos.

Logicamente, a tecnologia do sistema unificado é que irá garantir o alcance de benefícios cada vez melhores. Por isso, todos os investimentos na aquisição de sistemas cada vez mais avançados são mais do que indicados.

O que é Unified Commerce? O futuro do varejo…

Como o conceito de Unified Commerce é baseado na nova mentalidade dos consumidores, tudo indica que essa tendência logo irá se transformar em uma regra do mercado.

Portanto, agora que você sabe o que é Unified Commerce, o ideal é começar a estruturar o seu negócio para transitar para essa “nova era” de uma forma mais natural. Avalie os custos envolvidos e sempre use as necessidades dos seus clientes como diretrizes. Desse modo, sem maiores problemas, o seu negócio estará pronto para oferecer aos clientes as jornadas de compra que eles realmente desejam.

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