Canais

Compre Online e Retire na Loja: um dos benefícios do Unified Commerce

Operando como se fosse um slogan de muitas lojas virtuais hoje em dia, a frase compre online e retire na loja tem se mostrado como um grande chamariz para os consumidores. Afinal, ninguém gosta de esperar por fretes lentos e caros, não é mesmo?

Obviamente, para o consumidor final, a ideia parece ser muito fácil de ser aplicada. Porém, as empresas devem fazer mudanças bem drásticas em suas culturas e estruturas para poder oferecer essa opção tão atrativa. Felizmente, ideias como o conceito de Unified Commerce surgiram para facilitar isso.

Neste post, você verá como o Unified Commerce pode lhe ajudar a garantir que você possa exibir no seu site a informação compre online e retire na loja. Sim, as informações que encontrará aqui serão muito úteis para o seu negócio. Então, não deixe de conferir até o fim… vamos começar?

O que define o conceito de Unified Commerce?

Para poder garantir que o seu “compre online e retire na loja” aconteça de uma forma perfeita, é necessário entender uma boa série de conceitos. Esses conceitos irão nortear as suas decisões e direcionar os seus investimentos de uma forma mais adequada.

Sendo assim, o primeiro passo é entender que o conceito de Unified Commerce sugere a integração total da empresa por meio de um único sistema de informação. Esse sistema visa dar ao gestor uma noção total da empresa, além da promoção da sinergia entre as equipes.

Em outras palavras, temos um sistema que integra todos os pontos do seu negócio. Isto é, canais de venda, estoque, logística, marketing, financeiro, customer success, etc. Através do sistema unificado, todos partilham informações acerca das jornadas de compra e interagem com os consumidores em diversos pontos do processo.

Desse modo, o nível de personalização das compras alcança outro patamar, já que, independentemente do ponto em que o cliente deu início à jornada de compra, todas as equipes terão uma noção clara das movimentações dele. Daí, quando o cliente interage com a empresa, suas ações e seus desejos já são conhecidos.

E como o Unified Commerce influencia no “compre online e retire na loja”?

Para entender a influência do Unified Commerce no “compre online e retire na loja”, teremos que recorrer a um exemplo. Acompanhe:

Digamos que um cliente já fez algumas pesquisas online e acabou chegando até a sua loja virtual. Ele navega pelas seções, dá uma boa olhada, adiciona os produtos no carrinho e parte para o checkout.

Ao observar as opções do frete, ele seleciona a opção “retirar na loja”. Por fim, o cliente fecha a compra e vai até a loja para retirar o produto.

Agora pense bem: dentro de um contexto que ainda não está operando sob o conceito do Unified Commerce, como a loja poderia saber que a compra foi fechada e que o cliente iria até o local para pegar o produto? Sim, um email de confirmação pode ajudar, mas isso é realmente eficiente?

Em um cenário no qual o Unified Commerce já está operando de forma perfeita, assim que o cliente fecha a compra, a informação passa a ser conhecida pela loja. Aliás, a informação “compre online e retire na loja” já terá levado em consideração o estoque da loja física, verificando a disponibilidade do item.

Percebe como a integração dos setores pode gerar ganhos consideráveis em relação à eficiência e a celeridade dos processos? Logicamente, para alcançar essa excelência, alguns aspectos deverão ser considerados…

Preparando o “compre online e retire na loja”…

Conforme foi destacado, o conceito de Unified Commerce pode favorecer a ideia do “compre online e retire na loja” ao máximo. Para tanto, será necessário implementar um sistema unificado capaz de garantir a total sinergia entre setores e equipes de trabalho.

Atualmente, em um cenário no qual a ideia de Comércio Unificado está ficando cada vez mais forte, as opções, em termos de tecnologias disponíveis, são muitas. Nesse caso, ao avaliar as opções, o ideal é focar naquelas que proporcionam uma visão completa do seu negócio.

Sua intenção pode até ser garantir que os seus clientes possam comprar online e retirar na loja, mas um sistema unificado vai muito além disso. Logo, se for para fazer o investimento, é muito melhor focar em algo que eleve o patamar da sua empresa como um todo, não acha?

“Compre online e retire na loja”: um dos bônus do Unified Commerce…

Como pôde notar, para poder proporcionar aos seus clientes o benefício de fazer as compras de forma online, para retirar na loja depois, você deverá preparar o seu negócio em diversas frentes.

Nesse sentido, a ideia de Unified Commerce vem a calhar, já que ela promove uma total integração dos sistemas e setores que compõem o seu negócio, tornando processos, como o “compre online e retire na loja”, mas viáveis e muito mais eficientes.

O comércio unificado é baseado em três pilares: tecnologia, foco no cliente e preparação da equipe. Por conta disso, ao preparar a sua empresa para se adequar ao modelo, muito planejamento e investimentos deverão ser feitos. Quanto melhor for a qualidade do seu negócio, em relação a esses três aspectos, melhores serão os seus processos unificados.

De qualquer forma, seja para garantir o “compre online e retire na loja” ou melhorar as operações do seu negócio como um todo, o ideal de Unified Commerce poderá ser aplicado. Faça as devidas análises, considere os investimentos e prepare-se, pois o comércio está entrando em uma nova era.

Posts Relacionados

Sem comentários

    Deixe um comentário