Dia a dia do varejo

5 estratégias para ganhar relevância no marketplace

Como lojista, você já deve saber que realizar vendas nos grandes marketplaces do Brasil pode ser uma ótima forma de melhorar seus resultados. Obviamente, não é só você que tem consciência disso, ou seja, a concorrência é enorme. Por isso, é importante definir boas estratégias para ganhar relevância no marketplace.

Cada marketplace tem suas particularidades e, até mesmo, formas de realizar anúncios mais eficientes para impulsionar vendas. Contudo, existem certas estratégias simples que podem lhe ajudar a ganhar maior notoriedade.

Nesse sentido, este post tratará de lhe apresentar 5 estratégias para ganhar relevância no marketplace. Seguindo essas dicas, você aprenderá a otimizar a forma como seus produtos são apresentados e encontrados pelos clientes.

Então, se a sua intenção é encontrar boas estratégias para ganhar relevância no marketplace em que o seu negócio atua, não deixe de acompanhar até o fim. Sem dúvidas, as dicas que verá aqui irão fazer muita diferença. Vamos começar?

Estratégia para ganhar relevância: preços competitivos…

Os marketplaces são marcados por terem um grande nível de competitividade. Assim como você está aplicando estratégias para ganhar relevância no marketplace, seus concorrentes também estão.

Por isso, trabalhar com preços acessíveis é essencial. Veja bem: geralmente, os consumidores buscam as grandes lojas por acreditarem que, no mundo online, os preços serão mais acessíveis. Logo, o ideal é ajustar os preços dos seus produtos para torná-los mais atrativos.

Lembre-se apenas de monitorar as ações dos seus concorrentes. Caso o seu preço fique muito abaixo do praticado no mercado, levantará suspeitas sobre a procedência e a qualidade.

Resumindo, faça uma boa análise da concorrência e tente apresentar um preço compatível, mas bem competitivo. Observe, claro, os números do seu negócio, para evitar descontos que podem prejudicar os seus ganhos.

Estratégia para ganhar relevância: ofereça a melhor entrega…

Frete grátis e entrega rápida costumam chamar a atenção de qualquer cliente. Nesse caso, perceba que não são poucos os casos em que um cliente encontrou o produto que procurava, por um preço interessante, mas desistiu quando viu que o frete era “puxado demais” ou o prazo de entrega era muito longo.

Não, não é fácil otimizar a logística de entregas, mas qualquer ajuste nesse sentido fará toda a diferença. Aliás, mesmo que o seu preço tenha que ser um pouco mais elevado, vale a pena adotar algumas técnicas, como as seguintes:

  • Firmar parcerias com transportadoras a fim de conseguir valores de frete mais atrativos e prioridade nos envios;
  • Oferecer promoções do tipo: “para compras acima de tal valor, frete grátis”;
  • Oferecer frete grátis para certas categorias de produtos.

O ideal é entender que ajustes no frete podem ser ótimas estratégias para ganhar relevância no marketplace. Tente estudar soluções para fazer isso com eficiência.

Estratégia para ganhar relevância: otimize a imagem dos produtos…

Assim como acontece com o feed das Redes Sociais, o “feed” dos marketplaces deve ser povoado com imagens capazes de chamar a atenção dos consumidores. Para tanto, trabalhar a imagem dos produtos é essencial.

Dependendo do item a ser comprado, o consumidor deseja ter uma boa noção de como ele é realmente. Por isso, fotos de qualidade, exibindo os detalhes mais importantes do produto podem fazer toda a diferença.

Em uma loja física, os consumidores podem ver os produtos, no mundo digital não. Sendo assim, é imperativo proporcionar uma experiência muito próxima do palpável. Imagens de alta qualidade fazem a diferença, não negligencie esse ponto!

Estratégia para ganhar relevância: descrições, especificações e classificações…

Quando um consumidor entra em um marketplace, ele está por conta própria. Isto é, ele não tem um vendedor por perto, para guiá-lo e fazer uma apresentação mais clara do produto e suas funcionalidades.

Isso quer dizer que todas as suas descrições devem ser muito bem feitas. Em conjunto com as boas imagens, a descrição ajudará a tornar o seu produto mais palpável. Apresente tudo de uma forma otimizada, incluindo especificações e detalhes que realmente importam para o consumidor.

Além do mais, faça o possível para categorizar os seus produtos nas seções corretas. Consumidores inexperientes costumam ir até as guias de categorias para “navegar” pelas opções. Garanta que a busca delas irá encontrar o seu produto.

Outra dica muito útil diz respeito ao cadastro do EAN (European Article Number) dos produtos. O EAN é um conjunto de números que acompanha o código de barras do produto.

Quando você fizer o cadastro do item no marketplace, insira esse número em um campo específico (quando houver). Isso ajudará os algoritmos da busca da plataforma a identificarem o seu produto de forma mais fácil.

Estratégia para ganhar relevância: qualidade é tudo…

Dentre as estratégias para ganhar relevância no marketplace, apostar na qualidade, tanto dos produtos, quanto dos atendimentos, sempre será a melhor escolha.

Para construir uma boa reputação nos marketplaces, conseguir bons reviews e boas classificações, por parte do clientes, é essencial. Essas avaliações ajudam as plataformas a considerarem seus anúncios em detrimento dos concorrentes.

E, claro, com um bom atendimento, o seu negócio conquista um novo cliente. Junte todas as estratégias apresentadas aqui, tendo sempre em mente a qualidade e não vai demorar muito, os seus resultados estarão aumentando consideravelmente.

É a hora de aplicar essas estratégias para ganhar relevância no marketplace…

Como pôde perceber, as 5 estratégias apresentadas aqui são de fácil aplicação. Mesmo que elas demandem muitas ações e muito planejamento, vale a pena executá-las. Afinal, em conjunto, elas trarão resultados muito bons para o seu negócio.

Portanto, use as estratégias para ganhar relevância no marketplace com sabedoria. Entenda o seu público alvo e tente oferecer soluções de qualidade para ele. Desse modo, seus números irão melhorar consideravelmente.

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