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Abandono de Carrinho: conheça as principais causas e soluções!

O abandono de carrinho é um dos maiores inimigos de um ecommerce. Além da não consumação da venda, esse abandono levanta uma série de questionamentos acerca dos motivos que levaram o cliente a não fechar a compra.

E o pior é que os motivos podem ser muitos. Pois é! Boa parte das estratégias voltadas a diminuir a taxa de abandono de carrinho começam com um profundo estudo dos motivos que geraram tal abandono.

Pesando nisso, este post irá apresentar um lista com os principais motivos para o não fechamento das compras. E, claro, as estratégias que podem ser utilizadas para evitar isso.

Portanto, se você tem estado preocupado com a alta taxa de abandono de carrinho no seu ecommerce, é bom não deixar de acompanhar as valiosas dicas deste post… vamos começar?

O que é abandono de carrinho?

Abandono de carrinho é o nome dado à situação na qual o cliente vai até uma loja virtual, seleciona algum produto (colocando-o no “carrinho de compras”), mas não conclui a compra.

Essa é uma situação que costuma acontecer frequentemente no mundo do ecommerce. Na verdade, para lhe dar uma boa dimensão desse problema, confira os dados do estudo elaborado pela empresa BI Intelligence:

  • Aproximadamente Quatro Trilhões de Dólares deixam de ser faturados todos os anos, ou seja, esse é o valor anual (em média) dos carrinhos abandonados;
  • A taxa de abandono de carrinho média, para qualquer segmento, supera a casa dos 70%.

Sim, em um primeiro momento, esses números assustam. Contudo, é bom relatar que uma boa parte desses valores são recuperados depois, com campanhas de remarketing, emails de abandono de carrinho, etc.

Ademais, muitos dos clientes que abandonam o carrinho voltam, por conta própria, para fechar a compra depois. E o que isso tudo indica?

Bem, esses dados são impactantes, mas também indicam que há muitas oportunidades após um bom entendimento dos motivos do abandono de carrinho e da implementação de técnicas específicas.

As principais causas e possíveis soluções para o abandono de carrinho…

Agora que você já tem uma boa noção de como funciona o abandono de carrinho e como ele impacta nos negócios, podemos avançar para suas causas e possíveis soluções… acompanhe…

Surpresas do Frete…

Esse pode ser um dos principais motivos que levam ao abandono de carrinho. Geralmente, a pessoa está empolgada com a compra, insere seu dados, tudo certo. No entanto, ao incluir o CEP no campo designado, para conferir o valor do Frete, ela toma um susto!

Se o frete está muito acima do valor esperado ou com um prazo de entrega extremamente longo, uma compra pode ser frustrada facilmente. Para contornar esse problema e evitar o abandono de carrinho, você pode:

  • Tentar firmar parcerias com transportadoras para baratear o frete e otimizar a entrega;
  • Criar promoções do tipo “Frete Grátis para compras acima de R$ 100,00”;
  • Tentar oferecer o frete a um preço fixo e apresentar esse valor em sua loja;
  • Tentar oferecer frete gratuito (o que pode ser complicado).

Com essas ações, a sua taxa de abandono de carrinho, por conta do frete, poderá reduzir consideravelmente.

Condições e Formas de Pagamento…

Atualmente, temos uma infinidade de formas de pagamento para compras online: boletos, cartões de crédito, carteiras digitais, etc. E sim, para o vendedor, essas muitas opções significam diversas taxas diferentes… taxas que, muitas vezes, não compensam.

Sem se importar com isso, o consumidor vai até a loja e verifica que a forma de pagamento preferida dele não está entre as opções… mais um abandono de carrinho.

Nesse caso, o ideal é tentar oferecer grande versatilidade nas formas de pagamento. Porém, se alguma das opções selecionadas não forem viáveis para o seu negócio, do ponto de vista financeiro, não vale a pena insistir com ela.

Uma boa ideia é analisar a quantidade de vendas concretizadas e verificar os métodos de pagamento mais utilizados. Desse modo, você poderá agradar à maioria e descartar as opções menos interessantes.

Indecisão ou Distração do Consumidor…

Esse motivo para abandono de carrinho pode parecer bobo, mas acontece com muita frequência. E não é difícil de acreditar nisso. Com uma internet tão cheia de coisas, tão dinâmica… é fácil abrir uma aba no navegador e esquecer da outra.

No caso da indecisão, temos um cliente que ainda não finalizou todas as fases do funil de vendas. Muito provavelmente, ele retornará para comprar quando tiver tomado sua decisão.

Para ambos os casos, ou melhor, para todos os casos, uma solução inteligente e simples de ser implementada é o remarketing. Essa é uma alternativa do Google para direcionar anúncios para pessoas específicas, que realizaram certas ações na sua loja.

Por exemplo: ao entrar em uma loja, incluir produtos no carrinho e abandoná-los, o cliente terá cumprido um requisito para o remarketing. Daí, os anúncios do Google começarão a surgir diante do cliente, em outros endereços da web. Nesses anúncios, o produto que ele deixou no carrinho será exibido. Quer lembrete melhor?

Ademais, a opção dos emails de abandono de carrinho sempre será interessante. Aqui, será necessário ter o email do consumidor, é claro. Com esse email, basta criar uma automação que irá se ativar sempre que um carrinho for abandonado.

Abandono de Carrinho: agora você pode superá-lo!

O abandono de carrinho acontece com uma frequência assustadora na internet. Felizmente, alguns motivos são fáceis de ser identificados. Melhor ainda, as soluções podem ser implementadas rapidamente. De todo modo, é sempre bom avaliar as causas do abandono para poder resolver o problema o quanto antes.

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