Dia a dia do varejo

Estratégias de Pós-Venda: dicas para interagir com o cliente

Em um mercado no qual uma boa interação entre negócios e pessoas tem se tornado cada vez mais importante, as Estratégias de Pós-Venda têm ganhado maior relevância, já que é com essas ações que essa interação acontece de uma forma muito mais eficiente.

Esse tipo de estratégia tem como objetivo principal a fidelização dos clientes. Afinal, o Pós-Venda é o responsável por cuidar das pessoas que já interagiram com a sua marca, fazendo com que elas, por terem sido muito bem atendidas, retornem para comprar mais ou atuem como promotores do seu negócio, ao indicá-lo para parentes e amigos.

Sabendo disso, este post tratará de lhe apresentar algumas estratégias de Pós-Venda que podem melhorar, e muito, a forma como a sua empresa interage com os clientes. Então, continue acompanhando com atenção, ok?

Estratégias de Pós-Venda: por que apostar nelas?

Antes de falarmos sobre algumas interessantes estratégias de Pós-Venda, devemos ter uma noção melhor da importância dessas ações. Nesse caso, não é difícil perceber que a importância de tudo reside no fato de que clientes fiéis tendem a comprar mais da sua empresa e promovê-la em seus círculos sociais.

Para comprovar isso, basta fazermos uma pequena reflexão, veja bem: você já comprou algo de uma marca que gostou muito? E quando alguém lhe pergunta sobre o produto, você o indica? E se você gostou do produto, não fica mais inclinado(a) a comprar uma versão mais nova desse item, junto à mesma empresa?

Muito provavelmente, as respostas para as perguntas apresentadas acima são sim… não é verdade? Bem, essa é a real importância de fidelizar os clientes. E, claro, a fidelização não acontece apenas por conta da qualidade do produto. O atendimento também conta.

Nesse sentido, você já deve ter ouvido alguém indicando uma loja apenas pelo atendimento. Sim, é isso que as empresas têm buscado ultimamente.

Essas situações e reflexões nos permitem concluir que as estratégias de Pós-Venda têm o intuito de favorecer a fidelização de clientes através da oferta de um atendimento de qualidade, com um suporte sempre presente…

Estratégias de Pós-Venda: as melhores ideias…

Conforme pôde notar, as estratégias de Pós-Venda podem favorecer a fidelização ao máximo. Por isso, conhecer ações diferenciadas, capazes de impulsionar o seu negócio nesse sentido é essencial. Então, continue acompanhando para ter belas ideias…

Follow-Up…

Apesar de simples, o Follow-Up é uma das estratégias de Pós-Venda mais eficientes que existem. Nesse caso, trata-se de uma forma de acompanhamento dos processos, assim que o cliente fecha uma compra.

O Follow-Up pode funcionar até mesmo com um simples email do tipo “tudo certo com a sua compra?”. Sim, trata-se de uma técnica bem básica, mas que funciona.

Para alcançar bons resultados com essa estratégias, é bom saber de qual forma o seu cliente prefere se contatado e preparar mensagens respeitosas que deixem clara a intenção de ajudar o cliente. Não, você não precisa oferecer produto algum, basta demonstrar o interesse em ajudar.

Pesquisas de desempenho…

Toda pessoa gosta de ter suas opiniões ouvidas. Logo, a utilização de pesquisas de desempenho acaba se tornando uma das melhores estratégias de Pós-Venda.

Essa estratégia gira em torno da elaboração de questionários interessantes para os clientes. Para viabilizar essa estratégia, basta montar o questionário e disponibilizá-lo para os clientes no momento oportuno.

Um boa ideia é personalizar a pesquisa, levando o cliente a se sentir ainda mais importante. Esse tipo de ação tem muitos efeitos positivos, já que ele permite que o cliente se sinta bem por estar sendo ouvido e garante ao seu negócio uma fonte valiosa de informações.

Brindes e lembrancinhas…

Quem não gosta de receber um presente? E é com base nesse raciocínio que muitas empresas têm apostado nesse tipo de ação para melhorar seu Pós-Venda. E não, não precisa ser um presente caríssimo. Uma lembrancinha já tem um efeito positivo, como um “mimo” para o cliente.

Uma das coisas mais importantes em qualquer uma das estratégias de Pós-Venda é deixar claro para o cliente que ele é importante. E enviar brindes de forma esporádica ou um cupom de desconto adicional (junto com a compra) podem ser boas ideias.

Atendimento de qualidade…

Nem sempre as coisas saem do jeito que a gente deseja, não é mesmo? Por isso, quando um cliente tem um problema relacionado à sua empresa, não pense que você não poderá fidelizá-lo nunca mais.

Problemas, como já foi dito, acontecem, mas, no caso das relações comerciais, é a forma como o problema é tratado que importa. Até mesmo nos casos de devolução de produtos, os clientes tendem a ficar encantados com empresas que facilitam o processo ao máximo.

Sendo assim, dentre todas as estratégias de Pós-Venda existentes, realizar o melhor atendimento possível sempre será a alternativa mais eficiente. Atenda com qualidade, coloque-se no lugar do cliente. Seu negócio só tem a ganhar com essas ações.

Vamos aplicar essas Estratégias de Pós-Venda?

Chegamos ao fim de mais um post e, com certeza, agora você já tem tudo que é necessário para começar a melhorar os resultados do seu negócio em relação à fidelização de clientes. Isto é, basta aplicar as dicas apresentadas e já estará no caminho certo.

Estratégias de Pós-Venda podem gerar resultados incríveis, quando são bem aplicadas. Para tanto, estude bastante o seu público-alvo e defina a melhor forma de interação. Depois disso, é só aplicar as estratégias cabíveis e fortalecer um relacionamento que terá tudo para gerar excelentes resultados ao longo do tempo.

Posts Relacionados

Sem comentários

    Deixe um comentário