Meios de Pagamento

Meios de Pagamento: tudo que você precisa saber

Nos últimos tempos, o “mundo” dos meios de pagamento tem passado por mudanças drásticas. Novas tecnologias têm ganhado força e, por consequência, as pessoas têm escolhido novas opções para realizar seus pagamentos. E isso, claro, força as empresas a se adequarem aos novos contextos.

Há algum tempo, cartões de crédito e boletos eram os meios de pagamento principais aqui no Brasil. Na verdade, eles continuam sendo. Porém, agora eles “dividem as atenções” com bancos digitais, carteiras digitais, QR Codes, etc. Tudo está mudando de uma forma muito rápida e adequar-se a isso é essencial para a sobrevivência de uma empresa. Especialmente, uma empresa do varejo.

Sendo assim, mesmo que o Blog da Newtail possua uma categoria totalmente dedicada aos meios de pagamento, este post irá funcionar como um guia com as principais informações e novidades dentro desse “mundo”. Desse modo, a sugestão é que você não deixe de acompanhar até o fim, já que manter-se a par dessas novidades pode garantir a sobrevivência do seu negócio. Vamos começar?

Vivemos uma verdadeira Revolução no “Mundo dos Meios de Pagamento”…

Pode parecer exagero dizer que o “mundo dos meios de pagamento” está passando por uma revolução. Porém, basta observar o quanto esse “mundo” mudou nos últimos anos para perceber que os contextos foram alterados drasticamente,

Como já foi destacado, há alguns anos, as pessoas compravam em lojas físicas e virtuais e realizavam seus pagamentos via boleto, cartão de crédito e dinheiro vivo. Em alguns casos, tínhamos opções para transferências bancárias.

Entretanto, situações como pagar em dinheiro ou por meio de transferências bancárias estão se tornando cada vez mais raras. Até mesmo em lojas físicas, a utilização de cartões de crédito e carteiras digitais está ficando cada vez mais comum.

O que era impensável há alguns anos já está acontecendo. Temos bancos digitais surgindo com uma frequência assustadora, mecanismos de transferência de recursos, carteiras digitais, moedas digitais.

É inegável que a tecnologia está alterando as relações comerciais, tanto em meios virtuais quanto em meios físicos. E sim, essas alterações demandam ajustes, por parte das empresas.

Por exemplo, se o seu público-alvo é formado por “Consumidores Millennials”, é muito possível que seus consumidores só realizem pagamentos por meio das opções tecnológicas mais recentes. Logo, sua empresa deverá estar pronta para receber valores através desse meios.

E o que chama a atenção é a velocidade com que que essas mudanças estão acontecendo. Os pagamentos com QR Code, por exemplo, tiveram um ganho de popularidade enorme no último ano e as previsões indicam que essa tecnologia vai crescer ainda mais.

Adaptação é a chave para a sobrevivência…

A capacidade de se adaptar aos mais diversos contextos é uma das qualidades que mantêm uma empresa viva. E essa ideia pode ser aplicada a essa “revolução dos meios de pagamento”.

Isso quer dizer que a sua empresa deve combater “fogo com fogo”, usando a tecnologia para oferecer aos seus clientes os meios de pagamento que eles desejam.

Nesse sentido, há muitas opções… por exemplo, os bancos digitais já estão oferecendo soluções para empresas. Contas para Pessoas Jurídicas, nesses bancos, apresentam algumas opções muito interessantes, inclusive para facilitar os recebimentos. E esse é apenas um dos muitos exemplos.

De todo modo, o importante é ter a noção de que a sua empresa deve investir em tecnologia. E, nesse caso, os investimentos vão muito além dos meios de pagamento.

Isto é, a tecnologia deve ser aplicada a todas as facetas do seu negócio. Sistemas de gestão, bancos digitais, sistemas de conciliação, sistemas de comércio unificado… ao investir nesses e em outros aspectos, você estará preparando a sua empresa para se adaptar aos mais diversos contextos.

Por consequência, a questão dos meios de pagamento poderá ser resolvida sem grandes problemas. Afinal, a sua estrutura será muito mais sólida e adaptável. Daí, bastará conhecer os meios utilizados pelo seu público-alvo e implementar os devidos sistemas.

E quais são as novidades no mundo do “meios de pagamento”?

