Ferramentas para Varejo

Aplicação do QR Code: como as lojas têm usado esse código

Não é de hoje que a aplicação do QR Code tem se tornado massiva no mundo do comércio. Devido à facilidade de manuseio do código, muitas empresas têm se aproveitado da tecnologia para atender aos mais diversos fins. E, sem dúvidas, tudo é feito de uma forma muito eficiente.

Seja para estratégias de marketing, para agilizar pagamentos, fazer validações, etc., o fato é que a aplicação do QR Code é uma “moda que chegou para ficar. E, claro, o seu negócio pode ser aproveitar dessa inovação para colher muitos benefícios, assim como muitas lojas estão fazendo.

Para lhe ajudar nesse sentido, este post tratará de apresentar exemplos da aplicação do QR Code nas lojas. Como irá notar, tudo depende da criatividade e das estratégias. Então, se você quer obter muita inspiração com planos que têm gerado resultados, não deixe de conferir até o fim… vamos começar?

Como funciona o QR Code?

Antes de avançarmos até os belos exemplos de aplicação do QR Code que foram separados neste post, temos que entender melhor o funcionamento desse código tão especial.

Nesse caso, é bom saber que os Códigos QR são uma nova espécie de código de barras, que apresentam uma construção bidimensional. O crescimento desta tecnologia está intimamente ligado ao aumento da popularidade dos smartphones. Afinal, basta ter um celular equipado com uma câmera para poder ler o QR Code.

“Dentro” do QR Code, é possível inserir uma infinidade de informações. Por exemplo, instituições bancárias têm usado esses códigos como tokens de validação, carteiras digitais os usam como identificadores, aplicativos, como mecanismos de sincronização… enfim, as possibilidade são muitas.

Além dessa versatilidade, o fato de o código poder ser lido por qualquer celular com câmera, democratiza o acesso às informações contidas dentro dele. Aliás, já se tornou um movimento cultural, ver um código QR e escaneá-lo com a câmera.

Basta andar por aí para perceber que os códigos estão em todos os lugares. Até mesmo na TV. Obviamente, a aplicação do QR Code no comércio também é massiva e é para falar sobre esse segmento que este post foi criado. Vamos ver o que as lojas estão fazendo atualmente?

Exemplos da aplicação do QR Code nas lojas…

Agora que você já sabe perfeitamente como funciona o QR Code, podemos falar sobre exemplos de sua aplicação. Como o foco deste post é o comércio, vamos nos prender a situações cabíveis em lojas físicas e virtuais. Acompanhe…

QR Code como meio de pagamento…

Aproximar a câmera do celular de um QR Code e realizar um pagamento é uma opção extremamente ágil e segura. Com a ascensão das carteiras digitais, a tendência é que essa prática se torne cada vez mais comum.

Nesse sentido, alguns bancos digitais já apresentam opções para depósitos e transferências por essa via. Certamente, não vai demorar muito até que esse tipo de pagamento se torne um dos principais, tanto no mundo online quanto no offline.

QR Code nas embalagens dos produtos…

Nesse exemplo de aplicação do QR Code, ou seja, quando temos os códigos nas embalagens dos produtos, muitas pessoas podem ser beneficiadas, e não são apenas os clientes.

Dados como: cuidados necessários para o manuseio da embalagem, remessa, validade… enfim, essas informações podem agilizar processos de logística de uma forma incrível.

Além do mais, nada impede que as embalagens funcionem como veículos para suas estratégias de marketing. Incluir um QR Code com um código para desconto é um ótima ideia e, seguindo esse raciocínio, muitas possibilidades podem ser exploradas.

Usar os códigos nas embalagens para dar informações para o cliente também é ótimo. Como exemplo, temos o caso da Nestlé, que está promovendo a inserção de QR Codes em toda a sua linha de produtos. Ao escanear o código, os clientes têm acesso às informações nutricionais do produto, características, histórico de fabricação e muito mais.

QR Code nas lojas…

Em um mundo no qual o conceito de omnichannel está ficando cada vez mais forte, a aplicação do QR Code pode funcionar como uma espécie “de porta” para permitir o trânsito das pessoas entre os mundos online e offline.

Por exemplo, imagine um QR Code sendo exibido em uma parede de uma loja física. Na descrição, está escrito: “não encontrou seu pedido no estoque, compre de forma online”. Nesse caso, você estará garantindo uma venda que havia sido frustrada pela falta de produtos no estoque.

Ao aplicar esse tipo de estratégia, seu negócio estará entrando na era do omnichannel e fazendo uso dos QR Codes de uma forma tão eficiente quanto criativa.

Aplicação do QR Code: é um exercício de criatividade…

Usando como base um profundo estudo acerca das particularidades do seu público-alvo e definindo boas estratégias, a aplicação do QR Code pode se tornar uma verdadeira arma para impulsionar os resultados do seu negócio.

Como pôde notar, não faltam exemplos que justificam a utilização dessa tecnologia. Na verdade, até mesmo as grandes empresas têm aplicado esses códigos em seus produtos, a fim de garantir uma experiência de compra muito mais atrativa para os clientes.

Portanto, a aplicação do QR Code é, na realidade, um grande exercício de criatividade. Devido à versatilidade da tecnologia, as possibilidades são muitas. Logo, cabe a você: entender os seus clientes e fazer uso dos códigos de modo que, no fim, as experiências de compra se tornem ainda mais prazerosas. Aplique os códigos quando for cabível e, sem dúvidas, eles vão gerar ótimos resultados.

Posts Relacionados

Sem comentários

    Deixe um comentário