Ferramentas para Varejo

Gerador de QR Code: entenda como funciona essa ferramenta!

Os Códigos QR, ou QR Codes, têm se tornado uma presença cada vez mais marcante no mundo. Pessoas e empresas têm feito uso dessa tecnologia para os mais diversos fins. E sim, com um Gerador de QR Code você também pode entrar nesse novo universo, potencializando uma série de ações para o seu negócio.

Um QR Code pode ser “carregado” com uma boa série de informações e aplicado para diversas finalidades. Por isso, a geração de um QR Code começa muito antes da utilização de uma ferramenta que gera o código. Muitos planos devem ser feitos antes de formar o código.

Sabendo disso, este post não irá apenas mostrar como funciona um Gerador de QR Code, mas também, como você deve idealizar o código e sua aplicação. Então, se você quer fazer uso dessa tecnologia de uma forma realmente eficiente, não deixe de conferir até o fim… vamos começar?

A preparação para gerar o QR Code…

Como foi destacado, usar o Gerador de QR Code é a parte mais fácil do processo. O que dá trabalho realmente é definir como o código será utilizado, onde ele será exibido, com qual intuito ele será utilizado, etc.

Nesse sentido, a única forma de definir esses aspectos é através de muita pesquisa. Para começar, você deverá conhecer a fundo o seu público-alvo. Perguntas do tipo:

  • Como o meu público vai preferir lidar com os códigos?
  • Que tipo de informação meu público quer consumir?
  • Como o QR Code pode favorecer a experiência do meu público?

Esse tipo de pergunta é que deverá nortear as suas pesquisas. Ao manter o foco nos usuários do seu QR Code, você terá diretrizes muito mais interessantes para garantir a eficiência das suas ações.

E, claro, ao ter os dados acerca do seu público, você vai ter uma noção clara dos desejos dele. Daí, poderá direcionar as suas ações para o atendimento desses desejos. Com um objetivo a ser alcançado, todas as estratégias farão mais sentido.

Por consequência, você terá uma meta para cada QR Code gerado. Por exemplo, se o seu público gosta de saber sobre as informações nutricionais de um alimento, o QR Code nas embalagens, apresentando essas informações, será perfeito. Entendeu o raciocínio?

Resumindo, antes de ir até um Gerador de QR Code, é imprescindível ter uma estratégia bem definida. Um QR Code que não serve para ninguém é apenas um conjunto de borrões, não se esqueça disso.

Como usar o Gerador de QR Code…

Bem, como os QR Codes são uma verdadeira “febre mundial”, não é difícil ir até a internet e encontrar uma infinidade de sites que oferecem um Gerador de QR Code. Obviamente, existem opções mais avançadas, outras mais simples, opções pagas, gratuitas, etc.

No entanto, mesmo com tanta variedade, o funcionamento básico de um Gerador de QR Code é sempre o mesmo. Isto é, basta inserir as informações no Gerador, seguir os passos da ferramenta e gerar o seu código.

Mesmo que tudo seja muito simples, iremos apresentar o passo a passo com a ferramenta QR Code Generator, que é uma das mais populares. Acompanhe…

Usando o QR Code Generator…

  • Vá até o site: https://br.qr-code-generator.com/;
  • Logo na página principal, você já encontrará a ferramenta, pronta para ser utilizada;
  • Acima da caixa de texto, você verá algumas opções para gerar QR Codes para URLs, vCards, Textos, Emails e afins. Algumas dessas opções exigem que você faça o cadastro gratuito no site;
  • Para fazer o cadastro, basta selecionar uma dessas “opções restritas” e depois clicar no botão “Cadastre-se Grátis”;
  • Na página de cadastro, basta inserir o seu email, criar uma senha e clicar no botão “Registre-se Agora”;
  • Você receberá um email, para confirmar a sua conta. Basta clicar no link de ativação e pronto;
  • Após ter feito o login, você terá acesso a um painel de controle;
  • No canto superior direito, basta clicar em “+ Create QR Code” para começar o processo de criação;
  • Selecione o tipo de código que você deseja criar e clique em “Next”;
  • Você terá acesso a algumas ferramentas de customização. Use-as para personalizar o seu código ao máximo;
  • Após clicar em “Next” mais uma vez, você poderá visualizar o seu QR Code, podendo fazer novas customizações ou o download do código.

Faça bom uso do Gerador de QR Code…

Como pôde notar, usar um Gerador de QR Code é a parte mais fácil do processo de aplicação de um código QR. Mesmo que tenhamos apresentado apenas o site QR Code Generator como exemplo, todas as ferramentas que geram esses códigos são bem intuitivas e fáceis de manusear.

Contudo, mais uma vez, é importante ressaltar que o QR Code deve ser criado apenas quando você já tiver realizado todos os estudos necessários acerca do seu público-alvo e definido as estratégias nas quais a utilização do código será apenas um meio para o alcance de um objetivo maior.

Ter essa noção irá garantir que os seus códigos cumpram a missão de gerar o engajamento das pessoas e, consequentemente, fazê-las realizarem as ações que realmente geram resultados para o seu negócio. Sem um plano bem definido, o código não terá muita serventia.

Portanto, agora que você já sabe como usar um Gerador de QR Code dê atenção especial à fase de pesquisa. Faça os devidos estudos acerca do seu público-alvo e, com toda a certeza, suas estratégias, com a aplicação dos códigos QR, serão muito mais eficientes. Pode apostar.

Posts Relacionados

Sem comentários

    Deixe um comentário