Dia a dia do varejo

Embalagens: como agregar valor na experiencia do seu cliente!

A princípio, pode até parecer uma ideia estranha, mas as embalagens dos seus produtos podem ser um diferencial competitivo. Pois é! Em um mercado no qual a experiência de compra tem sido cada vez mais valorizada, essa estratégia pode gerar belos resultados.

A embalagem é o primeiro contato “físico” que o cliente tem com o seu negócio. Afinal, o consumidor recebe o pacote em sua residência e a embalagem é a primeira coisa que ele vê. Logo, há como fazer desse contato inicial um cartão de apresentação memorável.

E, claro, foi com base nesse raciocínio que este post foi criado. Isto é, se a sua intenção é aprender como usar as embalagens para agregar valor à experiência do cliente, a sugestão é que acompanhe este post até o fim. Sem dúvidas, a sua apresentação vai melhorar bastante após a leitura… Vamos começar?

Por que as embalagens são tão importantes?

Bem, como já foi destacado, a embalagem acaba funcionando como o objeto que estabelece o primeiro contato “físico” do cliente com o seu negócio. É com uma boa embalagem que a marca estabelece uma primeira impressão na mente do consumidor.

Assim como acontece com pessoas que acabamos de conhecer, nossas mentes fazem um julgamento em poucos segundos e definem se gostam da marca ou não. Primeiras impressões contam muito para os seres humanos. E é esse ponto que uma bela embalagem tenta atender.

Atualmente, os consumidores estão muito focados na experiência que uma compra pode acarretar. Muito além da satisfação de consumir ou ter o produto, os consumidores modernos querem sentir o prazer em todas as etapas do processo de compra.

Nesse sentido, as embalagens podem assumir diferentes funções, tornando-se parte do produto, adicionando funcionalidades, explicações, um belo visual, etc. Sim, as percepções dos clientes variam, mas, para aqueles que valorizam esse tipo de abordagem, belas embalagens podem garantir mais vendas.

Enfim, agora que você conhece a importância das embalagens, podemos falar sobre as funcionalidades delas e como você poderá utilizá-las para agregar valor à experiência dos consumidores…

As funções das embalagens…

A partir deste ponto, podemos começar a enxergar as embalagens sob um ponto de vista mais prático. Para começar, é bom entender que as embalagens atendem às seguintes funções:

  • Funções de logística: essas são as funções primárias, ou seja, a função de toda embalagem é proteger o produto e facilitar o transporte;
  • Funções de ordem econômica: embalagens podem alterar o valor final do produto;
  • Funções de ordem mercadológica: informações sobre os produtos, detalhes, especificações, etc. Aqui os dados devem incitar o desejo dos consumidores;
  • Funções de ordem conceitual: nesse aspecto, temos as funções relacionadas ao valor agregado, apresentação da marca e transmissão de valores;
  • Funções socioculturais: aspectos que representam uma região ou um público-alvo específico;
  • Funções ambientais: a ideia de sustentabilidade é explorada dentro desse conjunto de funções. Questões ecológicas são sempre bem vistas.

Atendendo a todas essas funções, suas embalagens estarão perfeitamente alinhadas com pontos que representam a eficiência desses produtos. Com isso em mente, podemos avançar para as dicas que você poderá aplicar a fim de deixar as suas embalagens mais atrativas para os seus clientes.

Como agregar valor com as embalagens…

Ok… agora você já tem boas diretrizes para garantir que as suas embalagens sejam úteis e eficientes. Sendo assim, a partir deste ponto iremos trabalhar aspectos que podem realmente agregar valor à experiência dos clientes… vamos lá?

Identidade Visual…

A embalagem é o seu cartão de apresentação. Por conta disso, toda a sua produção deve estar em consonância com a identidade visual do seu negócio. O consumidor deve olhar para a embalagem e saber que se trata do seu produto. A noção de que ela faz parte de um todo é essencial aqui.

Análise da concorrência…

Como sempre, fazer uma análise da concorrência é muito importante. Com essa análise, é possível definir pontos que podem ser explorados como diferenciais competitivos. Um boa ideia, nesse sentido, é verificar aquilo que está sendo feito pelos líderes do mercado. Isso dará uma boa base para as suas ações.

Abusar da criatividade…

Sem criatividade, as embalagens não terão o impacto necessário para encantar o consumidor. A criatividade irá adicionar funções, trabalhar o design, selecionar materiais, enfim, é a criatividade que fará suas embalagens atenderem a todas as funções elencadas acima.

Embalagens interativas…

Seguindo a ideia de criatividade, as embalagens interativas podem ser muito interessantes. Certas marcas apostam nessa interatividade para “forçar” o consumidor a perceber o valor da embalagem. Com isso, a experiência de compra se torna, inevitavelmente, mais prazerosa.

Amostras, brindes e cupons…

A adição desses elementos às embalagens pode ser muito interessante para um negócio. Se você já recebeu um cupom atrelado a um produto que comprou, sabe a vontade que dá para usar logo o desconto. Faça bom uso desses elementos e o cliente irá se surpreender ao abrir a embalagem.

Explore o potencial das embalagens…

Como pôde perceber, as embalagens dos produtos podem favorecer um negócio, agregando valor à experiência de compra dos clientes.

De modo geral, você deverá promover uma fácil identificação da marca, apresentar informações sobre o produto, facilitar o transporte e o armazenamento, gerar interatividade e incitar emoções. Atendendo a esses pontos, a “missão será cumprida”.

Lembre-se de fazer uma boa análise da concorrência e aplique um boa dose de criatividade nas suas embalagens. Desse forma, esse seu cartão de apresentação se tornará um diferencial competitivo memorável. Agregue valor à experiência do cliente e ele voltará para comprar mais.

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