Dia a dia do varejo

9 livros que um dono de ecommerce deve ler e as dicas mais importantes

Quando pensamos em uma lista de livros que um dono de ecommerce deve ler, a intenção é dar ao empreendedor uma visão mais ampla do próprio empreendimento.

Certos livros são inspiradores, outros, mais práticos e cheios de dicas. Contudo, em todos eles, o aprendizado é muito valioso. Como dizem por aí, conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de nós. Então, por que não aprender mais?

Pensando nisso, esta lista com 9 livros que um dono de ecommerce deve ler, tratará de lhe apresentar opções capazes de expandir a sua mente. Com os ensinamentos desses livros, a forma como você encara o seu negócio irá mudar.

Sendo assim, acompanhe a lista até o fim e preste bastante atenção às principais dicas. Os livros que um dono de ecommerce deve ler são uma verdadeira “faculdade” de empreendedorismo. Vamos começar?

A Cauda Longa (Chris Anderson)

Abrindo esta lista de livros que um dono de ecommerce deve ler, temos o famoso “A Cauda Longa”. Esse livro, do autor Chris Anderson, já se tornou um clássico dentro da literatura do mundo dos negócios.

O maior valor desse livro está na forma como os ensinamentos consolidam a ideia de nichos e forma de explorá-los. Essa é uma leitura muito indicada para quem ainda está pensando em abrir seu negócio. E o interessante é que tudo é exemplificado com dados surpreendentes!

Vai Fundo! (Gary Vaynerchuk)

Ainda com foco em quem está apenas pensando em começar seu negócio, o livro “Vai Fundo!”, do autor Gary Vaynerchuk, pode ser considerado o motivador final. Isto é, o reforço, o incentivo que você estava precisando para começar a agir.

Esse livro é um dos mais populares da atualidade e ele ajuda qualquer empreendedor a compreender que é possível transformar paixões em negócios lucrativos na internet. Nesse caso, sendo um ecommerce ou não. Certamente, é um dos livros que um dono de ecommerce (empreendedor digital) deve ler.

O Comportamento do Consumidor (Michael Solomon)

O livro “O Comportamento do Consumidor: comprando, possuindo, sendo”, do autor Michael Solomon, aborda um dos temas mais complicados para qualquer tipo de negócio. Afinal, entender o consumidor, definir padrões e personas é sempre um grande desafio.

Com a apresentação de cases de sucesso e esquemas práticos, o livro facilita o processo de “entrar na mente do cliente”. Dessa maneira, o desafio de definir um público-alvo e criar uma persona adequada fica mais fácil de ser superado.

Não me Faça Pensar (Steve Krug)

Agora podemos entrar em um grupo de livros voltados à otimização de um ecommerce. Nesse caso, “Não me Faça Pensar: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web”, do autor Steve Krug, é uma verdadeira bíblia para quem deseja entender o comportamento das pessoas na internet.

Com os ensinamentos desse livro, a criação de uma loja virtual acontece de uma forma extremamente eficiente. Saber comunicar e arquitetar páginas é um dos pontos mais importantes para alcançar altos níveis de conversão. Resumindo, esse é mais um dos livros que um dono de ecommerce deve ler (urgentemente).

Otimização de Conversão (Khalid Saleh e Ayat Shukairy)

Seguindo a linha da otimização de um ecommerce, temos o livro “Otimização de Conversão: A Arte e a Ciência de Converter Prospects em Clientes”, dos autores Khalid Saleh e Ayat Shukairy). Aqui nós temos uma série de dicas práticas para aumentar as taxas de conversão de forma substancial.

Esse livro funciona como um verdadeiro guia. Com uma boa série de dicas práticas, a leitura ajuda o empreendedor a traçar toda a jornada do consumidor até o ponto em que ele decide fechar a compra. Vale a pena ler e aplicar essas belas dicas!

Crie Seu Mercado no Mundo Digital (Bruno de Oliveira)

Fechando essa combinação de livros de otimização, temos o valioso “Crie seu Mercado no Mundo Digital”, do autor Bruno de Oliveira. Essa é uma alternativa completa e, sem dúvidas, um dos principais livros que um dono de ecommerce deve ler.

O livro apresenta todas as técnicas desenvolvidas pelo autor (ao longo de quase 20 anos) para gerar um ecommerce de sucesso. Essa opção é um guia completo, que apresenta todas as faces de um ecommerce de uma forma muito clara. Seja para iniciantes ou empreendedores na ativa, o conteúdo será útil de alguma forma.

Satisfação Garantida (Tony Hsieh)

Para fechar a nossa lista de livros que um dono de ecommerce deve ler, teremos a partir daqui uma sequência de livros inspiradores e enriquecedores. No caso de “Satisfação Garantida”, do autor Tony Hsieh, podemos ter uma série de lições diretamente com o CEO da Zappos.

Para quem não conhece, a Zappos é um ecommerce que foi fundado em 1999 e, dez anos depois, foi vendido por 1,9 bilhão. Dentre as principais lições, o foco no atendimento ao cliente é um destaque que merece a sua atenção!

Sem Limites (José Eduardo Costa)

Continuando com essa “seção motivacional”, temos o livro “Sem Limites: da pequena loja de sapatos ao maior ecommerce esportivo da América Latina”, do autor José Eduardo Costa.

O livro conta a história da Netshoes e consegue realmente inspirar quem está apenas começando. Além disso, há muitas sacadas interessantes que podem ajudar os mais experientes a abrirem os olhos para situações importantes em um ecommerce.

A Loja de Tudo (Brad Stone)

Fechando a lista com os livros que um dono de ecommerce deve ler, temos “A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a história da Amazon”, do autor Brad Stone. Nesse livro, temos um “curso completo”, com aprendizado e muita inspiração.

O curioso é que o conteúdo funciona como uma biografia do criador da Amazon e ainda apresenta as grandes ideias que fizeram a empresa se tornar uma das maiores do mundo. Essa é mais uma leitura obrigatória para quem está pensando em ingressar no mundo do ecommerce.

Inclua os livros que um dono de ecommerce deve ler na sua biblioteca

Como pôde notar, a ordem de apresentação dos livros considerou uma ideia evolutiva. Isto é, os três primeiros títulos ajudam na concepção da ideia. Os três seguintes favorecem a otimização. Os três últimos, por sua vez, trazem sacadas de pessoas bem-sucedidas no ramo e uma dose perfeita de motivação.

Portanto, com esses 9 livros que um dono de ecommerce deve ler, é possível fazer um “curso completo” de como empreender no segmento. Leia tudo com atenção e, sem dúvidas, não haverá limites para o que você poderá fazer dentro desse universo.

Posts Relacionados

Sem comentários

    Deixe um comentário