Canais

Benefícios do Comércio Unificado: os pontos altos para o futuro do varejo!

Que o Comércio Unificado está caminhando para se tornar uma regra no futuro do varejo, o mundo do comércio já sabe. Porém, por se tratar de uma novidade, ainda é um pouco difícil pontuar como os benefícios do comércio unificado irão moldar “esse futuro”.

Ainda assim, as expectativas estão voltadas para uma verdadeira mudança na forma como as empresas interagem com seus clientes e também na forma como os empresários gerenciam seus recursos e lideram as equipes de trabalho.

Diante disso, este post irá lhe apresentar os benefícios do comércio unificado, com vistas a explicar por que o futuro do varejo tende a ser muito interessante para os comerciantes. Obviamente, o foco aqui vai ser dado nos benefícios mais palpáveis. Então, não deixe de conferir… vamos começar?

Melhoras na experiência do usuário…

Todo o conceito de comércio unificado foi pautado na nova mentalidade dos consumidores atuais. Esses consumidores desejam não apenas serviços e produtos de qualidade. Eles querem que as suas compras sejam experiências prazeirosas e marcadas por processos ágeis e um bom atendimento.

E sim, os consumidores atuais estão realmente valorizando esses aspectos subjetivos. Para confrontar isso, as empresas passaram moldar seus modelos de negócio com vistas a proporcionar a experiência desejada por seus clientes.

Nesse sentido, um dos benefícios do comércio unificado é realmente proporcionar aos clientes essa experiência memorável. E isso acontece, pois a integração de todos os setores da empresa (uma das premissas do conceito) garante a interação com o consumidor em diversos pontos.

Além disso, como a empresa se comunica em diversos canais, os consumidores podem colher os frutos de um bom atendimento, além da praticidade de poder fechar suas compras da forma que preferirem.

Melhoras nos processos de logística…

Uma vez implantado o sistema unificado, todos os setores da empresa passarão a se comunicar de uma forma mais eficiente. Essa melhora na comunicação pode gerar resultados incríveis, em termos de eficiência, nos mais diversos processos.

No caso dos processos de logística, os ganhos são enormes. O Picking e o Packing, que são etapas um pouco mais complicadas para as empresas, podem ser favorecidos pelo envio rápido das informações, por meio do sistema unificado.

Como todos os setores têm uma visão do ciclo de compra, é possível agir de uma maneira proativa, adiantando certas etapas, com o intuito de agilizar a entrega. E mais, como uma consequência dos processos mais ágeis e eficientes, os custos tendem a ser reduzidos.

Melhoras nos processos de gestão…

Muito provavelmente, dentre todos os benefícios do comércio unificado, esse é o mais palpável. Afinal, não é nada difícil imaginar que, ao adotar uma visão integrada, na qual todos os processos são vistos por um único sistema, a gestão pode ser melhorada de forma substancial.

No controle do sistema unificado, o gestor poderá ter uma noção total das operações do seu negócio, avaliar processos, identificar gargalos e propor soluções pontuais.

Essa “visão geral” ajuda a melhorar a alocação de recursos, o posicionamento das equipes, a tomada de decisões, etc. Sem dúvidas, do ponto de vista do empresário, ter um “painel de controle” é um benefício e tanto.

Melhoras no trabalho em equipe…

Após a adequação das equipes de trabalho ao novo formato, o que deverá ser alcançado com base em muito treinamento, as melhoras no trabalho em equipe serão substanciais.

Como todos os processos serão conhecidos por todos, a sincronização das tarefas poderá gerar resultados incríveis, diminuir custos e evitar a perda de tempo.

Ademais, setores que tradicionalmente já trabalham juntos, como o setor de marketing e o de vendas ou o de estoque e o de logística, tendem a ter suas relações muito favorecidas. E isso, claro, como consequência da adoção de um sistema que permite aumentar a sinergia entre cada elemento do processo.

Melhoras nos níveis de personalização…

Assim como o comércio unificado garante a total integração entre os setores de uma empresa, ele também integra sistemas. Isto é, dentro do sistema unificado, teremos ferramentas de gestão de estoque, de clientes, de relacionamento, ERP, etc.

Focando no sistema de gestão de clientes, que irá compartilhar todos os seus dados com o sistema unificado, podemos dizer que os níveis de personalização serão favorecidos ao máximo.

Dessa maneira, a experiência do cliente, em cada ponto da sua jornada de compra, será altamente favorecida. Tudo será personalizado e relacionado com as características do consumidor.

Dentre os benefícios do comércio unificado, esse pode ser o mais importante. Exatamente por conta do fato de que o conceito de Unified Commerce tem o cliente como o centro das atenções.

Benefícios do Comércio Unificado: é bom aproveitar o futuro…

Bem, como pôde notar, o comércio unificado chegou para ficar e, sem dúvidas, irá alterar muitos paradigmas do varejo. Focando em proporcionar uma experiência de compra memorável para os consumidores, esse modelo pode gerar muitos benefícios para o seu negócio.

Logicamente, para colher todos os benefícios do comércio unificado, será necessário fazer investimentos consideráveis em tecnologia. Quanto melhor for o sistema unificado e quando melhor for a equipe, maiores serão as chances de colher os benefícios. Logo, certos investimentos deverão ser a sua prioridade.

Em suma, os benefícios do comércio unificado indicam que, cada vez mais, o mundo do varejo vai caminhar para um futuro no qual os desejos dos clientes se tornarão a lei máxima e os recursos tecnológicos ajudarão a tornar tudo muito mais acessível. E, claro, preparar-se para esse futuro é essencial.

Posts Relacionados

Sem comentários

    Deixe um comentário