Para começar, podemos falar sobre a ascensão dos chamados Bancos Digitais. Esses bancos conseguiram alterar um cultura de muitos anos. Ao ofertar soluções financeiras em meios digitais, essas instituições acabaram abrindo margem para que os consumidores Millennials pudessem aproveitar aquilo que mais amam: a praticidade.

Com as ferramentas desses bancos, as pessoas puderam ter acesso a cartões de crédito digitais, opções para transferências bancárias mais ágeis e dinâmicas e muito mais.

Felizmente, como já foi destacado, alguns dos melhores bancos digitais da atualidade já estão criando soluções para pessoas jurídicas. Dessa maneira, a relação entre clientes que usam bancos digitais e empresas pode ficar em “pé de igualdade”.

Outra novidade que merece atenção é a ascensão dos QR Codes. Esses códigos estão ficando cada vez mais comuns no varejo, até mesmo em lojas físicas. E não é nada difícil entender os motivos que levaram essa inovação a ficar tão popular.

Um QR Code possui um funcionamento muito simples. A pessoa aproxima a câmera do celular e todas as informações presentes no código são lidas em poucos segundos.

Geralmente, bancos e carteiras digitais já possuem leitores de QR Code. Daí, quando a pessoa aproxima a câmera do código, o pagamento é feito. Simples assim!

Segundo algumas pesquisas, os pagamentos via QR Code continuam crescendo, em termos de popularidade. Assim, vai ficar cada vez mais comum vermos os “pontinhos pretos” espalhados por todos os cantos (em meios digitais e físicos).

E no caso de um eCommerce, quais meios de pagamento estão em alta?

Bem, quando falamos especificamente em lojas virtuais, os meios de pagamento, de certo modo, vão se acumulando. Isso quer dizer que, embora algumas opções sejam pouco utilizadas, alguns sites ainda fazem uso delas, como é o caso das transferências bancárias.

De qualquer forma, o setor do eCommerce também tem sido modificado pelos bancos digitais e pelos pagamentos via QR Code. Em alguns sites, você pode encontrar o código bem visível. Aliás, os Códigos QR estão sendo muito utilizados para o recebimento de doações. Incrível, não acha?

Além das novidades mais recentes, os gateways de pagamento também têm melhorado a forma como sua atuação acontece. Nesse sentido, temos o checkout transparente, que agiliza bastante o fechamento de uma compra.

Serviços de intermediação, como o PayPal, também têm se adaptado às inovações. No caso desses serviços, a pessoa realiza o pagamento diretamente para a empresa intermediadora. E dentro da plataforma dessa empresa terceirizada, as opções, em termos de meios de pagamento, são muitas.

Em suma, a questão dos meios de pagamento dentro de um eCommerce pode ser um pouco menos complicada, já que o meio digital permite ajustes rápidos e costuma lidar com clientes mais inclinados a usar soluções tecnológicas inovadoras.

Os melhores meios de pagamento são aqueles que os seus clientes usam…

Para arrematar, é bom você ter em mente que não adianta disponibilizar um meio de pagamento que nenhum dos seus clientes utiliza. E o mesmo vale no caso contrário, ou seja, se você não oferece o meio de pagamento favorito dos seus clientes, você estará perdendo dinheiro.

Percebe como essa questão de meios de pagamento guarda relação direta com a experiência do cliente? Os consumidores atuais desejam praticidade. Por conta disso, disponibilizar os meios de pagamento mais utilizados por eles é a melhor decisão.

Logicamente, para poder decidir quais meios de pagamento oferecer, muitos estudos deverão ser feitos. Entender os clientes e suas preferências é essencial para poder personalizar a jornada de compras e garantir que toda a experiência seja memorável.

E, claro, você tem sempre que observar a capacidade que a sua empresa possui para proporcionar um serviço. Em alguns casos, será necessário investir em tecnologia e infraestrutura. Faça bons estudos nesse sentido, a fim de julgar quando a relação custo x benefício será realmente satisfatória.

Concluindo, o “mundo dos meios de pagamento” continua passando por alterações drásticas. Novas soluções têm surgido a todo momento e muitas delas têm ficado bastante populares. Diante disso, o ideal é ficar por dentro de tudo que está acontecendo e analisar como essas mudanças alteram o perfil dos seus clientes. Se for necessário realizar algum investimento, faça tudo com foco nos desejos dos seus consumidores e nas condições do seu negócio. Boa sorte! Até mais…

Posts Relacionados

Sem comentários

    Deixe um comentário