A colaboração entre varejistas, marcas e agências é crucial para o sucesso das estratégias de Retail Media. O objetivo é ir além de um mero compartilhamento de informações entre equipes, mas sim trabalhar para uma execução coesa em todo o funil de ativação do shopper.
Em campanhas de mídias tradicionais feitas no varejo, é comum que os anunciantes recebam informações sobre sell-out meses depois que as ações foram realizadas. Isso não permite reajustar as ofertas para conseguir atingir os resultados previamente estabelecidos. Ou pior, às vezes, as indústrias nem sequer sabem qual foi o retorno do investimento realizado.
Está justamente aí o grande valor do Retail Media, que ao receber os dados compartilhados do varejo, permite que os anunciantes ajustem as campanhas em tempo real, compreendendo quais ofertas estão fazendo mais sentido. Porém, isso só acontece se houver a colaboração entre indústrias e varejistas.
É justamente sobre isso que vamos falar nesse artigo! Siga com a gente e compreenda qual é a importância da colaboração de dados no Retail Media!
Mudanças na dinâmica e colaboração entre varejistas, marcas e agências
Para obter melhores resultados, anunciantes, varejistas e agências devem garantir que os esforços de marketing por canal e planejamento de mídia estejam alinhados e trabalhando juntos para evitar duplicação ou compromissos feitos fora de sincronia.
Isso pode ser alcançado por meio de reuniões de planejamento conjunto, avaliando os mais diversos canais de marketing e vendas em cada um dos players envolvidos nas campanhas de Retail Media.
O ideal é que os objetivos de Retail Media sejam estabelecidos em conjunto para direcionar melhor os níveis de investimento e ter um uso mais eficiente dos gastos com marketing.
Durante o nosso webinar sobre Retail Media com Unilever e Panvel, Marcos Alves, E-commerce & Digital Strategic Lead da Unilever ressaltou que a integração entre as áreas da indústria envolvidas no Retail Media e entre os departamentos da própria indústria e do varejo é fundamental para a execução de mídia digital.
“Quando indústria e varejo estão com as mesmas metas, olhando para o mesmo caminho, conseguimos colocar Retail Media para rodar no melhor modelo possível. Esse canal permite mensurar e avaliar as campanhas de maneira mais frequente ou quase instantânea, sendo que antes recebíamos os dados muito tempo depois e não era possível fazer nada para atingir os resultados. Hoje eu consigo trabalhar de maneira mais dinâmica para acertar as estratégias, tendo o varejo olhando para o mesmo caminho que nós, da indústria”, ressalta.
Essa ação permite entender melhor todas as atividades potenciais que podem estar ocorrendo em determinado momento e garantir que todos os esforços se complementam.
Como Retail Media permite mensurar os resultados em tempo real, o desempenho das metas passam a ser facilmente acompanhados e a performance pode ser medida em todas as etapas do funil de vendas.
Para Tiago Souto, Gerente Executivo de E-commerce e Digital da Panvel, o Retail Media é uma das alavancas para fazer o varejo vender mais e vender melhor. “Além das novas linhas de receita que surgem, estamos preocupados em prosperar o negócio do parceiro (anunciante) para fazer com que ambos os negócios cresçam exponencialmente. O investimento que a indústria fez no nosso varejo precisa ter retorno com informações estratégicas que vão fazer o parceiro aprender com elas e querer investir mais”, reforça.
Além disso, o sucesso do Retail Media depende da compreensão do caminho do comprador para otimizar campanhas e capturar o consumidor no momento certo. Portanto, ao aproveitar os dados proprietários do varejo para entender melhor o comportamento do consumidor e como ele se relaciona com as suas compras, anunciantes e varejistas aumentam suas chances de conversão e fidelizam o cliente.
A importância de um JBP bem alinhado entre indústria e varejo
Quando falamos da colaboração entre indústria e varejo, estamos obviamente falando de JBP (Joint Business Plan), que tem um papel fundamental nesse processo.
Um plano de negócios conjunto (JBP) é o processo colaborativo de planejamento entre um varejista e fornecedor/indústria, no qual ambas as empresas concordam com objetivos de curto e longo prazo, metas financeiras, crescimento e iniciativas de negócios compartilhadas para lucratividade.
O objetivo do JBP é estabelecer relações próximas da indústria com seus maiores parceiros do varejo para fortalecer o relacionamento entre a marca e varejista e demonstrar um compromisso mútuo com o crescimento e o valor.
Para que os JBPs sejam significativos, eles devem ser co-criados entre indústria e varejo com base em objetivos e prioridades de ambos os lados. Este é um momento para alinhar o compromisso geral do orçamento com especificidade em relação ao investimento, alocação e taxas, destacar desbloqueios e valor agregado, parceria na educação contínua no espaço e oportunidades inovadoras.
As marcas devem também trabalhar em colaboração com suas agências antes de iniciar conversas diretas sobre compromissos orçamentários, para que detalhes relacionados à mídia possam ser negociados ao mesmo tempo para obter a maior alavancagem possível.
Isso é cada vez mais importante à medida que mais ofertas externas precisam ser negociadas e se tornam parte da compra digital de uma marca. As parcerias ao nível da agência também oferecem a oportunidade do Retail Media ser mais inclusivo e acessível para marcas com orçamentos menores e marcas não-endêmicas.
Conclusão
Em um cenário de varejo altamente competitivo e em constante transformação, a colaboração de dados desempenha um papel fundamental no sucesso das campanhas de Retail Media. A capacidade de segmentar o público com precisão, medir resultados, otimizar orçamentos e personalizar a experiência do cliente são apenas algumas das vantagens que a colaboração de dados oferece.
À medida que as tecnologias de coleta e análise de dados continuam a evoluir, podemos esperar que a colaboração de dados se torne ainda mais essencial para o varejo moderno. Aqueles que aproveitarem ao máximo essa colaboração terão uma vantagem competitiva significativa no mercado. Portanto, varejistas, marcas e agências devem investir na colaboração de dados e explorar maneiras de aproveitar ao máximo essa poderosa ferramenta de marketing.
Além desses pontos abordados nesse conteúdo, é interessante avaliar como indústrias e varejos estão trabalhando efetivamente essa colaboração de dados no Retail Media. Por isso, conheça “5 campanhas de Retail Media que impulsionaram as vendas.”