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6 dicas para quem começou a vender online agora

6 dicas para quem começou a vender online agora

Se você começou a vender online agora, é bem provável que a falta de experiência prática esteja dificultando um pouco as coisas. Bem, para começar, saiba que isso é normal.

Quando começamos algo novo, é comum sermos “engolidos” pelo excesso de informações. Por esse motivo, o ideal é seguir um bom planejamento e tentar manter o foco em ações que realmente condizem com aquilo que você deseja com o seu negócio.

Pensando nisso, este post foi criado com o intuito de apresentar dicas pontuais e muito eficientes para você, que começou a vender online agora. Conforme irá perceber, são dicas aplicáveis que irão lhe ajudar a colocar o seu negócio no rumo correto.

Sendo assim, se você começou a vender online agora e deseja ajustar alguns pontos do seu negócio, com belas estratégias, não deixe de conferir até o fim. Vamos começar?

Otimização nunca é demais…

Essa primeira dica pode parecer um tanto quanto vaga e ela exige cuidado. Quem mal começou a vender online, tende a querer fazer tudo ao mesmo tempo e isso acaba prejudicando o negócio como um todo.

No caso da otimização citada aqui, trata-se da loja virtual. Lembre-se de que a internet atual exige sites 100% funcionais, otimizados para dispositivos móveis e SEO. É em relação a esses pontos que a otimização deve ser “neurótica”.

Proporcionar um boa experiência de compra é essencial nos dias de hoje. Consumidores querem dinamismo nas ações. Logo, sempre que puder “mexer em algo” para alcançar esse fim, faça!

Atenção à gestão…

Quem começou a vender online agora pode acabar passando por um problema que assola muitos empreendedores. Isto é, as dificuldades em gerir o negócio. Por conta da falta de experiência, muita gente acaba desistindo por não “ter cabeça para tocar o negócio”.

Obviamente, problemas sempre existirão, mas você pode agir de forma inteligente em relação a eles. Uma boa ideia é adquirir algum Sistema de Gestão (ERP). Sim, pode ser um investimento considerável, mas vale a pena.

Ter um controle automatizado sobre o negócio, nas mais variadas faces dele, é algo muito valioso. Além disso, tente não assumir compromissos maiores do que você pode controlar. Esse é um erro que muitos cometem. Vá com calma, cresça de forma sustentável.

Logística e Fretes são diferenciais…

Vender online tem suas diferenças em relação às vendas físicas. Contudo, a preocupação com a logística deve estar no topo das suas prioridades. Entregas rápidas e, preferencialmente, por um preço justo e acessível são diferenciais competitivos.

Lembre-se mais uma vez que os clientes desejam dinamismo e agilidade. Então, ter uma logística que proporcione isso é essencial. E não é exagero, há pessoas que abandonam seus carrinhos assim que verificam o preço do frete e o prazo de entrega.

E uma dica bônus nesse sentido é a seguinte: tente agir com clareza, no que diz respeito ao frete. Apresente essa informação o quanto antes. Muitos clientes ficam frustrados ao realizarem todo o procedimento de checkout para depois descobrirem que o frete não compensa. Clareza evita que o cliente fique furioso com a sua loja.

Anuncie com sabedoria…

No mundo digital, não são poucas as opções de plataformas de anúncios. Se você começou a vender online agora, é provável que ainda não conheça ou domine muitas dessas ferramentas. No entanto, é bom saber que elas exigem muito estudo prévio.

As plataformas de anúncios têm um alcance surreal e um enorme potencial de lhe ajudar a fechar muitas vendas. Porém, sem uma boa segmentação e anúncios adequados ao público-alvo, o investimento pode fugir do controle.

Portanto, trate de conhecer muito bem o seu público e as plataformas de anúncios. Desse modo, você poderá garantir que a mensagem está chegando para as pessoas certas.

Preços e Promoções…

No contexto atual do mercado, preços já deixaram de ser o único diferencial competitivo. Ainda assim, ter preços atrativos é sempre bom. Nesse caso, faça o possível para avaliar a concorrência e estabeleça preços equilibrados, que mostrem o valor dos seus produtos e estejam dentro daquilo que o consumidor espera.

Fazer bom uso de promoções também é algo que pode gerar excelentes resultados. Perceba que as promoções não têm o intuito único de fechar mais vendas. Com promoções, você pode fidelizar os clientes, incitar compartilhamentos, construir prova social e muito mais.

Faça o possível para estudar a implementação de bons preços e promoções diferenciadas, mas não deixe de considerar o impacto dessas ações na saúde do negócio. Ponha tudo na “ponta do lápis” e tome boas decisões nesse sentido.

Analise os dados…

Quem mal começou a vender online tende a negligenciar uma boa análise de dados. É comum, tudo é tão novo que “perder tempo” com dados pode parecer inútil, embora não seja.

Analisar os dados é uma tarefa muito importante. Nessa análise, é possível conhecer melhor o público-alvo, saber como as pessoas estão interagindo com o negócio, conhecer taxas de conversão e outros indicadores importantes.

Resumindo, é com a análise que uma boa otimização começa. É com a análise que os anúncios ficam mais eficientes, etc. Uma boa análise é essencial para o sucesso de um negócio digital. Faça testes, analise, otimize.

Começou a vender online agora? Não se esqueça dessas dicas…

Com essas dicas você, que começou a vender online agora, terá uma boa série de diretrizes para colocar o seu negócio no rumo certo. Tudo que foi apresentado exige certo esforço e dedicação, mas vale a pena. Pode apostar. Essas dicas irão lhe ajudar a alcançar grandes resultados.

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