O maior blog de Retail Media do Brasil: tudo que você precisa saber sobre mídia no varejo!
Retail Media: o que é mídia onsite, offsite e instore?

Retail Media: o que é mídia onsite, offsite e instore?

Descubra o que é mídia onsite, offsite e in-store no Retail Media e crie campanhas altamente segmentadas e mensuráveis!
13/06/2024 5 minutos de leituraPor Diego Dias

O Retail Media é visto como a terceira grande onda da publicidade digital, depois de Search e Social. A estratégia tem ganhado destaque porque permite que varejistas e anunciantes alcancem seus clientes de maneira mais eficiente e personalizada.

Mas para que atinja os resultados esperados, é importante compreender quais são as ativações possíveis. Nesse sentido, estamos falando de mídia onsite, offsite e in-store. É fundamental que as marcas e publishers compreendam esses conceitos para criar campanhas com objetivos bem definidos e altamente mensuráveis. 

Neste conteúdo, vamos explicar o que é cada tipo de ativação para que você possa alcançar os consumidores mais propensos a comprar.

1. O que é Retail Media?

Antes de mergulharmos nos detalhes dos formatos onsite, offsite e in-store, é essencial compreender o conceito de Retail Media.

O Retail Media é uma forma de publicidade que acontece nos canais de venda ou espaços publicitários do varejo, podendo ser online ou offline. O diferencial do canal é a utilização de dados de comportamento de compra dos consumidores para criar campanhas personalizadas e altamente segmentadas, aumentando as chances de conversão consideravelmente. 

Segundo a pesquisa Retail Media Insights, criada pela Newtail, reforça que o Retail Media não é apenas uma tendência, mas uma solução:

  • 73% dos varejistas estão trabalhando com Retail Media.
  • 87% das indústrias pretendem manter ou aumentar o investimento em Retail Media nos próximos 12 meses. 
  • Banners e produtos patrocinados são os tipos de anúncios mais utilizados pelos varejistas. 
  • Retal Media ocupa o 1º lugar entre os canais mais investidos pelos clientes de indústrias nas agências.

2. Qual é a diferença de mídia onsite, offsite e in-store? 

Os formatos onsite são aqueles que ocorrem dentro do próprio ambiente de compra do varejista, como no e-commerce ou aplicativo. Essa mídia tem como objetivo principal impactar o cliente enquanto ele está no processo de decisão de compra, tornando a publicidade mais relevante e aumentando as chances de conversão.

Já a mídia offsite são aqueles anúncios veiculados fora do ambiente de compra, ou seja, em canais externos ao varejista, como redes sociais, mídia programática, TVs conectadas e outros. O formato visa alcançar o consumidor em diferentes pontos de contato, mesmo quando ele não está diretamente engajado em uma intenção de compra.

A ativação in-store é a publicidade que ocorre nas lojas físicas do varejista. Geralmente, são utilizadas as telas digitais ou Digital Signage para veicular os anúncios com foco no momento de consideração e conversão. 

3. Exemplos de anúncios onsite 

Produtos patrocinados 

Um dos formatos mais comuns no formato onsite são os produtos patrocinados que aparecem quando alguma busca é realizada pelo consumidor dentro do e-commerce ou na exposição de alguma categoria no site.  

Veja o exemplo abaixo do site Extra, no qual há produtos patrocinados dentro da categoria de “Smartphones”. 

Banner ou Display 

Outro formato bem comum de mídia onsite é o banner, também chamado de display, que pode estar dentro de alguma categoria, da home ou de acordo com determinada palavra-chave buscada pelo shopper. 

Veja o exemplo abaixo do e-commerce da Panvel, que destacou o banner da marca Dermativ quando a palavra-chave “skincare” foi acionada. 

Sponsored Brands

Sponsored Brands é o formato de anúncio que combina banners e produtos patrocinados em um único espaço, permitindo aos anunciantes criar campanhas atrativas em locais bem posicionados no e-commerce. 

E-mails e notificações personalizadas (CRM) 

Outro formato onsite importante é o envio de e-mails e notificações personalizadas para os clientes cadastrados no programa de fidelidade da marca ou que consentiram em receber comunicações. Portanto, esses dados estão disponíveis no CRM do varejo. 

3. Exemplos de anúncios offsite 

Redes Sociais 

As redes sociais desempenham um papel fundamental nos formatos offsite do Retail Media. As marcas podem utilizar os dados demográficos, comportamentais e de interesse dos usuários para direcionar anúncios altamente relevantes. 

Veja o exemplo abaixo da Ambev (Brahma) que criou anúncios patrocinados no Facebook e da Pedigree que está anunciando um produto em vídeo no Youtube. 

TV Conectada (CTV)

A TV Conectada (CTV) é um formato em grande ascensão no Brasil e também é uma oportunidade de criar anúncios offsite. Os varejistas podem anunciar em plataformas como Netflix, GloboPlay, Amazon Prime e outras. A ideia é promover produtos que se relacionam com o que os usuários estão assistindo. 

Mídia Programática 

Outra opção de anúncios offsite são sites que permitem fazer anúncios e não são do próprio varejo, como portais de notícias, de moda, de esportes, etc. Essa é uma possibilidade para oferecer produtos que se relacionam ao que está sendo noticiado pelo site. 

4. Exemplos de anúncios in-store

Digital Signage ou Telas Digitais 

Nas lojas físicas, o formato onsite consiste no Digital Signage, referente ao uso de displays digitais, como telas de LCD, painéis de LED, projetores ou outros dispositivos, para transmitir informações, anúncios, mensagens ou outro tipo de conteúdo para um público-alvo.

Conclusão

Os formatos onsite, offsite e in-store desempenham papéis complementares no Retail Media, permitindo que as marcas estejam presentes em diferentes momentos da jornada de compra do cliente.

A integração inteligente entre essas abordagens é a chave para o sucesso no Retail Media, proporcionando uma experiência consistente e relevante para os consumidores.

Ao adaptar suas estratégias de acordo com o perfil do público e os canais de comunicação, as empresas podem colher os frutos dessa abordagem inovadora, conquistando clientes engajados e impulsionando suas vendas de forma significativa.

Agora que você compreendeu o que é mídia onsite, offsite e in-store, aproveite para entender como funciona o Retail Media na prática! Descubra como a Casas Bahia aumentou em 569% suas vendas com estratégias bem definidas de mídia no varejo! 

Diego Dias

Especialista em Marketing Digital, sendo responsável por todo tipo de produção de conteúdo, além de análise de métricas e implantação de técnicas que impulsionam as marcas no mercado.

Publicações relacionadas