A evolução do e-commerce no Brasil e no mundo tem possibilitado a experimentação de novas estratégias de marketing, como o Retail Media e o H-Commerce. Esses dois conceitos estão relacionados a experiências de compra mais personalizadas, integradas e humanas.
Com um consumidor cada vez mais omnichannel e exigente, varejos e fabricantes precisam focar em acompanhar a jornada de compra que não é linear, mas que oferece dados valiosos.
Por isso, hoje vamos falar sobre um conceito que tem sido cada vez mais trabalhado no varejo: o H-Commerce, ou seja, a era das compras híbridas e como isso tem impacto no Retail Media. Acompanhe!
O que é H-Commerce?
H-Commerce significa “Human Commerce”, ou seja, é a capacidade de criar relações humanas para personalizar a experiência de compra online.
Esse conceito tem como objetivo reforçar que a relação entre varejo, fabricante e consumidor não deve ser pautada apenas em números. Toda compra é realizada por uma pessoa real, que possui seus desejos, necessidades e sentimentos. Por isso, as experiências de compra precisam ser focadas em ações envolventes e agradáveis, que mexam com as emoções e fidelizem os clientes.
Portanto, as marcas que trabalham com o H-Commerce não oferecem apenas seus produtos e serviços, elas estão focadas em criar conexões significativas com os consumidores no ambiente online.
Quais são os pilares do H-Commerce?
Existem alguns pilares que direcionam as estratégias do H-Commerce, como:
1. Personalização
O H-Commerce coloca um grande foco na personalização. As marcas utilizam dados e análises avançadas para entender o comportamento do consumidor, suas preferências e necessidades. Isso permite que elas ofereçam recomendações personalizadas e experiências de compra sob medida.
2. Experiência do cliente
O H-Commerce prioriza a experiência do cliente. Isso inclui a criação de sites e aplicativos amigáveis, chatbots eficientes para atendimento ao cliente, opções de pagamento simples e seguras, experiências de realidade aumentada e outros.
3. Engajamento
As marcas de H-Commerce investem em estratégias de engajamento contínuo. Isso pode incluir a criação de conteúdo relevante, a participação em mídias sociais e programas de fidelidade para incentivar os consumidores a retornar.
4. Omnicanalidade
O H-Commerce não se limita a um único canal de vendas. As marcas buscam uma abordagem omnicanal, permitindo que os clientes comprem onde e quando desejarem, seja em um site, aplicativo móvel, loja física ou mesmo através de assistentes de voz.
Qual é o impacto do H-Commerce no Retail Media?
Se você tem acompanhado o nosso blog, já deve ter lido vários conteúdos sobre Retail Media por aqui, a terceira onda da publicidade digital.
O Retail Media é a publicidade realizada nos canais de venda ou espaços publicitários do varejo. Esse novo canal se conecta com o H-Commerce de forma direta, pois o seu diferencial está na utilização de dados do comportamento de compra do consumidor para criar campanhas personalizadas e altamente mensuráveis.
Portanto, ao combinar Retail Media e H-Commerce, as marcas conseguem atingir um público extremamente qualificado no local certo, no momento certo. Isso permite que varejistas e anunciantes compreendam a fundo a jornada de compra do shopper e façam ofertas que atendam às suas necessidades e desejos.
Abaixo você confere alguns benefícios na relação entre Retail Media e H-Commerce.
1. Acesso a milhões de dados de consumidores
Com foco na personalização da experiência de compra, varejos que trabalham com Retail Media possuem uma infinidade de dados sobre o comportamento do consumidor, o que permite criar abordagens humanizadas e mais precisas. Isso inclui dados demográficos, transacionais e outros.
2. Compreensão da jornada de compra
O Retail Media permite que as marcas entendam melhor o contexto em que os consumidores estão fazendo compras. Isso significa que os anúncios podem ser mais relevantes e oportunos, aumentando as chances de conversão.
3. Presença mais forte nas redes sociais
As estratégias de H-Commerce muitas vezes incluem uma forte presença nas mídias sociais. Isso se traduz em oportunidades de publicidade mais eficazes nas plataformas de mídia social, onde as marcas podem interagir diretamente com os consumidores.
4. Criação de parcerias estratégicas
Um dos grandes fundamentos do Retail Media é a colaboração de dados entre indústria e varejo, pois são esses dados que permitem criar parcerias estratégicas para atingir os objetivos esperados, fidelizando e engajando os consumidores.
5. Anúncios mais qualificados e direcionados
À medida que as marcas de H-Commerce buscam criar experiências autênticas para os consumidores, a publicidade nativa e o conteúdo patrocinado tornam-se estratégias valiosas no campo do Retail Media.
6. Medição em tempo real das campanhas de mídia
O Retail Media permite que as campanhas de mídia sejam acompanhadas em tempo real. Portanto, ao acompanhar o ROI de forma imediata, é possível ajustar as estratégias de marketing, alterando as abordagens para que sejam mais eficientes e focadas na melhor experiência possível para os consumidores.
Cases de H-Commerce
Uma das maneiras de estabelecer essa relação humana com os consumidores no e-commerce, é utilizar as tecnologias disponíveis. Muitas marcas estão apostando em realidade aumentada para proporcionar experiências memoráveis.
A loja online da Nike, por exemplo, permite que o comprador “experimente” os produtos de forma virtual e crie uma postagem nas redes sociais, com cenários personalizáveis.
Fonte: IAB
Além disso, o Walmart está realizando diversos testes de realidade aumentada em suas categorias para oferecer experiências online mais próximas ao que o consumidor experimenta nas lojas físicas.
Em 2022, a Amazon também lançou uma ferramenta de teste virtual para tênis das marcas da Puma, Adidas e New Balance.
Portanto, quando as marcas e varejistas unem informações de first party data, ou seja, os dados primários que o varejo possui dos consumidores com abordagens humanas e relacionadas ao momento de compra do shopper, as chances de fidelização, fortalecimento da marca no mercado e aumento das conversões, são muito maiores.
Isso mostra que unir Retail Media e H-Commerce é um dos grandes segredos para oferecer uma experiência de compra incrível e diferenciada para consumidores que estão cada vez mais exigentes e atentos a quem realmente se importa com eles.
Você já sabia o que era H-Commerce e qual é o seu impacto no Retail Media? Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado nesse conhecimento! Aproveito para te convidar a compreender mais como as grandes marcas estão trabalhando com Retail Media: descubra como a Ambev aumentou suas vendas em 20% com análise do comportamento do consumidor!